Independentemente do porte de um negócio, ele só terá bons resultados se os seus colaboradores trabalharem da maneira correta e estiverem satisfeitos com a empresa. Nesse contexto, ganha destaque o departamento de recursos humanos, que realiza a gestão estratégica das equipes. Se você gosta de trabalhar para o bem-estar das pessoas e busca uma área com um mercado de trabalho sempre aquecido, pode apostar no RH. Quer entender melhor como é a atuação desse setor, qual a diferença dele para o departamento pessoal e como se preparar para fazer uma carreira de sucesso nesse segmento? Então não perca o post que preparamos para você!
É o setor responsável pelo gerenciamento dos colaboradores de uma empresa. O gestor de RH funciona, na verdade, como um elo entre os profissionais e a direção e atua para que as equipes possam trabalhar em um ambiente adequado e também se desenvolver na organização. Dessa forma, o dia a dia do departamento de recursos humanos inclui uma série de atribuições, entre elas:
Como se vê, é uma área bastante dinâmica e de muitas responsabilidades. Dessa maneira, o profissional interessado em atuar no departamento de recursos humanos precisa ter senso de liderança e também gostar de lidar diretamente com pessoas. Assim, se dá bem na carreira quem desenvolve a empatia para saber se colocar no lugar do outro. É necessário também desenvolver outras competências, como a inteligência emocional para evitar agir por impulso e enfrentar momentos de tensão. Ainda é fundamental apresentar boa comunicação para saber dar feedbacks, cultivar um bom relacionamento interpessoal e ser imparcial, principalmente nas situações em que é preciso mediar conflitos entre os colaboradores.
Uma confusão bastante comum é considerar que o setor de recursos humanos e o departamento pessoal são áreas iguais. Apesar de cuidarem dos interesses dos colaboradores, há diferença entre eles. O RH se volta mais para a gestão de pessoas e relações humanas, ou seja, para o desenvolvimento e bem-estar de um profissional na empresa. Cabe a esse setor fazer os processos de seleção e criar programas focados em equipes que tenham um bom relacionamento e satisfação em trabalhar no local. Já o departamento pessoal é um setor mais burocrático. Trabalha para os colaboradores, porém com questões como folha de pagamentos, registros na carteira de trabalho, trâmites e documentos para a admissão e demissão, entre outras rotinas. O que ocorre é que o departamento de RH é mais amplo e pode englobar, em suas atividades, as tarefas do departamento pessoal.
Ficou interessado em trabalhar no departamento de RH, mas ainda tem dúvidas sobre as perspectivas profissionais da área? Saiba que é um mercado bastante em alta, visto que esse setor é cada vez mais valorizado pelas empresas, inclusive as de pequeno e médio porte. Isso porque elas sabem que é preciso ter profissionais voltados para a gestão de suas equipes. Com isso, você garante mais produtividade e pessoas que atuam de acordo com a cultura e política da organização. Não adianta ter o colaborador mais qualificado se ele não executa suas atividades seguindo os valores e preceitos da empresa. Assim, o setor de RH ganha um papel especial, já que tem como objetivo alinhar a equipe com os propósitos da organização. É possível atuar como assistente, analista, superior e gestor de RH, cada cargo de acordo com a qualificação e experiência do candidato. Quem preferir, pode ainda buscar uma formação na área e atuar na consultoria em recursos humanos.
Quer saber qual caminho trilhar para entrar na área de RH? O primeiro passo é buscar uma graduação na área. O interessante é que o aluno pode fazer a Graduação de Gestão em Recursos Humanos, com as vantagens de ser um tecnólogo e ter curta duração: em apenas dois anos você já está com o diploma em mãos e pode começar uma carreira de sucesso no setor. O diferencial é que as graduações nessa modalidade são formatadas para atender às necessidades do mercado. Assim, os temas abordados têm um viés mais prático. O que isso quer dizer? Que o aluno já sai preparado para a rotina profissional e desafios da área. Na Faculdade IDE, por exemplo, a graduação tecnológica em Gestão de RH conta com uma matriz curricular completa, que acompanha as principais tendências da área de recursos humanos. Dessa forma, aborda disciplinas, como:
A ideia desse curso superior é formar um profissional capacitado para implantar ações voltadas para a melhoria do ambiente organizacional, mas que, ao mesmo tempo, estejam de acordo com as táticas da empresa. Se você gosta de trabalhar com pessoas e busca um cargo mais estratégico, pode apostar no departamento de recursos humanos. O mercado de trabalho para a área é altamente promissor. Para conseguir as melhores oportunidades no setor, a dica é procurar um curso superior de qualidade, como o oferecido pela Faculdade IDE. Quer saber como começar a graduação na área? Então entre em contato com a Faculdade IDE, inscreva-se na graduação em Recursos Humanos e descubra todos os diferenciais dessa formação!
Quer saber mais sobre a graduação ou falar com o nosso time? Basta entrar em contato pelo WhatsApp.
Categorias:carreira, Institucional, Recursos Humanos
Cadastre seu e-mail para receber informativos e novidades sobre a faculdade e sobre os cursos.
Comentários