Todas as cidades

Blog

Segundo dia da I Jornada Acadêmica de Estética e Cosmética IDE

Confira o que aconteceu no segundo dia da I Jornada Acadêmica de Estética e Cosmética IDE e saiba o que considerar ao abrir o seu espaço de estética!

Segundo dia da I Jornada Acadêmica de Estética e Cosmética IDE

No segundo dia I Jornada Acadêmica de Estética e Cosmética IDE contamos com a presença da especialista em fisioterapia dermatofuncional Mariane Aires. Que por sua vez, abordou temas de grande importância para o profissional de estética.  A programação do dia contou com palestra, coffee break e feira de expositores.

Quer saber o que foi abordado na palestra do segundo dia da I Jornada Acadêmica de Estética e Cosmética IDE? Então não deixe de ler este conteúdo! Pois eu tenho certeza que ele será de grande ajuda em sua carreira na área de estética.

Abrindo meu espaço de estética - o que devo e o que não devo comprar? 

A especialista Mariana Aires iniciou trazendo uma reflexão: por que mesmo durante uma situação de pandemia, a estética é uma área que cresce tanto? Dentre as razões, apontou estudos que relacionam esse fenômeno ao crescimento e popularidade das selfies com as redes sociais. 

Você sabia que busca pela beleza coloca o Brasil em quarto lugar no mercado mundial dessa área? Isso só reforça o quão promissora a área de estética e cosmética é! Mas para atuar nessa área, é preciso ser um profissional capacitado, tendo seu trabalho sempre baseado em evidências científicas. Dessa maneira, moldando sua carreira através de uma boa formação e cursos de atualização. Além disso, para o profissional que deseja obter sucesso, também é muito importante participar de eventos, principalmente de palestras sobre as novas tecnologias do mercado. Pois existe uma grande necessidade de atualização tecnológica de acordo com as patologias estéticas.

Escolhendo equipamentos, por onde começar?

Na hora de escolher os equipamentos, é preciso conhecer as tecnologias, definir a sua área de atuação e o seu capital inicial. Nesse sentido, a especialista Mariane Aires indica nunca gastar todo o capital de uma única vez, e sempre manter uma reserva porque imprevistos e custos extras podem acontecer.

Para quem  está iniciando, a locação de equipamentos pode ser uma opção vantajosa.  Desse modo, o ideal seria que somente após conquistar uma parcela de clientes  fixos, o profissional de estética começasse a comprar o seu equipamento próprio.

Além disso, é preciso atentar -se ao local onde comprar os  equipamentos. Sempre que possível, é interessante priorizar lojas físicas. Pois nelas, é possível visualizar os equipamentos, conversar com os vendedores e criar um relacionamento de confiança. Além disso, é fundamental sempre verificar como funciona a assistência técnica, e se ela é local. Caso contrário existiria um custo maior de enviar o equipamento para outro estado em caso de defeito.

Cuidado com a tentação, é preciso saber avaliar bem os equipamentos que estão relacionados aos seu negócio e que podem se pagar com o seu trabalho.

Por que adquirir equipamentos estéticos?

Os equipamentos são muito importantes pois facilitam e potencializam os tratamentos. Ou seja, eles melhoram a qualidade dos serviços do esteticista. Existem equipamentos portáteis, que são super válidos, principalmente para quem atende em domicílio.  

É importante que o profissional de estética sempre verifique a procedência dos equipamentos, e jamais adquira materiais sem registro na ANVISA. Pois além de ser ilegal atuar com equipamentos sem este registro, ainda existe a questão de que equipamentos sem o registra não possuem nenhuma compravação da sua eficácia, potência, entre outros fatores. Isso faz com que estes equipamentos nem mesmo sirvam para o efeito que determinado tratamento estético propõe.

Exemplos de equipamentos em facial:

  • Alta frequência: bactericida, fungicida, ativador de circulação;
  • Vapor de ozônio: bactericida, fungicida, hidratação, dilata os poros;
  • Peeling ultrasonico: renovação celular;
  • Peeling de diamante: renovação celular mais agressiva.

Exemplos de equipamentos em corporal:

  • Radiofrequência: acelera a produção de colágeno;
  • Ultrassom: degrada gordura,  massagem no tecido;
  • Manta térmica: aquecimento de tecido, excelente para tratamento de gordura localizada;
  • Endermoterapia: massagear o tecido, indicada para celulite, mas também serve para o facial.

Equipamentos em capilar:

  • Alta frequência: bactericida, fungicida, ativador de circulação;
  • Endermoterapia: ideal para a queda de cabelo;
  • Vapor de ozônio: bactericida fungicida;
  • LED: bactericida, hidratante, estimulador dos fibroblastos.

É mais vantajoso abrir consultório ou clínica?

A resposta a essa pergunta é: depende. Alguns fatores precisam ser considerados, tais como, se o profissional trabalhará sozinho ou terá sócios, ou até mesmo contará com uma equipe multidisciplinar.

Seja qual for a decisão, é fundamental consultar órgãos como o SEBRAE e verificar as normas preestabelecidas para abrir um negócio.

Aos profissionais que estão no início da carreira, uma dica é começar trabalhando em uma clínica ou consultório de outra pessoa, antes de abrir a sua própria. Essa experiência irá proporcionar o aprendizado das rotinas sobre como gerenciar o negócio e também conhecer as áreas de atuação.

Como captar clientes? 

Na hora de encontrar novos clientes, a dica de ouro é investir em marketing digital. Mas como fazer isso? Explorando as redes sociais! Use-as para mostrar o seu trabalho, sempre fornecendo conteúdo verdadeiro, de qualidade, e o mais importante de tudo, com embasamento científico.

O segundo dia I Jornada Acadêmica de Estética e Cosmética IDE foi muito enriquecedor para todos os participantes. Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre a área de estética, conheça a Graduação em Estética e Cosmética da Faculdade IDE.

 

Comentários

Posts relacionados

TODOS OS POSTS