Foi-se o tempo em que a graduação era um diferencial de mercado. É claro que ela continua sendo muito importante, mas hoje representa apenas o primeiro passo de uma vida de capacitações e estudos constantes. As especializações em educação física são um exemplo — e muitas pessoas nem sabem que elas existem ou quais são as melhores alternativas. Ainda assim, é bom se informar, pois elas representam uma oportunidade de desenvolver outras habilidades e se destacar no mercado. Para entender melhor o diferencial de uma pós-graduação e que caminho seguir, não deixe de ler este artigo. Compartilhamos aqui quais são as opções para quem é formado em educação física! Vamos lá?
O mercado de educação física é muito concorrido. Existem hoje muitos profissionais formados e procurando uma oportunidade — um cenário comum na maioria das profissões. Considerando isso tudo, sempre surge a pergunta "o que fazer para me diferenciar dos outros?". A resposta é simples: as especializações em educação física! Estudar depois de completar a graduação é quase uma necessidade nos dias de hoje. Além de ser bem-visto pelo mercado, pois essa é uma forma de mostrar que você está sempre se atualizando e buscando alternativas para melhorar constantemente. Em outras palavras, significa que você se coloca à frente dos seus concorrentes.
Agora que você descobriu como as especializações em educação física são importantes, pode ser que esteja se perguntando quais são os melhores caminhos, certo? Conheça alguns abaixo:
O Brasil caminha para um envelhecimento natural. Segundo dados do IBGE, o envelhecimento da população do Brasil deve se acelerar nas próximas décadas. Esse cenário simboliza uma grande oportunidade para aqueles que se especializarem em tratamentos para pessoas nessa faixa etária. A prescrição de exercícios para grupos especiais vai ser, cada vez mais, uma boa opção de trabalho. Assim, os idosos e outras pessoas que demandam cuidados específicos podem contar com a ajuda e o suporte de um profissional capacitado para essa tarefa. Caso você não saiba, os grupos especiais englobam idosos, sedentários, diabéticos, tabagistas, obesos e asmáticos. Como você pode perceber, uma oportunidade de atuação bem promissora. O profissional formado vai trabalhar prescrevendo exercícios físicos para os mais diversos grupos — sempre focado em desenvolver a cultura de hábitos saudáveis. Para isso, pode atuar nas academias, em casa ou ainda nos núcleos de saúde. Para dar conta do recado, o estudante precisa aprender sobre farmacologia, exercício físico para condições especiais e epidemiologia das doenças crônicas. Além disso, são abordados conteúdos sobre hipertensão, diabetes, lesões e prescrição de exercícios desde a infância até a velhice.
O curso de aprendizagem e desenvolvimento motor é, atualmente, uma das melhores opções entre as especializações em educação física do mercado e é um excelente caminho para quem quer continuar se aprimorando após a graduação. Diante dessa realidade, conhecer um pouco mais sobre essa alternativa pode ser muito interessante para sua carreira. Esse é um ramo em franco crescimento, no qual os educadores físicos ganham a oportunidade de intercâmbios e de discutir as experiências acadêmicas no âmbito do comportamento motor humano. As disciplinas capacitam o profissional a propor intervenções, com base nos estudos e nos conhecimentos da mobilidade e da cinesiologia humana. Vale ressaltar que a grade do curso inclui matérias técnicas, que ensinam muitas das competências necessárias para quem deseja atender com eficiência alguns públicos específicos. As pessoas na terceira idade e crianças, por exemplo, estão estão entre os que mais demandam educadores físicos especializados no mercado de trabalho atual.
No curso de natação e atividades aquáticas, os alunos poderão aprender bastante sobre essa área tão importante no universo dos esportes e da educação física. Entre outros diferenciais, os estudantes terão acesso às aulas práticas e teóricas, além de professores renomados nesse segmento e com diferentes expertises profissionais. O curso capacita os graduados em Educação Física a se tornarem ainda mais completos, com conhecimentos que possibilitam uma prescrição ainda mais adequada da natação e das atividades aquáticas para diferentes pessoas e faixas etárias, em consonância com os conceitos de fisiologia do exercício aplicada aos exercícios aquáticos. Também é importante ressaltar o estímulo do quadro docente para que os discentes tenham um consumo crítico e produzam conhecimentos na área, com aprofundamento em disciplinas como a biomecânica no meio líquido e atividades aquáticas aplicadas a reabilitação, para jovens, adultos, idosos, gestantes e bebês. Outro ponto importante e que vem ganhando espaço é a aplicação das atividades aquáticas como um poderoso coadjuvante no combate às principais doenças metabólicas e à obesidade. Esse é um campo que vem apresentando forte crescimento e oportuniza cargos bem remunerados em clubes, academias, escolas e em saúde coletiva.
Nos dias de hoje, aumentou muito a procura das pessoas por atividades físicas que possibilitem não apenas mais saúde, como também mais harmonia para o corpo. Isso é um fator que influencia na autoestima e na autoconfiança, mexendo com a vida pessoal e até a profissional. Diante dessa demanda da sociedade, profissionais capacitados para atuar tanto na esfera privada quanto na pública. Entre os principais contratantes, estão academias de ginástica, clubes e clínicas. Ao conhecer essa realidade, fica fácil perceber que investir em um curso de Treinamento Funcional e de Força pode ser muito interessante. Nessa pós, os alunos terão não apenas aulas teóricas e práticas, como também terão acesso a um corpo docente com professores com diferentes expertises e várias formações. Os principais objetivos desse curso são uma completa capacitação dos graduados em Educação Física para que possam intervir adequadamente na avaliação, na prescrição e na orientação de exercícios funcionais e de força, para atender as mais diferentes populações, incluindo aí públicos como idosos e deficientes físicos. Essa pós-graduação também estimula seus alunos para que consigam ter autonomia e as ferramentas necessárias para acessar e interpretar informações científicas da mais elevada qualidade, possibilitando, dessa maneira, que os egressos possam apostar em atualizações constantes sobre os assuntos relacionados. A formação é bem completa e oportuniza a atuação em diferentes funções relacionadas aos treinamentos funcional e de força, da fisiologia muscular, da cinesiologia, das principais doenças do aparelho locomotor, de doenças metabólicas e muito mais!
Quem não pensaria em fazer uma pós-graduação em educação física com foco em atletas e pessoas com alto rendimento? Esse curso está entre as opções mais visadas e valorizadas da atualidade, então é bom ficar de olho! O objetivo das aulas é preparar o educador físico para um treinamento focado no alto rendimento. Para isso, eles precisam lidar com conceitos e métodos modernos — que têm comprovação — para melhorar o rendimento dos atletas, fazendo com que eles consigam manter o nível profissional. Durante a pós-graduação, o estudante aprende sobre os princípios biomecânicos que melhoram a performance, como periodizar o rendimento, métodos de controle e outros assuntos, como as lesões no caso dos treinamentos de alto rendimento. Para fechar a grade curricular, são abordados treinos da resistência e de força e nutrição esportiva.
O curso de Gestão e Empreendedorismo na Educação Física e no Esporte é um dos mais requisitados do momento e, definitivamente, também é uma das opções que tendem a ter o melhor mercado de trabalho em médio e longo prazos. Isso acontece porque já há, hoje em dia, uma grande demanda por profissionais especializados na área. Essa especialização tem como um de seus principais objetivos a formação de especialistas por meio da reflexão e do aprofundamento dos conhecimentos na área de gerenciamento e administração esportiva em todos os seus âmbitos, com princípios fundamentados em investigações científicas concretas. Ao escolher uma pós-graduação desse tipo, o educador físico se torna um profissional de saúde muito mais completo, pois, além dos seus conhecimentos básicos da graduação e da sua experiência profissional, ele também estará apto a planejar, sistematizar e desenvolver atividades esportivas e de lazer em diversos locais.
Entre os lugares que mais oportunizam cargos para esse especialista, podemos destacar as escolas, clubes e associações, assim como o imenso contingente de academias de ginástica que temos hoje no Brasil. Além disso, existem posições bem remuneradas e de liderança, tanto na esfera pública quanto na privada. No curso, são lecionadas disciplinas muito interessantes, que ajudam a desenvolver coletivamente um conhecimento que possibilite a transformação de pensamentos críticos, propositivos e construtivos na gestão esportiva, sempre preservando as peculiaridades típicas dessa área de conhecimento. Os egressos dessa pós-graduação poderão formular, implantar e viabilizar ações, projetos e programas de desportos, saberão montar planos de negócios e marketing, conhecerão tecnologias, além de ficarem a par dos principais estudos sobre a economia e sobre negócios que envolvam as principais atividades esportivas da atualidade. Agora que você já conhece algumas das principais especializações em educação física disponíveis nos dias de hoje, não perca tempo! Se movimente para transformar a sua carreira. Lembre-se de que você é o verdadeiro protagonista da sua trajetória profissional e que seu sucesso depende apenas de você! E então, ficou interessado em dar um salto na sua carreira e em se capacitar ainda mais? Então entre em contato com a Faculdade IDE, conheça os nossos cursos e saiba como podemos ajudá-lo a desenvolver ainda mais a sua carreira!
Categorias:educação física
Cadastre seu e-mail para receber informativos e novidades sobre a faculdade e sobre os cursos.
Comentários