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Humanização na Enfermagem: o que é e qual a sua importância?

Vamos conversar sobre a humanização na Enfermagem? Confira nosso post e entenda melhor a importância desse conceito na área da saúde!

Humanização na Enfermagem: o que é e qual a sua importância?

Quem escolhe ser enfermeiro tem uma carreira dedicada ao cuidado do paciente, prezando, assim, a sua saúde, bem-estar e segurança. Contudo, além de toda a bagagem de conhecimento técnico-científico para exercer um trabalho de qualidade, é preciso aplicar a humanização na Enfermagem a fim de se tornar um profissional completo.

Oferecer um atendimento humanizado é uma abordagem que ganha cada vez mais destaque no campo da saúde. Esse é um conceito que leva em consideração o tratamento do paciente como um todo, respeitando as suas particularidades, e não apenas como um “objeto de estudo”.

Desse modo, precisa ser de conhecimento dos profissionais de todas as áreas que atuam diretamente com o paciente. Quer entender melhor esse conceito, os benefícios dessa forma de atendimento e como aplicá-lo na rotina da Enfermagem? É só conferir o nosso post!

O que é humanização na Enfermagem?

Por muito tempo, o objetivo principal dos profissionais de saúde era estudar a fundo as doenças e seus sintomas para, a partir disso, oferecer o tratamento mais adequado. Tratava-se de uma abordagem focada essencialmente em algum problema ou patologia, sem considerar o paciente.

Com o tempo, percebeu-se que, para oferecer um atendimento de saúde completo, é preciso colocar o paciente em primeiro lugar. Assim, além de analisar a doença, os profissionais de saúde — enfermeiros, médicos, dentistas e outros — precisam oferecer uma atenção integral a essa pessoa, enxergando-a como um ser biopsicossocial.

Mas, afinal, o que isso significa? Bem, de modo simples, para a assistência à saúde ser realmente de qualidade, é fundamental levar em conta a queixa do indivíduo, o que ele está sentindo, seus medos, crenças, estilo de vida e outros fatores que vão contribuir para um cuidado mais personalizado.

Ter essa postura é importante porque o paciente, geralmente, chega fragilizado a uma clínica ou hospital, sem saber qual será a abordagem ou como será o contato com os profissionais. Então, diante disso, o melhor a fazer é amparar o indivíduo, seus familiares e acompanhantes.

Um olhar mais sensível para a pessoa vai proporcionar confiança, evitando, por exemplo, que ela fique inibida em relatar o que está sentindo. Sendo que, muitas vezes, esse é um fator determinante para o melhor tratamento.

Por último, destacamos que é um trabalho no qual o respeito e a empatia vêm em primeiro lugar, inclusive entre os profissionais de saúde. Esse é o caminho certo para que possamos ter tratamentos mais bem-sucedidos e pacientes cada vez mais engajados com a própria saúde.

Qual é a diferença entre um atendimento não humanizado e o humanizado?

Para um atendimento ser visto como humanizado, ele precisa ter o paciente como um ser humano completo e não apenas como um objeto de estudos. Assim, algumas características desse processo são:

  • atenção na hora de ouvir e falar;
  • empatia e delicadeza;
  • respeito às particularidades (medos, fobias, limitações financeiras, religião e estilo de vida);
  • conversa direta, sem jargões técnicos e com a garantia de compreensão do paciente e dos seus acompanhantes;
  • paciência;
  • respeito.

Além disso, outra característica do atendimento humanizado está no uso das novidades da área da saúde em todo esse processo. Afinal, utilizar estratégias arcaicas e, muitas vezes, refutadas cientificamente é algo que não demonstra tanto respeito pelo paciente.

Dessa forma, um atendimento não humanizado é aquele que:

  • busca apenas um diagnóstico, sem considerar as particularidades do paciente;
  • não ouve, mas apenas fala;
  • utiliza uma linguagem inacessível ao paciente, deixando-o com dúvidas sobre o próprio estado de saúde, os tratamentos feitos ou o prognóstico do seu caso;
  • utiliza técnicas antiquadas;
  • não traz respeito e empatia como pilares do atendimento.

Quais são os benefícios do atendimento humanizado?

Ao adotar a humanização na Enfermagem, os auxiliares, técnicos e enfermeiros conseguem oferecer uma assistência integral aos pacientes. Afinal, eles passam a entender o enfermo em sua totalidade, não apenas com foco na doença ou no quadro clínico, o que vai fazer a diferença no atendimento. Nesse sentido, as vantagens dessa abordagem são inúmeras, entre elas:

  • trabalho em equipe mais coordenado e eficaz, pois há uma melhora na comunicação;
  • ambiente profissional mais harmônico, o que contribui para uma boa saúde mental do enfermeiro, evitando conflitos e estresse;
  • relação de confiança entre paciente e enfermeiro, permitindo que o profissional consiga oferecer um atendimento personalizado;
  • engajamento maior do paciente, contribuindo para um tratamento com melhores resultados;
  • trabalho que segue os princípios éticos da Enfermagem, com respeito total aos enfermos, permitindo ao enfermeiro honrar seu diploma e atuar seguindo as normas de sua profissão;
  • contato mais próximo com acompanhantes e familiares, visto que eles também recebem acolhimento.

Como aplicar essa humanização na área da saúde?

Em quais situações é possível aplicar a humanização na Enfermagem e em outras áreas da saúde? Praticamente, em toda a rotina dos profissionais. Veja abaixo.

Cordialidade e olho no olho

Em primeiro lugar, é essencial ser cordial e respeitar os pacientes e seus acompanhantes, chamando as pessoas pelo nome e olhando no olho durante o atendimento. O enfermeiro precisa ter paciência para ouvir o indivíduo, explicar todos os procedimentos que serão adotados, respeitar sua vontade e tirar todas as suas dúvidas.

Sabemos como o dia a dia de quem escolhe essa carreira é corrido e cansativo, mas é necessário que o profissional saiba atender com um sorriso no rosto, oferecendo conforto às pessoas. Assim, é essencial conseguir separar vida pessoal e profissional.

Atendimento individualizado

A ideia é transmitir confiança, segurança e também bem-estar, mesmo em momentos mais difíceis. Por isso, é preciso ser empático, ou seja, ter a capacidade de se colocar no lugar do enfermo, com a finalidade de entender de qual tipo de cuidado ele necessita naquele momento.

Apesar de seguir regras em sua rotina de trabalho, como a elaboração do registro de evolução do paciente e outros protocolos, é importante que o enfermeiro saiba oferecer um atendimento individualizado.

Agenda organizada

Além disso, é fundamental que as instituições de saúde, como clínicas e hospitais, tenham um cuidado também na hora de montar a agenda de atendimentos, de forma a não deixar ninguém esperando por muito tempo. Pode parecer um detalhe bobo, mas essa preocupação é uma forma de respeito ao paciente.

E, claro, respeitar uma agenda facilita também o dia a dia dos profissionais envolvidos no atendimento. Com esse cuidado, todos saem ganhando e, assim, a humanização pode ser aplicada de maneira ainda mais eficiente, com atendimentos realmente cuidadosos, sem pressa e com foco total no paciente.

Atenção humanizada aos familiares

Engana-se quem acha que o atendimento humanizado na Enfermagem, ou em qualquer outra profissão da área da saúde, começa e termina no tratamento ofertado ao paciente. É preciso estender toda a cortesia aos acompanhantes e familiares, que também fazem parte desse processo.

Ter o cuidado de deixar os familiares e acompanhantes bem informados a respeito da condição do paciente é também uma maneira de oferecer uma atenção humanizada. Isso otimiza os resultados nos tratamentos (que muitas vezes são auxiliados por terceiros) e permite que o paciente se sinta mais confiante e acolhido naquele ambiente.

O que pode ou não pode ser feito nos atendimentos humanizados?

No atendimento humanizado, o enfermeiro pode:

  • perguntar;
  • opinar, desde que apenas sobre assuntos relevantes referentes ao tratamento;
  • ouvir;
  • prestar suporte;
  • orientar o paciente a buscar atendimento em outras esferas (como o serviço social, entre outros).

Entre as coisas que não devem fazer parte de um atendimento voltado à humanização, podemos citar:

  • julgamentos de valor;
  • opiniões sobre a vida pessoal ou escolhas do paciente;
  • falta de orientação ao paciente sobre o próprio tratamento ou orientações gerais.

Há outras dicas para manter uma relação mais humanizada com os pacientes?

Se você quer conhecer outras informações sobre como abordar o paciente de maneira humanizada nos atendimentos, confira as dicas a seguir:

  • sempre se apresente a todos os que estão presentes;
  • ofereça-se para ouvir as queixas do paciente;
  • caso os acompanhantes digam algo, também escute com atenção;
  • transmita confiança e segurança;
  • olhe nos olhos e mostre que está atenta(o) ao que está sendo informado;
  • se possível, anote detalhes sobre cada paciente, como religião, preferências e informações que não estão necessariamente no prontuário;
  • explique cada procedimento que será feito, solicitando licença e pedindo a permissão do paciente;
  • traga informações de maneira transparente, sem ocultar detalhes;
  • pergunte o que o paciente entendeu sobre o próprio quadro e tratamento e veja se ele ficou com alguma dúvida;
  • ofereça um atendimento personalizado.

Como a tecnologia se relaciona com a humanização na área da saúde?

O uso da tecnologia na área da saúde é algo que chegou para ficar. Cada vez mais esses recursos são utilizados na Medicina, na Enfermagem e em vários outros campos do estudo. O que poucos sabem é que o processo de otimização também ajuda (e muito!) na humanização.

Alguns benefícios são:

  • redução do tempo de espera para os atendimentos;
  • maior organização no agendamento;
  • recdução na perda de informações, como de prontuários, algo que pode prejudicar o andamento do tratamento dos pacientes;
  • diagnósticos mais precisos;
  • resultados mais rápidos, entre outros.

Como podemos ver, a tecnologia ajuda muito desde o momento do agendamento de uma consulta ou da retenção de informações sobre um paciente até a hora da realização de exames mais modernos e que trazem mais detalhes sobre a saúde de cada um de nós. É um benefício completo!

Quais são as consequências da não implementação da humanização na Enfermagem?

A seguir, confira algumas possíveis consequências que podem ser observadas quando os enfermeiros (e outros profissionais da área da saúde) não trabalham as questões relacionadas ao atendimento humanizado.

Falta de engajamento dos pacientes no tratamento

Uma das consequências mais diretas da ausência de humanização nos atendimentos é a falta de engajamento dos pacientes em seus tratamentos. Ao se sentirem desconfortáveis e não acolhidos, eles podem criar uma resistência aos profissionais envolvidos e, consequentemente, às prescrições e recomendações feitas por eles.

Ausência de informações importantes

Um atendimento humanizado é pautado na busca pela transmissão de informações claras e objetivas. Quando essa conversa não flui como deveria, a troca é interrompida e tanto o profissional da saúde quanto o paciente podem ficar sem informações cruciais para a otimização do quadro.

Dificuldade na compreensão das informações passadas

Novamente, a dificuldade na comunicação pode fazer com que muitas informações importantes (como a posologia das medicações) não seja devidamente captada pelos pacientes e pelos seus acompanhantes.

Insegurança e atrasos nos tratamentos

Como consequência, temos um quadro complicado, no qual os tratamentos podem ser prejudicados devido à falta de engajamento e à ausência de informações claras sobre todo o processo.

Atrasos em diagnósticos futuros

Da mesma forma, a falta de segurança dos pacientes nos profissionais não humanizados faz com que eles evitem os serviços médicos, postergando os atendimentos e fazendo com que quadros inicialmente simples se agravem consideravelmente.

Riscos para a vida do paciente

Por fim, temos os riscos para a vida do próprio paciente, tanto devido à demora em buscar atendimento médico, quanto graças a problemas com as medicações e outros fatores. A humanização salva vidas!

Quais habilidades são importantes para trabalhar com uma abordagem humanizada?

Para oferecer a assistência humanizada, os auxiliares, técnicos e enfermeiros precisam trabalhar com inteligência emocional. Mas o que é essa característica?

Ela se refere à capacidade de entender os próprios sentimentos e também os das outras pessoas. Dessa forma, o profissional aprende a lidar com as mais diferentes situações, transmitindo acolhimento em seu trabalho. Outras competências que podem ser trabalhadas são:

  • organização — para atender a todos da melhor maneira;
  • desenvolvimento da liderança — a fim de ter uma boa comunicação com a equipe;
  • proatividade — de modo a antecipar cenários, minimizando possíveis problemas que possam trazer algum risco ao paciente.

Sem contar que, para oferecer uma atenção integral, é sempre recomendado que o enfermeiro esteja aberto ao aprendizado, buscando cursos — como os de pós-graduação — com o objetivo de se aperfeiçoar cada vez mais na carreira.

Um olhar sensível para o paciente de modo a enxergá-lo em sua totalidade vai fazer diferença na assistência à saúde. Portanto, é imprescindível adotar a humanização na Enfermagem a fim de realizar um trabalho de excelência e de estar em sinergia com as principais tendências do setor em todo o mundo.

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