Todas as cidades

Blog

Personal Trainer: 8 dicas para ter sucesso como profissional autônomo

Confira 8 dicas para personal trainer que vão te ajudar a ter sucesso na carreira de personal Trainer e organizar a sua carreira. Confira agora mesmo!

Personal Trainer: 8 dicas para ter sucesso como profissional autônomo

Muitos profissionais de educação física têm percebido que o mercado em que podem atuar é muito maior que o espaço oferecido pelas academias de ginástica. Hoje a demanda por esses profissionais, principalmente personal trainer, existe em diversos setores. Por exemplo, como empresas privadas, que por lei precisam oferecer ginástica laboral para seus colaboradores. Outra opção viável para quem atua na área de educação física é trabalhar como profissional autônomo. Existem algumas dicas importantes para quem deseja começar a trabalhar como profissional autônomo, vamos a elas:

1 – Cuide de sua imagem profissional

Quando o personal trainer atua como professor em uma academia ele representa aquela marca. Alguns alunos, inclusive, procuram treinar naquele local devido a marca do empreendimento. No caso de um personal trainer que atual como profissional liberal ele é sua própria marca. Por isso é essencial que o personal tenha uma imagem alinhada com sua profissão, principalmente nas redes sociais. Muitos alunos fazem pesquisas em sites de buscas para encontrar um personal trainer, então cuidado com seus posts. Mantenha nesses sites um comportamento profissional, faça publicações relacionados à sua área de atuação e evite expor demais sua vida particular. Uma dica é manter seus posts nas redes sociais privados e adicionar como “amigo” apenas pessoas que tenha certeza que fazem parte de um círculo íntimo de contato.

2 – Mantenha uma presença digital

A primeira dica foi relacionada ao que o profissional liberal não deve fazer para não prejudicar sua imagem profissional, mas o que ele deve fazer para conseguir alunos? Possuir uma presença profissional na internet é uma boa opção. As sugestões mais adequadas são um blog, uma página no Facebook e uma conta no Instagram. Com um blog o personal trainer pode dar dicas para seus leitores e informações de contato profissional. Já as redes sociais servem para distribuir esse conteúdo e manter um contato mais próximo com seus alunos, claro que as contas precisam ser exclusivamente para fins profissionais. Da mesma maneira com que uma academia pode comprar um anúncio no jornal para tornar-se conhecida, o personal também deve pensar na publicidade de seus serviços. A internet é uma opção eficiente e de custo relativamente baixo.

3 – Tenha um planejamento financeiro

Todos os profissionais precisam planejar bem seus gastos para evitarem surpresas desagradáveis, mas essa atenção deve ser redobrada para quem atua como profissional autônomo. Estabeleça quais são suas despesas fixas, desse modo terá ideia de quanto precisará lucrar para poder honrá-las. Caso ainda trabalhe com carteira assinada planeje-se antes de deixar seu emprego fixo. Dê preferência por pagar parcelamentos antes de deixar o trabalho e atender alguns alunos nos finais de semana, para saber quais os desafios de um personal trainer autônomo, antes de deixar seu emprego fixo.

4 – Conheça seu público-alvo

Um personal trainer deve entender os motivos que levaram uma pessoa a optar por um treino acompanhado de um profissional, ao invés de, por exemplo, exercitar-se sozinho em uma praça. Conhecendo seu público-alvo o profissional conseguirá tornar a experiência do aluno mais agradável – evitando que ele desista dos exercícios. Existem inúmeras razões para que que alguém contrate um personal trainer, como falta de tempo, timidez ou falta de disciplina. É possível, inclusive, que um personal tenha, em cada aluno, uma motivação diferente, por isso, logo nas primeiras aulas converse com seu aluno para entender quais são as expectativas dele em relação à experiência. [rock-convert-cta id="62493"]

5 – Estabeleça limites ao seu aluno

Por ser um contato mais próximo, muitos alunos podem ter uma ideia errada da relação que possuem com seu personal trainer. Para o profissional, essa é uma situação incômoda que pode ser evitada colocando alguns limites nas conversas e mantendo o foco no treino. Lembre seu aluno que ele tem um objetivo e, que, por isso, o tempo das aulas deve ser bem aproveitado. Não seja ríspido, apenas coloque-se como um profissional que está em seu horário de trabalho.

6 – Lembre-se de que seus alunos são sua melhor divulgação

Ao manter uma relação profissional com seu aluno, focando nos resultados, é provável que seu trabalho seja indicado para outras pessoas, aumentando sua carteira de fregueses. Por isso mencione seu aluno a sugerir uma rotina mais saudável a amigos e colegas, assim como as vantagens de se treinar com um personal.

7 – Lide bem com cancelamentos

Se um aluno desistiu de tê-lo como personal não é uma atitude inteligente levar essa situação para o lado pessoal. Muitos profissionais acabam confundindo um cancelamento com rejeição. Existem muitos motivos que fazem alguém cancelar um serviço, problemas financeiros e falta de tempo são alguns exemplos. Seja educado nesses casos, saiba que, provavelmente, a razão do cancelamento não está relacionada a você. Mesmo assim pergunte o motivo, deixando claro que é para que possa corrigir eventuais falhas – em alguns casos é até possível reverter um cancelamento. Mas o principal é respeitar a decisão do aluno e deixar claro que seus serviços estarão disponíveis.

8 – Invista em sua aposentadoria

Um erro comum das pessoas é não pensar na velhice. Quem trabalha com carteira assinada tem seus descontos realizados de maneira automática, assim estão resguardados em caso de problemas de saúde e desemprego. Um profissional liberal deve ter a mesma disciplina e buscar uma alternativa financeira para sua aposentadoria e momentos de dificuldades financeiras. Novamente, estabeleça o valor do seu custo de vida mensal, e comece a poupar uma quantia mensalmente. Verifique, em instituições bancárias, as vantagens de contratar uma providência privada, ou realize o pagamento da previdência pública, mas veja qual das opções é mais apropriada para o seu caso.

Em resumo...

É plenamente possível que um personal trainer tenha sucesso como profissional autônomo. No entanto, ele deve manter uma postura dedicada e responsável com sua imagem profissional e com sua vida financeira. A estabilidade financeira não está ligada ao trabalho com carteira assinada, mas sim com planejamento e controle financeiro. O profissional deve estudar bem a decisão de atuar como autônomo. Evite decisões impulsivas, tomadas em momentos de raiva. Converse com outros colegas que já atuam nesse segmento para identificar as oportunidades ainda não exploradas. Tem outras dicas? Conte nos comentários! [rock-convert-cta id="29974"]

Comentários

Posts relacionados

TODOS OS POSTS