Todas as cidades

Blog

Quarto dia e último da I Encontro da Nutrição IDE

No quarto dia da I Encontro da Nutrição IDE, finalizamos o evento com duas palestras: sobre a Nutrição Materno Infantil.

Quarto dia e último da I Encontro da Nutrição IDE

No quarto dia do I Encontro da Nutrição IDE, finalizamos o evento com duas palestras muito importantes para quem almeja atuar na área de Nutrição. Quer saber o que foi abordado? Então me acompanhe nesta leitura!

NUTRIÇÃO MATERNO INFANTIL

Nossa primeira Palestra é dirigida pela Esp. Lígia Barros  trazendo com muita propriedade, a importância da relação com a comida e as consequências da pandemia em crianças e adolescentes.

Desde a primeira infância, nosso corpo vem construindo comportamentos, em relação aos estímulos que nos são dados, bem como, o comportamento alimentar da criança é formado através do comportamento alimentar dos pais, trás a responsabilidade e o cuidado que os pais devem tomar ao passar a mensagem sobre o que é um alimento "certo ou errado" sobre o posicionamento do contexto em que está inserida, o que mais na frente pode se tornar um conceito dicotômico.

Na primeira infância o contexto é sempre a casa, a família, e os país. Já quando a criança vai para a escola, tende a seguir os padrões estabelecidos por seus pares sociais, amigos de classe ou dos demais contextos em que a criança começa a se inserir.

O processo evolutivo veio nos ensinando coisas sobre como projetar quais são os "bons ou maus alimentos" através dos sabores e da quantidade de energia que nos fornece!

Como por exemplo, na infância existe uma repulsa natural sobre alimentos azedos ou amargos, por pura proteção do nosso próprio corpo, para que não seja consumida comida estragada, porém, com o amadurecimento e estudos necessários, passa-se a conhecer os sabores e a saber inseri-los nos mais diversos contextos.

 

MINDFULNESS EATING

 

A Dra. Luciana Orange trás o conceito de Mindfulness Eating como um conceito próximo, que pode, e deve ser utilizado pelo nutricionista para melhorar a relação do indivíduo com a comida, através da palestra Mindfullness Eating como estratégia de prevenção para transtornos alimentares.

O mindfulness se traduz em ”estar completamente presente de corpo e alma” de maneira particular e com atenção plena, utilizando o protocolo MDSE, onde o mindfulness é utilizado para reduzir o estresse,

É uma importante ferramenta que vem procurando melhorar a relação do indivíduo com o alimento, e auxilia nas mudanças do comportamento alimentar dos pacientes e leva a pessoa em direção ao autoconhecimento, as sensações enquanto se está comendo, as sensações, características e percepções de cada.

Quarto dia e último da I Encontro da Nutrição IDE
Quarto dia e último da I Encontro da Nutrição IDE

Lembrando que a imagem social projetada de que a criança tem que ser “magra, esbelta, quando na realidade, a criança tem que ser saudável! por isso a importância do profissional de nutrição para acompanhar todo o processo de crescimento.

Gostou de saber mais sobre a nutrição materno infantil? Então provavelmente você vai se interessar também pelos cursos de pós-graduação em nutrição da Faculdade IDE

Comentários

Posts relacionados

TODOS OS POSTS