Todas as cidades

Blog

Gerontologia: por que se especializar nessa área? Descubra aqui!

A Gerontologia é uma das profissões do futuro na área da saúde. Acompanhe nosso post e entenda o porquê!

Gerontologia: por que se especializar nessa área? Descubra aqui!

De acordo com dados disponibilizados pelo IBGE, a expectativa de vida dos brasileiros é cada vez mais alta, mesmo com a redução ocasionada pela pandemia da Covid-19. Nesse sentido, a Gerontologia, que é uma área comum a saúde, assistencial, Social e Direito, É a ciência centrada no cuidado das condições físicas, emocionais e sociais da população idosa, se torna ainda mais relevante e procurada.

Afinal de contas, um envelhecimento com qualidade de vida precisa levar em consideração uma série de fatores, que envolve o auxílio de profissionais especializados nesse grupo e que também podem atuar em equipes multidisciplinares.

Para responder a essa e outras dúvidas relacionadas à Gerontologia, preparamos este artigo com diversas informações essenciais para você. Continue a leitura e saiba mais!

O que é a Gerontologia?

Conforme mencionado, o profissional especializado em gerontologia estuda o envelhecimento populacional, com o objetivo de estudar as mudanças ocorridas e comuns na conhecida terceira idade, para que essa população possa ter uma melhor qualidade de vida ao longo dos anos. 

Isso contribui para redução do preconceito em torno da terceira idade, que muitas vezes é associado a improdutividade e fragilidade. Além disso, ao promover um envelhecimento mais digno e saudável, os profissionais dessa área também reduzem o número de internações e as chances de sobrecarga no sistema de saúde, que teria a demanda elevada.

Qual a diferença entre Geriatria e Gerontologia?

O senso comum costuma confundir essas duas áreas da saúde, mas tratam-se de conceitos diferentes. Enquanto a Geriatria é uma área médica que estuda especificamente as doenças presentes na pessoa idosa, a gerontologia estuda todo o processo de envelhecimento e como oferecer mais longevidade e bem-estar ao longo dos anos. 

Quer dizer, além das doenças comuns na terceira idade, lidar com processo de envelhecimento também inclui o combate a preconceitos na sociedade, dentro das famílias, organizações assistenciais, maus-tratos etc. 

Para isso, é possível concluir o bacharelado em Gerontologia ou uma pós-graduação para se tornar especialista no assunto, o que permite que profissionais de qualquer outro segmento se especializem, seja um fisioterapeuta ou um advogado, por exemplo.

Como é a rotina de um profissional de Gerontologia?

O profissional de Gerontologia pode atuar em diferentes segmentos, de acordo com sua formação, que pode ser:

?        bacharelado: formação generalista, podendo atuar em equipe multiprofissional e realizar serviços de atenção ao idoso em diferentes níveis de complexidade;

?        tecnólogo: as ações desenvolvidas são mais específicas, e não generalistas, e o profissional pode ser integrado em grupos de Nutrição, FONOAUDIOLOGIA, fisioterapia, cosmética, farmácia etc.;

?       pós-graduação: voltada para quem deseja aprofundar os conhecimentos na temática de envelhecimento, a partir do desenvolvimento de programas diversificados que envolvam aspectos políticos, biológicos, sociológicos etc.

Dentro de todas essas possibilidades, no geral, o especialista nessa área tem uma rotina que permite a atuação em:

?       gestão: responsável pelo trabalho na administração de instituições que realizem serviços para esse grupo, como casas de repouso;

?       apoio familiar: atua na orientação psicológica e aconselhamento de familiares para que eles contribuam com a maior qualidade de vida dos idosos;

?       capacitação: prepara cuidadores de idosos para o tratamento adequado;

?       atendimento: integra equipes multidisciplinares em clínicas e hospitais para que o idoso seja avaliado amplamente e considerando seu contexto social;

?       planejamento: elabora, promove e coordena medidas que orientam a população sobre o correto cuidado na terceira idade, levando em conta as doenças mais comuns e fatores culturais e sociopolíticos;

?       docência e pesquisa: responsável pela orientação de projetos e pesquisa e ministração de aulas práticas e teóricas.

Como é o mercado de trabalho para o ESPECIALISTA EM GERONTOLOGIA?

Diante do contexto em que o envelhecimento populacional brasileiro é crescente, assim como a maior expectativa de vida, a tendência é que haja cada vez mais oportunidades de trabalho para ESSES ESPECIALISTAS. 

E ainda, saiba que desde 2015 a profissão DE GERONTÓLOGO foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho, em uma sinalização de que a prática ganha mais formalização. Mesmo que ainda seja importante a regulamentação pelo Senado e sanção da Presidência da República, os cursos de especialização em Gerontologia se mostram como uma alternativa. O título de especialista é fornecido pela SBGG — Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia —, após a conclusão da pós QUE POSSUA ESSE RECONHECIMENTO.

 

Saiba também que as regiões que mais concentram essas profissões são o Sul e Sudeste, deixando as outras mais carentes da Gerontologia. Afinal, em todo o Brasil existe população idosa, familiares precisando de orientações adequadas quanto ao cuidado com esse grupo etc. E ainda, considerando que existem cursos EAD, é possível se formar na área residindo em qualquer local do Brasil.

Como é a pós-graduação em Gerontologia?

Conforme mencionado, a área oferece inúmeras possibilidades de trabalho e um mercado crescente para quem deseja atuar. Ainda assim, optar por uma especialização é sempre uma maneira de ter um diferencial no currículo, ter mais capacitação e entendimento do assunto, construir networking, amadurecimento pessoal e muito mais. 

Além disso, a pós-graduação em Gerontologia recebe profissões que já possuem curso superior em diferentes segmentos, não necessariamente na área da saúde. Por exemplo, você pode ter licenciatura, formação em Direito, Administração etc. e desejar se especializar no cuidado com idosos.

 

Nesse caso, existe pós-graduação que permite a escolha da área de atuação dentro da Gerontologia, que pode ser:

?       Estética;

?       Radiologia;

?       Farmácia;

?       Fonoaudiologia;

?       Enfermagem;

?       Nutrição;

?       Educação Física;

?       Multidisciplinar;

?       Fisioterapia;

?       Terapia Ocupacional;

?       Medicina;

?       Medicina Veterinária.

 

Seja qual for o seu interesse, nós da Faculdade IDE oferecemos o curso com carga horária de 400, 380 ou 360 horas na parte da noite, que costuma ser mais cômodo para a maioria dos alunos. As aulas são ministradas por docentes experientes, atualizados com as necessidades atuais e que possibilitam a vivência prática em locais especializados.

Como você pôde perceber, além do mercado de trabalho favorável, com oportunidades e uma procura crescente por profissionais, a Gerontologia também é indispensável para promoção de melhor qualidade de vida na terceira idade, combatendo preconceitos, maus-tratos, orientando familiares, evitando a sobrecarga dos sistemas de saúde e trazendo muitos outros benefícios.

Quer saber mais sobre a pós-graduação da Faculdade IDE? Acesse nosso site e tire suas dúvidas!

Comentários

Posts relacionados

TODOS OS POSTS