Todas as cidades

Blog

Microbiota intestinal: qual a relação entre mãe e bebê?

Em que momentos a microbiota intestinal da mãe passa a interferir na do bebê? Será que há mudanças na microbiota da própria mãe durante o período gestacional? Foram questões abordadas na palestra com Daiana Belén Lopez (RJ)

Microbiota intestinal: qual a relação entre mãe e bebê?

A primeira infância (período até os 2 anos de vida do bebê) é a época em que o ser humano cresce mais rápido em toda sua vida. Por isso há uma demanda energética do organismo muito alta, sendo importante os cuidados nutricionais nesse período. Levando em consideração que há 100 vezes mais células bacterianas do que células humanas presentes no organismo (sendo que o intestino humano contém de 70 a 80% das células do sistema imune), a mãe é a principal responsável pela formação da microbiota intestinal do seu bebê. Esse foi o foco da palestra Modulação Intestinal: da gestação à primeira infância apresentada pela nutricionista Daiana Belén Lopez (RJ). Um encontro gratuito que aconteceu no Café com Especialistas na sede IDE (Recife) na última sexta-feira, dia 13 de Julho.

Sobre a palestra

Dos pontos discutidos durante a palestra, Daiana Lopez deu atenção para quando se inicia a formação da microbiota intestinal do bebê. Em que momentos a microbiota intestinal da mãe passa a interferir na do bebê? E, da mesma forma, se há mudanças na microbiota da própria mãe durante o período gestacional. Em uma disbiose intestinal, por exemplo, esta tem relação com a redução da ação de enzimas, formação de compostos tóxicos e aumento de citocinas pró-inflamatórias. Tudo isso prejudica a digestão de alimentos e no metabolismo de nutriente. O que pode ocasionar na obesidade da paciente. Mas quais efeitos essa disbiose pode ter no caso dessa paciente ser uma gestante? Será que pode haver interferência no estado cognitivo por meio da conexão cérebro-intestino? E ainda se for o caso da mãe estar sob uso de probióticos, será que há efeitos diretos no bebê? Quais atenções o nutricionista deve ter ao prescrever probióticos? A partir daí, a palestrante levanta dados e análises sobre a importância nos cuidados da alimentação da mãe desde a gestação (ou mesmo antes, se for possível) até a lactação para a formação da microbiota do bebê, assim como tudo que ela consome. Como também, e não menos importante, quais são as propriedades e benefícios do leite materno no organismo da criança. A palestra deixou claro o quanto é relevante o nutricionista instruir todas as mães (e futuras mamães) sobre a importância de uma alimentação saudável antes, durante e depois da gestação. A saúde da mãe refletirá na saúde e crescimento de seu filho.   A professora Daiana Belén Lopez faz parte do corpo docente das pós-graduação em Nutrição Clínica nas Fases da Vida - Recife. Curso sob a coordenação de Roberta Morgana e Joyce Moraes (Núcleo Nutrição IDE).

Comentários

Posts relacionados

TODOS OS POSTS