Todas as cidades

Blog

Qual será a importância do ensino superior pós-pandemia? Entenda aqui!

Qual será a importância do ensino superior pós-pandemia? Se você ainda não decidiu se vale a pena investir nesse caminho pós-pandemia, entenda aqui!

Qual será a importância do ensino superior pós-pandemia? Entenda aqui!

A pandemia do coronavírus gerou uma crise humanitária e intensificou necessidades já antigas: a qualificação profissional e acadêmica, como uma alternativa para driblar a crise econômica que também foi gerada. Nesse sentido, a importância do ensino superior será ainda maior.

Isso porque ele pode servir como um diferencial para a contratação no mercado de trabalho, especialmente porque a maior capacitação pode ajudar empresas a se recuperarem das dificuldades econômicas e intensificação digital gerada pela Covid-19

Não é à toa que personalidades da área, constantemente, reforçam a relevância da educação para que seja possível encontrar melhores oportunidades e condições de vida, priorizando o caminho acadêmico.

Especialmente se você ainda não decidiu se vale a pena investir nesse caminho pós-pandemia, preparamos este post com a importância do ensino superior. Continue conosco e saiba mais!

Qual a importância do ensino superior?

Durante a pandemia do coronavírus ficou ainda mais nítida a relevância do ensino superior do ponto de vista individual e coletivo: os profissionais mais capacitados tiveram melhores remunerações e condições de trabalho, além de, em muitos casos, utilizaram seu conhecimento para a produção de vacinas, estudos genéticos e diversos outros que contribuíram coletivamente.

No pós-pandemia, essa importância só tende a se intensificar, tanto pela expansão do EAD e demais tecnologias educacionais quanto pela maior valorização e financiamento que devem ocorrer nas áreas de pesquisa e muitos outros fatores, como mostram alguns especialistas em educação, Lilian Bacich, Claudio de Moura Castro etc. Entenda mais sobre a importância do ensino superior a seguir.

Diferencial competitivo no mercado de trabalho

Conforme mencionado, profissionais mais capacitados, o que pode envolver o ingresso e dedicação no ensino superior, servem como critério para que os recrutadores selecionem alguém no mercado de trabalho. Diante dos números atuais de desemprego no Brasil, que deve ter a 14ª maior taxa mundial, segundo o último relatório do FMI, buscar um diferencial como ter uma graduação, é indispensável.

Isso quer dizer que, a garantia do diploma no ensino superior, assim como o compromisso de que houve dedicação e enriquecimento durante esse período, funcionam como um investimento no seu futuro. Assim, além de haver mais chances de contratação, a negociação da remuneração deve levar em consideração o tempo e recursos financeiros investido no seu conhecimento.

Expansão do networking

Nem todos os pontos positivos adquiridos no ensino superior podem ser convertidos, diretamente, em conhecimentos técnicos. A importância da universidade vai para muito além disso, como na expansão do networking, que consiste no aumento da sua rede de contatos — o que é ainda mais fundamental em períodos de crise.

Em outras palavras, pense a universidade como o espaço em que é possível conhecer diversos docentes experientes e de renome, que podem transmitir conhecimentos, referências, fontes de informação e muitos outros tipos de conteúdos sobre o assunto.

Além disso, o ensino superior também dá a oportunidade de conhecer outros estudantes da mesma área de interesse que a sua, o que pode servir como rede de contato no presente ou futuro, atuando até como parceiros.

Desenvolvimento de habilidades

Até mesmo pessoas que não entendem importância da graduação, devem reconhecer que ela é um meio de desenvolver habilidades para ingressar no mercado de trabalho com mais capacitação, especialmente após os contratantes passarem por períodos delicados, como a pandemia da Covid-19

Isso porque, além das consequências econômicas que prejudicaram o volume de vendas e o lucro de muitas empresas, deixando boa parte delas no negativo, a pandemia também exigiu, a curto prazo, uma maior intensificação digital dos negócios para se adaptarem à necessidade de distanciamento físico e mudança brusca dos hábitos comportamentais e de consumo dos clientes.

Todos esses elementos são desafiantes para as empresas no período pós-pandemia e podem ser melhor gerenciados com a existência de profissionais capacitados no time empresarial, o que torna o ingresso no ensino superior um fator primordial para o desenvolvimento de habilidades e, consequentemente, da capacitação

Amadurecimento pessoal

O desenvolvimento de conhecimentos técnicos é fundamental para que você possa ampliar suas funções no trabalho com mais eficácia. Porém, quando isso ocorre sem a maturidade pessoal necessária para que haja autoconfiança, comprometimento ético, capacidade de trabalhar em equipe, reconhecimento de erros e muitas outras qualidades úteis no mercado de trabalho, tudo isso será limitado.

Esse é mais um dos motivos pelo qual o ensino superior é importante. O ambiente, as atividades e o período em que o aluno passa se capacitando também contribui para o amadurecimento pessoal, que possibilita um melhor rendimento nas tarefas e a preparação para desafios diários e recorrentes.

Novas experiências

Durante a vivência no ensino superior, os estudantes contam com diferentes métodos de aprendizagem para ampliação do conhecimento, levando em consideração que cada pessoa pode ter mais facilidade de aprendizado com um método do que com outro e os desafios que surgem no mercado de trabalho.

Por exemplo, o estudante pode realizar um estágio supervisionado para ter as primeiras experiências práticas, com base em toda carga teórica adquirida, para que seja possível ter um maior peso no currículo profissional.

Afinal, é comum que contratantes priorizem profissionais que, além de terem o ensino superior, tenham experiência na área, o que é garantido em muitas universidades por meio dos estágios e até iniciações científicas.

Melhores oportunidades de trabalho

Como foi dito anteriormente, ter um diploma de ensino superior pode aumentar as chances de contratação no mercado de trabalho e de discutir remunerações mais justas, de acordo com o investimento na capacitação. 

Além disso, esse diploma também amplia as oportunidades de trabalho, já que existe o know-how e expertise para isso. Todos esses fatores também influenciam na elevação de cargas em uma mesma empresa ou até em outras.

Diante de todos esses fatores mencionados, é indiscutível a importância do ensino superior como uma maneira de contribuir para o coletivo e individual, especialmente pós-pandemia, devendo ser visto como um investimento para o futuro. Logo, se você pretende se destacar e evoluir profissionalmente, não dispense esse caminho.

Percebeu a importância do ensino superior? Continue aprendendo e saiba mais sobre o curso de Estética e Cosmética!

Comentários

Posts relacionados

TODOS OS POSTS