Investir na formação profissional é algo que vai proporcionar inúmeros benefícios à sua carreira, como mais reconhecimento no mercado, maior remuneração, conhecimentos específicos, entre outros. Uma dúvida recorrente ao escolher o que estudar é em relação à duração dos cursos de graduação. Afinal, é comum notar que alguns apresentam mais semestres, enquanto outros têm uma carga semestral menor. Ao optar por um curso, o tempo de duração é uma característica muito importante nessa decisão. Por esse motivo, neste post, separamos 7 questões muito comuns sobre o período das graduações que, certamente, vão te ajudar nessa escolha. Acompanhe e fique por dentro deste assunto!
O tempo que uma graduação pode durar costuma variar de acordo com a modalidade de ensino superior escolhida. Confira a média anual de cada uma:
A área da saúde, por contar com várias disciplinas técnicas e com muito conteúdo, apresenta alguns cursos com uma carga horária mais extensa. Os principais deles são:
A carga horária de um curso, geralmente, conta com uma determinada quantidade de disciplinas obrigatórias e livres, que precisam ser devidamente realizadas. Por conta disso, não é possível encurtar a duração de uma graduação. No entanto, existem algumas alternativas capazes de ajudar a diminuir a quantidade de matérias a serem cursadas. Por exemplo, caso você já tenha feito outro curso com disciplinas que contenham a mesma ementa que o atual, é possível solicitar a equivalência, sem precisar fazê-las novamente. Contudo, é preciso ressaltar que esse tipo de procedimento depende das políticas adotadas pela instituição de ensino em que você está matriculado, portanto, sempre leia atentamente o edital relacionado a esse assunto. Além do mais, existe uma modalidade de ensino superior que tem uma duração menor que o bacharelado, e mais focada no mercado de trabalho e nas vivências práticas — a graduação tecnológica.
Primeiramente, é preciso reforçar que esses três tipos de graduação pertencem ao nível de ensino superior, porém, com objetivos diferentes entre si. O tecnólogo apresenta aulas voltadas para conteúdos práticos, focados no mercado de trabalho. Por isso, a sua duração é de até 3 anos. Já o bacharelado é ideal para quem está em busca de um ensino com maior base teórica e mais abrangente. A licenciatura se concentra na formação de professores. Ao se graduar, é possível lecionar para o ensino fundamental ou médio, em disciplinas de acordo com o curso escolhido. Por contar com diversas matérias voltadas para a atuação pedagógica, essa graduação pode durar até 5 anos.
Agora que você sabe mais sobre a duração dos cursos de graduação, provavelmente deve estar se perguntando como escolher um curso superior que melhor se encaixe nas suas preferências, não é mesmo? Para tomar a melhor decisão, é interessante considerar alguns pontos. Primeiro, tente se lembrar das matérias que você teve mais afinidade no ensino básico (fundamental e médio). Outra dica é observar qual área do conhecimento essas disciplinas abrangem — como ciências humanas, ciências da natureza, saúde, negócios, tecnologia, entre outros — e procurar um curso relacionado a esse campo. Além disso, não pense apenas em algo que você gostaria de estudar, mas também em uma área em que você se sentiria satisfeito em trabalhar. Afinal, após a graduação, chega a hora de colocar em prática os seus conhecimentos. A partir disso, pode começar a pesquisar os cursos, instituições de ensino e campus que mais se enquadram nas suas expectativas. Lembre-se também de que não existe a escolha perfeita e que é muito normal se sentir inseguro nesse momento. Para aliviar a tensão, reúna a maior quantidade de informações possível e tire um tempo para refletir antes de tomar uma decisão.
Uma formação profissional envolve a dedicação de muitas horas de estudo. Por conta disso, vários alunos se perguntam se é possível conciliar o tempo de estudo com o trabalho. E a resposta é sim, porém, é necessário se empenhar e ter disciplina. Para isso, crie um planejamento de estudos separando algumas horas do seu dia para estudar o conteúdo das disciplinas fora da classe. Tente fazer com que ele se torne uma rotina, assim, com o tempo, o seu cérebro entende que esse é o momento de se aplicar nos estudos e o seu rendimento melhora. Além do mais, encontre um método de estudo que seja mais eficiente para você. Cada pessoa tem o próprio jeito de absorver melhor o conteúdo e cabe a você encontrar aquele que lhe cobra menos tempo e traz mais resultados. Lembre-se ainda de deixar um tempo reservado para o lazer. Afinal, para conseguir um bom desempenho no trabalho ou na faculdade, é necessário estar relaxado e com a saúde mental fortalecida. Portanto, separe sempre um horário para cuidar de sua vida pessoal, praticar algum hobby e passar tempo com a sua família.
Na maioria das vezes, emendar a graduação com outro curso de especialização, como uma pós-graduação, é uma boa ideia. Isso porque o conteúdo ainda está fresco em sua mente, e você já está acostumado com o ritmo de estudos. Viu só como descobrir a duração dos cursos de graduação já serve como um incentivo para procurar uma formação profissional? Por esse motivo, aproveite o momento para pesquisar mais sobre as áreas que lhe interessam e encontrar o curso que mais combina com você. Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!
Categorias:Institucional
Cadastre seu e-mail para receber informativos e novidades sobre a faculdade e sobre os cursos.
Comentários