Todas as cidades

Blog

Por que você deve fazer uma pós-graduação em fonoaudiologia?

Está em dúvida se vale a pena fazer uma pós-graduação em Fonoaudiologia? Leia o post e descubra quais cursos estão em alta no setor!

Por que você deve fazer uma pós-graduação em fonoaudiologia?

Fala e linguagem são as bases do trabalho de um fonoaudiólogo. Esse profissional tem o conhecimento técnico necessário para atuar no diagnóstico e tratamento de problemas como surdez, gagueira, falhas na dicção, entre outros desvios que comprometem a fluidez da fala. Assim como em toda profissão da área da saúde, os fonoaudiólogos têm a possibilidade de se especializar em um ramo de atuação, aprofundando seus conhecimentos para atender com mais qualidade em uma área específica. Nesse sentido, a pós-graduação em Fonoaudiologia é indispensável a quem pretende se tornar referência no assunto. Pensando nisso, preparamos este post com as pós-graduações mais procuradas no setor, além de listar os motivos pelos quais vale a pena investir em especialização. Continue a leitura e planeje a sua carreira!

Quais são os principais cursos de pós-graduação em Fonoaudiologia?

Vamos a algumas opções de pós bastante requisitadas pelos fonoaudiólogos.

Motricidade Orofacial com Ênfase em Fonoaudiologia Hospitalar e Disfagia

A pós-graduação em Motricidade Orofacial com Ênfase em Fonoaudiologia Hospitalar e Disfagia é voltada para capacitar o fonoaudiólogo para atuar em home care, assim como em leitos hospitalares e em unidades de terapia intensiva. Dessa maneira, permitindo que o profissional atue na avaliação, no diagnóstico e an reabilitação nas áreas que competem a motricidade orofacial e a disfagia. Como o próprio nome sugere, o curso enfatiza á prática da fonoaudiologia dentro do hospital. Mas, além disso também aborda as condutas e procedimentos fonoaudiológicos e administrativos tanto nos hospitais como em home care. Sempre com foco nos melhores resultados funcionais para o paciente. Como o profissional especializado nessa área pode atuar no leio e na UTI de hospitais junto a equipes multidisciplinares, é preciso cultivar as soft skills de empatia e inteligência emocional. Por isso, além de estar preparado tecnicamente, é preciso ter preparo psicológico para lidar com as enfermidades diversas dos pacientes. Uma das principais atribuições do fonoaudiólogo hospitalar é o auxílio a pacientes que estão retornando a alimentação por via oral. A intenção do trabalho é restabelecer funções vitais de sucção, mastigação, deglutição e fala, visando também a reduzir o tempo de internação e aumentar a segurança do paciente.

Audiologia

A pós-graduação em Audiologia se relaciona diretamente com a área de exames aditivos, tais como BERA, emissões otoacústicas, otoneurogia. Um fonoaudiólogo especialista nesse ramo pode atuar como  perito judicial, além de poder atuar como audiologista no âmbito clínico e ocupacional. Os conteúdos trabalhados nesse curso abrangem conhecimentos de física acústica,  biossegurança e acessibilidade, anatomofisiopatologia da audição, dentre outros assuntos relevantes para a área. Como se trata de uma área bastante específica, ainda há poucos profissionais com a formação, existem apenas 2470 fonoaudiólogos especializados em Audiologia cadastrados no Conselho Federal de Fonoaudiologia. Por isso, para os que desejam se destacar no mercado, sobretudo na área de perícia judicial, ter uma especialização nessa área faz toda a diferença.

Fonoaudiologia Neopediátrica

A especialização em fonoaudiologia Neopediátrica tem como principal objetivo fornecer ao fonoaudiólogo conhecimentos para atuação com a população neopediátrica com intervenções nas áreas da motricidade orofacial, disfagia, voz, linguagem e audição. Além disso, o profissional que se especializa nessa área também atua nas práticas preventivas e de reabilitação do paciente neonato. A grade curricular do curso prepara o profissional para atuar em equipes interdisciplinares, que por sua vez são formadas por profissionais de diferentes área de saúde que trabalham em conjunto, atendendo os pacientes de forma completa e global de acordo com suas necessidades.

Por que fazer uma pós-graduação na área?

Vamos agora aos motivos indiscutíveis para se especializar em algum ramo da Fonoaudiologia.

É um diferencial no currículo

Profissionais pós-graduados ganham ainda mais credibilidade no mercado, pois se tornam verdadeiras referências naquele assunto em questão. Ter esse diferencial no currículo permite ao profissional estar à frente dos concorrentes em qualquer processo seletivo, sobretudo se considerarmos que a maioria conta apenas com a graduação. Uma vez inserido no mundo do trabalho, as habilidades adquiridas no curso de pós farão com o que o fonoaudiólogo se destaque no ofício, sendo reconhecido por seus superiores e, consequentemente, assumindo posições de maior notoriedade. Isso tudo, é claro, reflete-se também na média salarial.

Abre novas possibilidades de atuação

Aprofundar os conhecimentos em uma área específica é uma maneira inteligente de acelerar seu plano de carreira e assumir cargos melhores no trabalho. Além disso, se a sua intenção é expandir os horizontes e trabalhar em áreas correlatas, a pós em algum ramo da Fonoaudiologia pode ser uma grande aliada nesse sentido, estreitando relações com demais setores da saúde, como a Medicina e a Psicologia. Dessa forma, os profissionais podem transitar em outros setores, fazendo um trabalho multidisciplinar que traz resultados ainda melhores para os pacientes, porque eles estarão plenamente amparados em suas necessidades. Portanto, se você quer alargar seus passos sem precisar construir uma nova carreira, a pós-graduação é uma excelente escolha.

Aumenta a perspectiva salarial

Sobretudo na área da saúde, ter uma pós-graduação no currículo possibilita um aumento significativo nas médias salariais. Isso porque estamos falando de profissões consideradas essenciais, portanto, a demanda no mercado de trabalho é sempre constante. E os profissionais especializados serão ainda mais reconhecidos por isso, resultando em uma remuneração melhor. Essas vantagens provam que ter uma pós-graduação em Fonoaudiologia justifica o investimento no curso e faz valer o custo-benefício. Sem falar que, do ponto de vista da realização pessoal e profissional, tornar-se um especialista tem seu valor. Apenas se lembre de contar com uma instituição de renome como a Faculdade IDE quando for escolher a pós de sua preferência, pois esse é o primeiro passo para construir uma trajetória de sucesso! Se você tem interesse no ramo e quer dar um novo passo na sua carreira, conheça as especializações em fonoaudiologia disponíveis aqui, na Faculdade IDE!

Comentários

Posts relacionados

TODOS OS POSTS