Com a urgência do isolamento social devido à pandemia mundial de Covid-19, foi necessário que boa parte das profissões se adaptassem para continuar o seu trabalho em segurança. Por conta disso, houve o crescimento das consultas médicas a distância. No entanto, algo que preocupa muitos profissionais da saúde é como manter a qualidade do atendimento durante uma teleconsulta. No Brasil, a ideia de telemedicina ainda é algo muito novo e poucas instituições de saúde ofereciam essa opção de atendimento até o início da pandemia. Por isso, saiba que é natural se sentir inseguro diante dessas novidades, mas que é possível se adaptar com facilidade. Por essa razão, pensando em ajudar você a se preparar para oferecer um bom atendimento, montamos este post com cinco boas práticas para se ter em uma teleconsulta e conquistar a satisfação do paciente. Confira!
Ainda que a consulta não seja presencial, é importante montar um ambiente adequado. Para isso, reserve um espaço em sua casa com um fundo agradável, mantendo o profissionalismo. É importante também usar as mesmas roupas que vestiria caso o atendimento não fosse online. Além disso, como a consulta será feito pela internet, é fundamental garantir que a conexão esteja estável e com um bom sinal. Uma dica é montar o seu local de atendimento próximo ao modem ou roteador. Certifique-se de que o lugar escolhido não sofre muita interferência externa. Sons vindos de fora ou de dentro da casa, por menores que sejam, podem interferir negativamente na consulta e prejudicar a comunicação com o paciente. É importante também escolher um local longe do trânsito das pessoas de sua casa. Você ainda vai precisar de um computador, um microfone e uma webcam que estejam funcionando adequadamente. Caso use um notebook, esses acessórios já estão embutidos no aparelho — basta apenas garantir que oferecem uma imagem e um áudio nítidos e sem ruídos.
Ter o prontuário do paciente em fácil acesso é outra providência que você precisa tomar antes de iniciar a consulta. Para isso, vale a pena deixar uma aba aberta ao lado com os dados que precisará para o atendimento. Uma dica é já separar, antes do seu primeiro horário de trabalho da semana, todos os prontuários eletrônicos que serão necessários ao longo dos próximos dias. Assim, é possível poupar tempo na preparação e garantir que tem todas as informações precisas. É interessante ler o prontuário com uma determinada antecedência para que seja possível fazer pesquisas, caso necessário, e para que você esteja mais inteirado sobre as questões de saúde do paciente. Essa prática também ajuda a não errar o nome da pessoa, se for diferente, e evitar constrangimentos ao longo da teleconsulta — lembre-se de que chamar o indivíduo pelo nome ajuda a causar mais proximidade e oferecer um atendimento personalizado.
O atendimento humanizado também é indispensável em uma consulta online. Isso é ainda mais importante no contexto atual, pois, como os pacientes estão sendo atendidos virtualmente, podem se sentir distantes dos médicos. Por isso, é fundamental demonstrar proximidade de seus pacientes, ouvi-los atentamente e se mostrar interessado em ajudá-lo com o que estiver ao seu alcance. A humanização no atendimento é uma grande vantagem para os tratamentos, porque faz com que os indivíduos não tenham tanto receio de contar o necessário para ajudar o profissional a definir o diagnóstico e as prescrições mais adequadas.
Como visto, a comunicação não deixa de ser importante mesmo durante uma teleconsulta. Na verdade, ela é ainda mais urgente, tendo em vista que não há a possibilidade de estar frente a frente com o paciente e analisá-lo com precisão. Essa é uma das razões pelas quais é importante fazer questionamentos relevantes (local onde mora, profissão, hábitos da família, histórico, passatempos, entre outros) ao paciente, para entender o quadro de uma melhor maneira. É necessário ressaltar que nem todas as pessoas vão falar tudo o que estão sentindo se você não perguntar antes. Por isso, não hesite em levantar questões-chave que vão contribuir para um diagnóstico correto. Da mesma forma, é necessário demonstrar interesse e ouvir atentamente o que o paciente está dizendo. Balançar a cabeça afirmativamente, por exemplo, incentiva a pessoa a continuar falando e faz com que ela se sinta melhor atendida. Além disso, caso a consulta seja síncrona, movimentar-se levemente ajuda a saber que a chamada de vídeo não travou, transmitindo mais confiança ao indivíduo.
É preciso ressaltar que o atendimento não se inicia apenas na teleconsulta. Mandar mensagens para confirmar a presença, por exemplo, e relembrar a necessidade de o paciente avisar previamente caso não possa comparecer, é fundamental para organizar os agendamentos de uma clínica ou consultório. Além disso, a atenção com o indivíduo não pode parar apenas porque a consulta acabou. O pós-atendimento é importante para aumentar a satisfação do paciente e para melhorar a visibilidade da instituição. Por esse motivo, se for necessário um retorno na consulta, mande um e-mail ou SMS relembrando o compromisso. Vale a pena também mostrar-se disponível para tirar dúvidas e ajudar caso o paciente não esteja se sentindo bem. Datas comemorativas são outras oportunidades de mostrar que se importa com o bem-estar dos seus pacientes. Portanto, crie o compromisso de mandar felicitações de aniversário ou mensagens desejando um bom final de ano, por exemplo. A teleconsulta não é só uma adaptação do atendimento por conta da pandemia mundial, mas promete ser uma tendência na área da saúde. Por essa razão, estar cada vez mais preparado para essa modalidade é fundamental para se destacar entre os demais profissionais e oferecer o que os seus pacientes precisam para garantir o seu bem-estar. Gostou das dicas deste post? Ficou com interesse em ler mais sobre o assunto? Então aproveite e confira também o nosso outro artigo sobre consultas online e o que pode ou não ser feito nesse tipo de atendimento!
Categorias:Institucional
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