Todo profissional precisa de atenção quanto ao seu marketing pessoal. Saber como se apresentar adequadamente, como se comportar e como demonstrar suas habilidades e competências. Esse tipo de preocupação faz a diferença para obter melhores resultados na carreira e, para profissionais liberais ou autônomos, esse cuidado é ainda mais indispensável. Quem trabalha na área de saúde, por exemplo, precisa ter atenção redobrada a essas questões para ser capaz de atrair, conquistar e fidelizar pacientes. À técnica que une essas ações da maneira adequada é dada o nome de marketing pessoal. Utilizado da maneira correta, ele é uma importante ferramenta para construir a carreira e otimizar os atendimentos. Por isso, veja a seguir um pouco mais sobre esse tipo de marketing e aprenda a colocá-lo em prática no seu cotidiano.
O marketing pessoal é a forma que um profissional possui de divulgar seus serviços e sua atuação de maneira competitiva e destacável em relação aos demais. Essa técnica se baseia na venda da imagem do profissional como um atrativo para futuros clientes. Esse marketing é feito desde os pequenos detalhes, como uma apresentação séria e adequada, até as técnicas mais avançadas, como o networking e a presença em ambientes relevantes para a atuação profissional.
A grande importância dessa ferramenta consiste no fato de que ela é capaz de alavancar a carreira por meio da expansão da atuação do profissional. Se o marketing pessoal for feito da maneira correta, não apenas mais pessoas conhecem o profissional, como também mais confiança existe em sua atuação. Para os profissionais de saúde isso é ainda mais importante. Como precisam da confiança de seus pacientes, esses profissionais se beneficiam de uma estratégia bem estabelecida, pois passam a ter um bom posicionamento no mercado. Um bom marketing pessoal é responsável, portanto, por trazer mais segurança para a carreira ao atrair e fidelizar clientes, melhorando a reputação e a atuação de modo geral.
Assim como qualquer estratégia de marketing tradicional, o marketing pessoal exige um plano para que possa oferecer os resultados esperados. Para esse planejamento é necessário que você:
Uma das coisas mais importantes para o sucesso do marketing pessoal consiste na percepção do profissional como uma marca. Você precisa se enxergar como uma marca capaz de gerar e agregar valor para começar a atuar com o marketing da maneira correta. Ao se enxergar assim você notará a necessidade de pensar em um posicionamento adequado, por exemplo. Isso significa que você deverá encontrar um nicho de atuação para se estabelecer e, principalmente, se destacar. Também é importante que você sempre tenha em mente que um prejuízo à sua marca pode causar perda de confiança e, portanto, perda de clientes de maneira definitiva. Então manter uma boa percepção de marca é indispensável.
Assim como acontece com qualquer marca, é muito importante definir valores e uma missão para a sua atuação. Sendo um profissional de saúde, sua missão deve estar fortemente ligada à melhoria de vida das pessoas ou ao ganho de qualidade de vida de seus pacientes. Essa missão precisa ser condizente com sua atuação e precisa se refletir em cada atendimento. Já os valores são os pontos inegociáveis da sua atuação profissional. Pontualidade, humanização no atendimento, ética e constante atualização profissional são apenas algumas das possibilidades de valores para os profissionais da área de saúde. Esses valores devem nortear seu atendimento e devem ficar explícitos para os pacientes. Quanto mais fortes forem seus valores e quanto mais você segui-los de maneira adequada, melhores serão os resultados.
O marketing pessoal também está muito ligado à questão de encantamento com a marca e conquista dos clientes e dos pacientes, para profissionais de saúde. Por isso, é indispensável que você esteja pronto para impressionar logo no primeiro contato. Se o paciente está se consultando pela primeira vez, por exemplo, ele precisa receber um atendimento de altíssima qualidade para que enxergue positivamente a sua atuação profissional — mas tome cuidado, esse nível de qualidade deve ser consistente. Da mesma forma, quando um potencial paciente entra em contato, é muito importante transmitir segurança e os valores previamente definidos como uma forma de atrair e conquistar sua confiança.
Outra forma importante de se destacar com o marketing pessoal é pensando em formas de agregar valor. Quando você é capaz de oferecer mais do que simplesmente o atendimento tradicional, isso significa que você se torna mais atrativo em relação aos demais profissionais da área. Oferecer um tratamento diferenciado, um preço mais competitivo ou uma abordagem menos tradicional são apenas algumas das possibilidades para atrair pacientes que estejam interessados em algo mais. O próprio atendimento com mais qualidade é uma forma de agregar valor. Oferecer estacionamento grátis para clientes, ter um atendimento muito personalizado ou oferecer consultas de retorno gratuitas estão entre os exemplos que aumentam o nível do atendimento.
Pode parecer estranho, mas o marketing pessoal funciona ainda melhor quando você cria um personagem para nortear a sua atuação. Isso não significa que você deva fingir, mentir ou ser alguém que você não é. A construção de personagem diz respeito tão somente à adequação da sua atuação conforme ocorram as situações. Se você estiver em um congresso de saúde, por exemplo, deverá agir de maneira altamente profissional e técnica. Caso esteja em um primeiro atendimento, tem de se fazer didático para transparecer confiança. Já com um paciente recorrente, é necessário agir de maneira mais pessoal, cordial e personalizada para aumentar a satisfação da pessoa. Assim, criar um personagem está relacionado a se preparar para cada atuação, garantindo que suas atitudes estejam sempre plenamente condizentes com sua missão e com seus valores. O marketing pessoal é uma técnica importante para qualquer profissional que queira ampliar seus atendimentos e conseguir mais confiança de clientes ou pacientes. Para isso, a coisa mais importante é perceber-se como se fosse uma marca e, a partir disso, fazer um trabalho de posicionamento, atração e encantamento de pessoas, diferenciando-se e destacando-se no mercado e dos demais profissionais. E você? Pretende colocar o marketing pessoal em prática? Se ainda tiver alguma dúvida, aproveite para usar os comentários e participe do assunto!
Categorias:carreira
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