Tópicos Especiais em Natação Para Gestantes e Bebês

Tópicos Especiais em Natação Para Gestantes e Bebês

Até 09 de Novembro de 2024.

Este curso é destinado aos Estudantes e Profissionais de Educação Física.

A gravidez é um momento em que acontecem transformações na vida da mulher, seja física ou emocionalmente. Durante esse período, a prática de exercícios é recomendada, sendo a natação e hidroginástica excelentes opções para todas as fases da gestação.

Os benefícios dessa atividade desportiva durante a gravidez são diversos, desde o alívio do estresse, a melhora da circulação sanguínea, o fortalecimento muscular até a redução do desconforto das articulações. No entanto, é importante considerar que cada fase da gestação requer cuidados específicos, e os exercícios na piscina devem ser adaptados de acordo com as necessidades do corpo em transformação.

Além dos benefícios para as mães, a natação proporciona aos bebês benfeitorias físicas, orgânicas, sociais, terapêuticas e recreativas. Ainda temos a melhoria acerca da adaptação ao meio aquático, aprimoramento da coordenação motora, noções de espaço e tempo, prepara o psicológico e neurológico para o auto-salvamento, aumento da resistência cardiorrespiratória e muscular.

Diante dos benefícios múltiplos das modalidades natação (para gestantes e bebês) e hidroginástica para gestantes, é imprescindível saber prescrever corretamente para ambas as populações aqui mencionadas. Sendo requeridas capacitações assertivas, direcionadas, seguras e eficazes para manter-se a saúde e qualidade de vida desses públicos especiais, sendo em longo prazo.

Quer saber mais detalhes? Confira abaixo!

09 e 10 de Novembro de 2024.

Diurno - das 08h às 12h | 13h às 18h

Sábado e Domingo

Profa. Claudia Maria Mattos Melem

Membro da ABPNI – Academia Brasileira de Profissionais de Natação Infantil

• Membro da ABPNI – Academia Brasileira de Profissionais de Natação Infantil;
    • Credenciais pela AEA-USA; Curso Técnico de Natação pela USP.

GESTANTES:

• Trimestres gestacionais;
  • Modificações estruturais e emocionais;
  • Efeitos da atividade física no feto;
  • Recomendações do Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia;
  • Gestantes e suas especificidades;
  • Objetivos da atividade física na gestação;
  • Exercícios Básicos;
  • Formas sugeridas de trabalho e avaliações;
  • Sinais que indicam a interrupção do trabalho;

BEBÊS:

• Efeitos gerais e específicos da atividade aquática no bebê;
  • Desenvolvimento mês a mês;
  • Desenvolvimento motor e mental;
  • Cuidados importantes;
  • Habilidades aquáticas importantes a serem conhecidas e trabalhadas;
  • Contra indicações;
  • Auto-salvamento;
  • Planejamento e estrutura sugerida de aulas;
  • Curso com conteúdos expositivos dialogados, interpretação de resultados dos estudos publicados em periódicos científicos relativos aos estudos de fisiologia do exercício e sistemas energéticos.
  • Apresentar o processo gestacional e todas as modificações estruturais e emocionais apresentadas nesse período;
  • Explanar sobre os trimestres gestacionais e recomendações imprescindíveis nas prescrições de treinos de natação para gestantes e bebês;
  • Elucidar diferentes formas de trabalho e avaliações para gestantes e bebês;
  • Apresentar as fases e desenvolvimento do bebê e a importância do trabalho aquático assertivo;
  • Categorizar os efeitos gerais e específicos da natação no processo de desenvolvimento global do bebê;
  • Mostrar os efeitos sobre a influência da metodologia, didática e comportamento do treinador nas respostas agudas e crônicas da natação para gestantes e bebês.