Imersão em Distúrbio Alimentar Pediátrico (DAP)

Multiprofissional

Imersão em Distúrbio Alimentar Pediátrico (DAP)

Até o dia 19 de Outubro de 2024

Esse curso é direcionado a profissionais das áreas de Nutrição, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fonoaudiologia e Pediatria, com especial ênfase em distúrbios alimentares pediátricos e transtornos alimentares.

As dificuldades alimentares (DA) na infância são problemas cada vez mais prevalentes e que podem trazer prejuízos físicos, emocionais, familiares, no crescimento e desenvolvimento. Sendo um grande desafio tanto para os cuidadores envolvidos no processo de alimentação, quanto para os profissionais de saúde que lidam com essas queixas. Estima-se que entre 25% e 40% das crianças saudáveis apresentam DA, e aproximadamente 80% das crianças com alguma alteração de desenvolvimento neuropsicomotor. (SBP, 2022) .

Ultimamente, as dificuldades alimentares ganharam uma nova classificação: distúrbio alimentar pediátrico (DAP). Isso significa que, se uma criança tem problemas para comer que não são adequados para a sua idade, agora se encaixa nessa categoria. Esse termo foi criado para padronizar essas dificuldades no mundo todo, seguindo as diretrizes da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF).

O DAP está ligado a uma série de fatores, como condições médicas, problemas nutricionais, dificuldades motoras orais, questões sensoriais e até disfunções psicossociais. Por causa dessas múltiplas causas, é essencial que os profissionais de saúde consigam identificar cada uma delas para elaborar um plano de tratamento personalizado para cada criança. Por isso, a formação contínua e o trabalho em equipe de diferentes áreas são fundamentais para garantir um cuidado e acompanhamento eficaz tanto para os pacientes com DAP quanto para suas famílias.

19 e 20 de Outubro de 2024

Diurno

Sábado e Domingo (08h às 18h)

Esp. Ana Carina Lima Queiroz de Oliveira

Pós graduada em Nutrição em Pediatria e em Nutrição com foco em autismo, TDAH e síndrome de down.

• Graduação em Nutrição e em Terapia Ocupacional;
    • Pós graduada em Nutrição em Pediatria e em Nutrição com foco em autismo, TDAH e síndrome de down;
    • Pós graduanda em Terapia Alimentar;
    • Tutora da Estratégia da Amamenta e Alimenta Brasil do Ministério da Saúde;
    • Experiência prática profissional há mais de dez anos com crianças e adolescentes com distúrbios alimentares;
    • Certificada em disciplina positiva na alimentação;
    • Diversas capacitações e aperfeiçoamento na área de alterações sensoriais na alimentação, introdução alimentar e seletividade alimentar.
  • Dificuldade alimentar infantil: da prevenção da seletividade alimentar ao distúrbio alimentar;
  • Distúrbio alimentar pediátrico (DAP) e transtorno alimentar restritivo evitativo (TARE);
  • Transtornos alimentares na infância e adolescência;
  • Principais causas: Distúrbios no processamento sensorial, dificuldades motoras orais,  psicossociais e desordens gastrointestinais;
  • Sinais de alerta para o reconhecimento das desordens sensoriais;
  • Identificação do perfil sensorial e das desordens de processamento sensorial;
  • Impacto da desnutrição no desenvolvimento e na cognição da criança;
  • Estilo parental e prática alimentar parental;
  • Conceito de Divisão de responsabilidades de pais e filhos na alimentação;
  • Disciplina positiva na alimentação;
  • Instrumentos específicos e formulários de avaliação;
  • Recursos terapêuticos e técnica de food chaining;
  • Como encaminhar para outros profissionais;
  • Discussão de casos clínicos.
  • Além de fundamentação teórica respaldada por evidências científicas atualizadas, o curso proporcionará uma abordagem interdisciplinar e precisa, incluindo análise de casos clínicos reais.
  • Serão disponibilizados materiais discutidos em aula, assim como ferramentas específicas e métodos de avaliação mencionados durante o curso.
  • Ao término do programa, os participantes estarão capacitados a compreender a complexidade dos distúrbios alimentares pediátricos, identificar suas causas multifatoriais e formular planos terapêuticos individualizados de maneira eficaz.
  • Preparar os profissionais para que se tornem aptos e seguros para atuar com olhar interdisciplinar nos casos de distúrbios alimentar pediátrico.