Esse curso é direcionado a profissionais das áreas de Nutrição, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fonoaudiologia e Pediatria, com especial ênfase em distúrbios alimentares pediátricos e transtornos alimentares.
As dificuldades alimentares (DA) na infância são problemas cada vez mais prevalentes e que podem trazer prejuízos físicos, emocionais, familiares, no crescimento e desenvolvimento. Sendo um grande desafio tanto para os cuidadores envolvidos no processo de alimentação, quanto para os profissionais de saúde que lidam com essas queixas. Estima-se que entre 25% e 40% das crianças saudáveis apresentam DA, e aproximadamente 80% das crianças com alguma alteração de desenvolvimento neuropsicomotor. (SBP, 2022) .
Ultimamente, as dificuldades alimentares ganharam uma nova classificação: distúrbio alimentar pediátrico (DAP). Isso significa que, se uma criança tem problemas para comer que não são adequados para a sua idade, agora se encaixa nessa categoria. Esse termo foi criado para padronizar essas dificuldades no mundo todo, seguindo as diretrizes da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF).
O DAP está ligado a uma série de fatores, como condições médicas, problemas nutricionais, dificuldades motoras orais, questões sensoriais e até disfunções psicossociais. Por causa dessas múltiplas causas, é essencial que os profissionais de saúde consigam identificar cada uma delas para elaborar um plano de tratamento personalizado para cada criança. Por isso, a formação contínua e o trabalho em equipe de diferentes áreas são fundamentais para garantir um cuidado e acompanhamento eficaz tanto para os pacientes com DAP quanto para suas famílias.
CARGA HORÁRIA
DURAÇÃO
Início previsto
VAGAS
TURNO
AULAS
Pós graduada em Nutrição em Pediatria e em Nutrição com foco em autismo, TDAH e síndrome de down.
Mini-currículode R$ 82,50 (cartão)