Já pensou em fazer uma pós-graduação em Saúde Mental? Essa é uma área em grande crescimento no Brasil, tendo em vista que esse é o país mais ansioso do mundo e o segundo com o maior número de casos de depressão, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com a pandemia do coronavírus (COVID 19), a necessidade de isolamento social ou distanciamento social (“SÍNDROME DA CABANA”) deu ainda mais destaque à importância dos cuidados com a saúde mental. Segundo relatórios da OMS, os casos de depressão e ansiedade crescem disparadamente em diversos países. Por essa razão, ter uma especialização na área é uma ótima oportunidade de carreira e um grande diferencial competitivo. Como estamos observando, fomos acometidos por um estresse adaptativo, onde permanecemos passando por diversas dificuldades emocionais, ao sairmos de nossas casas para voltarmos a rotina de trabalho, compras, etc. Quer entender mais sobre o assunto? Então acompanhe este post e entenda as vantagens de fazer uma pós-graduação em Saúde Mental!
A dinâmica social sofreu diversas alterações com a transformação digital, tanto positivas quanto negativas. O aumento da intensidade de consumo de informações é um dos resultados de todas essas mudanças, que, apesar de trazer várias funcionalidades no dia a dia de todas as pessoas, pode ser prejudicial se não for feito de maneira equilibrada. Outros fatores que exercem impacto na saúde mental da população são as rotinas cada vez mais atarefadas e com a necessidade de alta produtividade. Com isso, a sensação de que as horas do dia nem sempre são suficientes para realizar todas as atividades planejadas é constante na modernidade. Como consequência, há o aumento da incidência de estresse e de transtornos como a Síndrome de Burnout. Há ainda questões socioeconômicas, como o aumento da desigualdade social e do desemprego, que provocam preocupações em muitas pessoas e trazem graves danos ao bem-estar mental da maioria dos brasileiros, nesse momento de pandemia sendo crescente o número de pessoas ociosas, ansiosas e consequentemente depressivas. Com esse panorama, a especialização em Saúde Mental favorece diversos setores, principalmente os que estão ligados à área da saúde. A seguir, veja algumas vantagens que uma pós-graduação nesse segmento pode oferecer para você!
Ainda que seja uma especialização de grande necessidade no país, ainda há poucos profissionais capacitados para atuarem nessa área. Além disso, a atualização das políticas de saúde pública tem sido cada vez mais aplicada para atender também às demandas do bem-estar mental dos pacientes. Por isso, surgem novas oportunidades de emprego para profissionais de saúde que têm os conhecimentos necessários para dar assistência à saúde mental dos pacientes, nas mais variadas instituições.
Um dos maiores benefícios profissionais da especialização em Saúde Mental, além de agregar ao seu conhecimento, é o aumento da faixa salarial. Desse modo, com um currículo mais especializado e vasto, é possível ter uma remuneração maior, seja trabalhando em uma instituição de saúde, seja exercendo suas atividades de forma autônoma — pois agrega mais valor aos seus serviços.
Uma pós-graduação na área da Saúde Mental é beneficial para a carreira de diversos profissionais, como médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, entre muitos outros. Isso porque, ao lidar com uma pessoa, o profissional da saúde consegue oferecer cuidados que ajudam no seu bem-estar geral. Com a especialização em Saúde Mental, é possível realizar uma escuta qualificada, entender o outro sem julgamento, reconhecê-lo quando precisa de ajuda, tendo eles transtorno mental ou não, utilizando linguagem e postura acolhedoras. Essa humanização no atendimento é uma característica fundamental para atrair a confiança (empatia), favorecendo o tratamento, proporcionando qualidade de vida e resgate da cidadania (ressocialização).
Um curso de pós-graduação em Saúde Mental vai unir diferentes eixos para compreender os aspectos psicológicos, sociais e cognitivos que podem interferir no bem-estar de uma pessoa. Para isso, é necessário aprender sobre os diferentes tipos de transtornos mentais, tais como os seus principais sinais e sintomas, seus impactos na vida de um indivíduo, suas peculiaridades nas diferentes faixas etárias, entre diversas outras questões. Com disciplinas interdisciplinares, é possível entender mais sobre os processos neurológicos, cognitivos e psicológicos que interferem na saúde mental de uma pessoa, assim como a influência que a sociedade tem no bem-estar mental dos indivíduos.
Como visto, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com os cuidados com a saúde mental, tendo em vista que problemas nessa área interferem diretamente no bem-estar e na qualidade de vida de um indivíduo. Por essa razão, o mercado de trabalho em Saúde Mental tem uma demanda cada vez maior. Essa tendência não é apenas em hospitais privados, e ocorre principalmente no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o Ministério da Saúde, de 2018 para 2019 houve um aumento de 200% dos investimentos nesse setor. Com as consequências da pandemia, a sensação de insegurança, ansiedade em relação ao futuro, instabilidade financeira, aumento do sentimento da solidão, entre diversos outros problemas, os cuidados com a saúde mental precisam e precisarão, tanto no presente quanto no futuro, ser reforçados. Por essa razão, a expectativa é que a área da Saúde Mental tenha um crescimento considerável nos próximos anos. Dessa maneira, para atender a essa grande demanda que está por vir, é fundamental ter profissionais aptos para isso.
Para se especializar em uma área, nada melhor que apostar em uma instituição de ensino de qualidade para receber todos os ensinamentos necessários para expandir o seu conhecimento. Por isso, antes de escolher um local para dar continuidade aos seus estudos, é fundamental fazer uma pesquisa para descobrir quais universidades oferecem especialização em Saúde Mental, a grade curricular do curso, os conceitos ensinados e a nota do Ministério da Educação (MEC) para o curso e para a instituição. Escolher realizar uma pós-graduação na Faculdade IDE é uma das suas melhores opções. Temos de tudo para oferecer o que você precisa para garantir um atendimento de qualidade e ter uma carreira de sucesso. Atualmente, temos mais de 13 anos de mercado, oferecendo cursos de pós-graduação e de extensão, com foco na área da saúde. Nosso objetivo é que nossos alunos estejam sempre com os conhecimentos atualizados e prontos para conquistar uma posição de destaque no mercado. Nosso curso apresenta metodologias ativas, onde o estudante é o agente principal de sua aprendizagem. Como você viu, a pós-graduação em Saúde Mental tem diversas vantagens para oferecer à sua carreira, visto que é um mercado em ascensão. Por isso, não deixe de se especializar e conte conosco nessa importante etapa de sua vida. Gostou da ideia? Quer ver ainda mais detalhes sobre os nossos cursos de pós-graduação? Então entre em contato conosco agora mesmo. Será um prazer conversar com você!
Categorias:Institucional
Cadastre seu e-mail para receber informativos e novidades sobre a faculdade e sobre os cursos.
Comentários