Quem escolhe ser enfermeiro tem uma carreira dedicada ao cuidado do paciente, prezando, assim, a sua saúde, bem-estar e segurança. Contudo, além de toda a bagagem de conhecimento técnico-científico para exercer um trabalho de qualidade, é preciso aplicar a humanização na Enfermagem a fim de se tornar um profissional completo.
Oferecer um atendimento humanizado é uma abordagem que ganha cada vez mais destaque no campo da saúde. Esse é um conceito que leva em consideração o tratamento do paciente como um todo, respeitando as suas particularidades, e não apenas como um “objeto de estudo”.
Desse modo, precisa ser de conhecimento dos profissionais de todas as áreas que atuam diretamente com o paciente. Quer entender melhor esse conceito, os benefícios dessa forma de atendimento e como aplicá-lo na rotina da Enfermagem? É só conferir o nosso post!
Por muito tempo, o objetivo principal dos profissionais de saúde era estudar a fundo as doenças e seus sintomas para, a partir disso, oferecer o tratamento mais adequado. Tratava-se de uma abordagem focada essencialmente em algum problema ou patologia, sem considerar o paciente.
Com o tempo, percebeu-se que, para oferecer um atendimento de saúde completo, é preciso colocar o paciente em primeiro lugar. Assim, além de analisar a doença, os profissionais de saúde — enfermeiros, médicos, dentistas e outros — precisam oferecer uma atenção integral a essa pessoa, enxergando-a como um ser biopsicossocial.
Mas, afinal, o que isso significa? Bem, de modo simples, para a assistência à saúde ser realmente de qualidade, é fundamental levar em conta a queixa do indivíduo, o que ele está sentindo, seus medos, crenças, estilo de vida e outros fatores que vão contribuir para um cuidado mais personalizado.
Ter essa postura é importante porque o paciente, geralmente, chega fragilizado a uma clínica ou hospital, sem saber qual será a abordagem ou como será o contato com os profissionais. Então, diante disso, o melhor a fazer é amparar o indivíduo, seus familiares e acompanhantes.
Um olhar mais sensível para a pessoa vai proporcionar confiança, evitando, por exemplo, que ela fique inibida em relatar o que está sentindo. Sendo que, muitas vezes, esse é um fator determinante para o melhor tratamento.
Por último, destacamos que é um trabalho no qual o respeito e a empatia vêm em primeiro lugar, inclusive entre os profissionais de saúde. Esse é o caminho certo para que possamos ter tratamentos mais bem-sucedidos e pacientes cada vez mais engajados com a própria saúde.
Para um atendimento ser visto como humanizado, ele precisa ter o paciente como um ser humano completo e não apenas como um objeto de estudos. Assim, algumas características desse processo são:
Além disso, outra característica do atendimento humanizado está no uso das novidades da área da saúde em todo esse processo. Afinal, utilizar estratégias arcaicas e, muitas vezes, refutadas cientificamente é algo que não demonstra tanto respeito pelo paciente.
Dessa forma, um atendimento não humanizado é aquele que:
Ao adotar a humanização na Enfermagem, os auxiliares, técnicos e enfermeiros conseguem oferecer uma assistência integral aos pacientes. Afinal, eles passam a entender o enfermo em sua totalidade, não apenas com foco na doença ou no quadro clínico, o que vai fazer a diferença no atendimento. Nesse sentido, as vantagens dessa abordagem são inúmeras, entre elas:
Em quais situações é possível aplicar a humanização na Enfermagem e em outras áreas da saúde? Praticamente, em toda a rotina dos profissionais. Veja abaixo.
Em primeiro lugar, é essencial ser cordial e respeitar os pacientes e seus acompanhantes, chamando as pessoas pelo nome e olhando no olho durante o atendimento. O enfermeiro precisa ter paciência para ouvir o indivíduo, explicar todos os procedimentos que serão adotados, respeitar sua vontade e tirar todas as suas dúvidas.
Sabemos como o dia a dia de quem escolhe essa carreira é corrido e cansativo, mas é necessário que o profissional saiba atender com um sorriso no rosto, oferecendo conforto às pessoas. Assim, é essencial conseguir separar vida pessoal e profissional.
A ideia é transmitir confiança, segurança e também bem-estar, mesmo em momentos mais difíceis. Por isso, é preciso ser empático, ou seja, ter a capacidade de se colocar no lugar do enfermo, com a finalidade de entender de qual tipo de cuidado ele necessita naquele momento.
Apesar de seguir regras em sua rotina de trabalho, como a elaboração do registro de evolução do paciente e outros protocolos, é importante que o enfermeiro saiba oferecer um atendimento individualizado.
Além disso, é fundamental que as instituições de saúde, como clínicas e hospitais, tenham um cuidado também na hora de montar a agenda de atendimentos, de forma a não deixar ninguém esperando por muito tempo. Pode parecer um detalhe bobo, mas essa preocupação é uma forma de respeito ao paciente.
E, claro, respeitar uma agenda facilita também o dia a dia dos profissionais envolvidos no atendimento. Com esse cuidado, todos saem ganhando e, assim, a humanização pode ser aplicada de maneira ainda mais eficiente, com atendimentos realmente cuidadosos, sem pressa e com foco total no paciente.
Engana-se quem acha que o atendimento humanizado na Enfermagem, ou em qualquer outra profissão da área da saúde, começa e termina no tratamento ofertado ao paciente. É preciso estender toda a cortesia aos acompanhantes e familiares, que também fazem parte desse processo.
Ter o cuidado de deixar os familiares e acompanhantes bem informados a respeito da condição do paciente é também uma maneira de oferecer uma atenção humanizada. Isso otimiza os resultados nos tratamentos (que muitas vezes são auxiliados por terceiros) e permite que o paciente se sinta mais confiante e acolhido naquele ambiente.
No atendimento humanizado, o enfermeiro pode:
Entre as coisas que não devem fazer parte de um atendimento voltado à humanização, podemos citar:
Se você quer conhecer outras informações sobre como abordar o paciente de maneira humanizada nos atendimentos, confira as dicas a seguir:
O uso da tecnologia na área da saúde é algo que chegou para ficar. Cada vez mais esses recursos são utilizados na Medicina, na Enfermagem e em vários outros campos do estudo. O que poucos sabem é que o processo de otimização também ajuda (e muito!) na humanização.
Alguns benefícios são:
Como podemos ver, a tecnologia ajuda muito desde o momento do agendamento de uma consulta ou da retenção de informações sobre um paciente até a hora da realização de exames mais modernos e que trazem mais detalhes sobre a saúde de cada um de nós. É um benefício completo!
A seguir, confira algumas possíveis consequências que podem ser observadas quando os enfermeiros (e outros profissionais da área da saúde) não trabalham as questões relacionadas ao atendimento humanizado.
Uma das consequências mais diretas da ausência de humanização nos atendimentos é a falta de engajamento dos pacientes em seus tratamentos. Ao se sentirem desconfortáveis e não acolhidos, eles podem criar uma resistência aos profissionais envolvidos e, consequentemente, às prescrições e recomendações feitas por eles.
Um atendimento humanizado é pautado na busca pela transmissão de informações claras e objetivas. Quando essa conversa não flui como deveria, a troca é interrompida e tanto o profissional da saúde quanto o paciente podem ficar sem informações cruciais para a otimização do quadro.
Novamente, a dificuldade na comunicação pode fazer com que muitas informações importantes (como a posologia das medicações) não seja devidamente captada pelos pacientes e pelos seus acompanhantes.
Como consequência, temos um quadro complicado, no qual os tratamentos podem ser prejudicados devido à falta de engajamento e à ausência de informações claras sobre todo o processo.
Da mesma forma, a falta de segurança dos pacientes nos profissionais não humanizados faz com que eles evitem os serviços médicos, postergando os atendimentos e fazendo com que quadros inicialmente simples se agravem consideravelmente.
Por fim, temos os riscos para a vida do próprio paciente, tanto devido à demora em buscar atendimento médico, quanto graças a problemas com as medicações e outros fatores. A humanização salva vidas!
Para oferecer a assistência humanizada, os auxiliares, técnicos e enfermeiros precisam trabalhar com inteligência emocional. Mas o que é essa característica?
Ela se refere à capacidade de entender os próprios sentimentos e também os das outras pessoas. Dessa forma, o profissional aprende a lidar com as mais diferentes situações, transmitindo acolhimento em seu trabalho. Outras competências que podem ser trabalhadas são:
Sem contar que, para oferecer uma atenção integral, é sempre recomendado que o enfermeiro esteja aberto ao aprendizado, buscando cursos — como os de pós-graduação — com o objetivo de se aperfeiçoar cada vez mais na carreira.
Um olhar sensível para o paciente de modo a enxergá-lo em sua totalidade vai fazer diferença na assistência à saúde. Portanto, é imprescindível adotar a humanização na Enfermagem a fim de realizar um trabalho de excelência e de estar em sinergia com as principais tendências do setor em todo o mundo.
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Categorias:enfermagem
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