Todas as cidades

Blog

Entenda o impacto da tecnologia na rotina dos profissionais de Saúde

Cada vez mais os avanços da tecnologia ajudam a aprimorar as pesquisas em Saúde. Saiba mais como isso impacta no cotidiano dos profissionais de saúde

Entenda o impacto da tecnologia na rotina dos profissionais de Saúde

A tecnologia agrega muitos efeitos positivos para a rotina dos profissionais de saúde. A inovação pode trazer diversos benefícios que aperfeiçoam o trabalho, simplificando-o e tornando-o mais eficiente. Isso, certamente, proporciona uma economia de tempo, traz mais segurança e melhora a performance na desenvoltura das atividades. Além disso, a qualidade de vida tanto dos profissionais, como dos pacientes, também é melhorada, significativamente, por meio de tecnologias alternativas. Dessa maneira, todos podem tirar grandes proveitos com a utilização das inovações tecnológicas nesse meio. Mostraremos, através de exemplos práticos, como a tecnologia funciona e pode impactar positivamente no cotidiano dos profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e até do próprio paciente. Acompanhe nosso artigo e confira mais sobre o assunto!

Facilidade de contato entre os pacientes e os profissionais de saúde

A tecnologia móvel interliga a todos e proporciona aproximação nos diferentes contextos sociais, facilitando o contato e a interação entre todas as pessoas. Isso também se aplica com bastante eficácia dentro dos consultórios e clínicas médicas. A praticidade da confirmação de consultas por meio da troca instantânea de mensagens via WhatsApp, o relacionamento nas redes sociais com os pacientes, tirando suas dúvidas e agilizando encaminhamentos médicos e a disponibilidade ao acesso online de informações sobre todos os dados e processos da clínica. Tudo isso, facilita o trabalho dos profissionais, além de gerar proximidade com seus pacientes.

Maior eficácia no diagnóstico dos exames

A evolução da medicina diagnóstica foi bastante expressiva nos últimos anos. A inovação tecnológica favoreceu o seu avanço, beneficiando e dando segurança aos profissionais de saúde no diagnóstico de diferentes doenças aos pacientes. Com a precisão computadorizada dos aparelhos clínicos e hospitalares, as chances de erros nas investigações de patologias foram, significativamente, minimizadas. Isso possibilita uma maior exatidão para os encaminhamentos de tratamentos, otimizando todo o processo médico.

Agilidade no resultado de exames

A tecnologia permite a acessibilidade aos resultados de exames em espaços curtos de tempo, reduzindo, consideravelmente, a espera do paciente pelas conclusões médicas de seus casos. Isso é muito importante para ocorrências que demandam intervenções rápidas dos profissionais de saúde, sendo fundamental para o sucesso dos procedimentos. Laudos médicos são, muitas vezes, disponibilizados também pela internet, permitindo o acesso rápido ao paciente. Com isso, são facilitados os procedimentos de direcionamento clínico e hospitalar, beneficiando a todos.

Gestão e eficiência

Inovações decorrentes da tecnologia da informação podem gerar sistemas de gestão muito mais eficientes para os ambientes médicos. Pois, através deles, é possível organizar as tarefas administrativas, trazendo tranquilidade e transparência aos profissionais de saúde. Os sistemas podem ser utilizados na organização dos prontuários eletrônicos, no agendamento dos atendimentos, e até mesmo na gestão financeira dos consultórios e clínicas. Com isso, seguramente, toda a equipe local de trabalho e os pacientes são favorecidos, simplificando e trazendo eficiência ao exercício da prática médica.

Plataformas online

A tecnologia em saúde também é inovadora na disponibilização de ferramentas que oferecem uma série de serviços aos pacientes e aos profissionais. Existem softwares que funcionam como um sistema de gestão para a saúde e auxiliam na gestão das atividades do ambiente, fornecendo utilidades no encaminhamento dos procedimentos médicos entre o paciente e o profissional. Algumas das opções de softwares mais populares que estão disponibilizadas no mercado são o ClinicWeb e a telemedicina, sendo eficientes exemplos de tecnologias facilitadoras para gestão médica. Estes recursos podem conceder aos pacientes resultados e análise de laudos médicos, informações diversas contidas em seu prontuário, entre outros serviços, e ainda proporcionar o monitoramento à distância pelo profissional. Além disso, as plataformas podem dispor de operações referentes a tarefas de recepção, financeiro, administrativo e clínico, sendo de grande utilidade para a potencialidade do trabalho.

Tratamento dos pacientes

Avanços tecnológicos em equipamentos e diagnósticos podem proporcionar procedimentos mais seguros e com maior precisão em grande parte dos tratamentos. Desde as complicadas cirurgias, aos casos simples de suturas, podem ser igualmente melhorados e obter as devidas intervenções com a utilização dessas inovações. Dispositivos de imagem 3D e Realidade Aumentada são alguns dos meios para o uso de grande tecnologia nos procedimentos médicos. Hospitais dos Estados Unidos, por exemplo, já usam estas formas para ação de cirurgias mais críticas, como as que são realizadas nos olhos e no cérebro. Assim, evita-se somente o uso microscópico, dando maior conforto para a execução do procedimento. Esses recursos, sem dúvida, são de grande valia aos profissionais de saúde, pois possibilitam melhores condições de trabalho, e trazem mais eficiência para o tratamento do paciente.

Prevenção de doenças

A tecnologia pode ter grande proveito quando se trata da prevenção de doenças e degeneração de demais problemas de saúde. Por meio de novas formas estratégicas de exames, é possível detectar e identificar, em pouco tempo, possibilidades de patologias. Assim, de forma prematura, consegue-se evitar procedimentos dolorosos, invasivos e agressivos ao organismo. A tomografia computadorizada e a ressonância magnética são exemplos de importantes ferramentas tecnológicas utilizadas na prevenção e no cuidado de doenças graves, como o câncer. Esses equipamentos são grandes facilitadores para a tomada de importantes decisões clínicas pelos médicos que, por meio deles, é delegado o encaminhamento devido aos pacientes.

Facilidade em procedimentos com uso de robôs cirurgiões

Apesar de ainda não serem muito comuns, os robôs cirurgiões já existem e são utilizados por médicos como instrumento em procedimentos cirúrgicos. Testes mostram que a tecnologia robótica possui mais exatidão em cortes do que as mãos humanas, pois estão livres de tremores e possuem precisões milimétricas. Isso favorece o êxito nas operações, tendo grande relevância para o paciente e o médico, na facilitação de procedimentos. Os robôs são operados pelos profissionais por meio de softwares de computadores, tendo, atualmente, seu uso iniciado apenas em pequenas incisões cirúrgicas. Porém, existem ainda muitas expectativas para o desenvolvimento dessa tecnologia, que tem como objetivo revolucionar a área médica. A tecnologia é uma excelente aliada para o sucesso e bom encaminhamento profissional nas áreas de saúde. As inovações trazem grandes utilidades para o relacionamento eficaz entre os pacientes e profissionais, e no atendimento das necessidades e eficácia dos serviços.

Uso de Big Data e inteligência analítica de alta performance

Não dá para falar do impacto da tecnologia na rotina dos profissionais de saúde sem falar dos efeitos do Big Data. Esse conceito refere-se ao imenso conjunto de dados que são gerados todos os dias que podem ser armazenados, cujas tecnologias mais antigas não conseguiam processar, interpretar e aproveitar de forma adequada. Com equipamentos cada vez mais modernos e bancos de memória mais amplos, ficou mais fácil utilizar esse aumento exponencial das informações em um tempo tolerável, fazendo dessa uma estratégia valiosa em termos de epidemiologia, sinistralidade, morbidade, mortalidade e outras taxas relacionadas com a área de saúde. As operadoras de planos, por exemplo, conseguem, nos dias de hoje, correlacionar transações financeiras, número de consultas, picos de atendimento e outros elementos, para compreender melhor quais são os escapes de dinheiro e, assim, oferecer pacotes mais direcionados para determinados públicos ou até verificar suspeitas de fraude. É uma forma de determinar a causa de eventuais falhas e até de recalcular carteiras de riscos em poucos minutos, sendo que essa é uma tarefa que poderia levar semanas ou até meses em outra época. A combinação de Big Data com inteligência analítica de alta performance, portanto, muda como as empresas do ramo realizam tarefas corporativas. No caso dos médicos, o Big Data pode ajudar a fazer diagnósticos mais precisos e até a diminuir as despesas de pesquisas, por facilitar o acesso à base de dados e disseminar conhecimento. Com o uso dessas informações, é possível realizar previsões mais precisas sobre até mesmo sobre a eficácia dos tratamentos atuais.

Mapeamento genético

O projeto genoma levantou discussões sobre diversos aspectos nos últimos anos, inclusive do ponto de vista da ética e da possibilidade da utilização desses conhecimentos para aplicações de eugenia e manipulação de traços humanos. No entanto, essa é uma tecnologia que também permite diagnósticos por meio do DNA. O mapeamento genético permite, por exemplo, a identificação de alterações patológicas, que podem predispor o surgimento de tumores, de males hereditários e outras condições potencialmente graves. Isso é um grande avanço, afinal, torna possível antecipar o quadro do paciente, usando as medidas preventivas para um melhor prognóstico. Dessa maneira, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e demais profissionais de saúde ganham um aliado importante para que as suas funções se tornem mais efetivas e para a tomada de decisões melhor embasada, podendo atuar em prol de uma melhor qualidade de vida e de uma cura efetiva, em vez de agir paliativamente.

Marketing e redes sociais

É inegável que as redes sociais vêm tendo um poderoso impacto na rotina e na carreira de boa parte dos profissionais de saúde atualmente, até porque as formas de comunicação online mudaram a sociedade como um todo. Hoje, mesmo a milhares de quilômetros de distância, estamos conectados em tempo real por meio de computadores e celulares. O profissional de saúde que anseia pelo sucesso, portanto, não pode abrir mão de estratégias mais modernas para divulgar os seus serviços, lembrando que ele precisa estar em consonância com o que o seu Código de Ética estipula. É possível divulgar serviços e fazer merchandising pela web, desde que se use bom-senso e parcimônia.

Conhecimento técnico para lidar com questionamentos de pacientes

Da mesma maneira que a tecnologia fez com que os profissionais de saúde tivessem que divulgar os seus serviços de outras maneiras, ela também tornou as pessoas comuns muito mais ativas e interessadas nos processos de tratamento, cura e diagnostico. Afinal, qual paciente não “dá um Google” antes de ir para a sua consulta? Isso ampliou a necessidade de uma formação técnica muito precisa, visto que qualquer visitante pode buscar informações sobre questões médicas. E, mesmo sem saber ao certo do que está falando, pode fazer questionamentos e, eventualmente, acabar insatisfeito com uma resposta pouco precisa ou incompleta. Isso para não falar dos dispositivos vestíveis, chamados em inglês de wearables. Eles são muito populares e podem ser usados para praticamente tudo, como verificar a qualidade de uma noite de sono, aferir a pressão arterial, checar a quantidade de calorias gastas em um exercício, avaliar o número de passos e quantificar a frequência cardíaca. O profissional atualizado e que deseja estar à frente da concorrência, portanto, precisa dominar o conceito desse tipo de aparelho e, preferencialmente, estar apto a interpretar e utilizar os dados capturados para traçar novas estratégias e até tratamentos, sendo mais um belo exemplo da utilização de Big Data na área de saúde.

Aplicativos de saúde

Além dos dispositivos vestíveis, também houve uma tremenda popularização dos apps de saúde. Eles podem ajudar não apenas os pacientes, como os próprios profissionais, tanto em tarefas da rotina como o gerenciamento de tempo quanto na resolução de dúvidas que possam surgir quanto à parte técnica na medicina. Um bom exemplo são os aplicativos de nutrição, que sugere opções mais saudáveis de alimentação. Fala sobre a composição nutricional dos alimentos e pode até mesmo montar planos nutricionais para cada paciente, de acordo com as suas características de peso, idade, hábitos de vida e expectativas. Os aplicativos do gênero podem complementar a atuação dos profissionais de saúde. E, eventualmente, pode fazer o paciente confiar mais em aplicativos do que na necessidade de buscar um especialista na área com tanta frequência.

Intercâmbio de tecnologias

A modernização dos dispositivos de comunicação tornou mais simples o intercâmbio de tecnologias, o que é muito vantajoso para aumentar a eficiência da área de saúde. Uma nova técnica de fisioterapia criada e aplicada em um país da Europa, por exemplo, pode chegar ao Brasil em tempo real, beneficiando um grande número de pacientes. O mesmo vale para a integração de comércio internacional e os equipamentos necessários para tratamentos e melhoria da qualidade de vida. A tendência é que o que existe em economias desenvolvidas cheguem em menos tempo para os mercados emergentes e em desenvolvimento. Agora você já conhece um pouco sobre as principais formas de como a tecnologia se fundamenta positivamente no dia a dia de boa parte dos profissionais de saúde. Você pode (e deve) encontrar novos meios de adequá-la em sua rotina e, dessa forma, usufruir de todos os benefícios que as inovações podem lhe proporcionar! E aí, gostou do artigo? Ficou interessado em aprender um pouco mais? Então aproveite para acompanhar nossos conteúdos e assine gratuitamente a nossa newsletter! Assim, você poderá ter acesso a outros conteúdos como este, aumentar o seu conhecimento e ficar por dentro das últimas novidades da área de saúde!

Comentários

Posts relacionados

TODOS OS POSTS