Todas as cidades

Blog

Qual a diferença entre curso de extensão e pós-graduação?

Você sabe quais são as diferenças entre os cursos de extensão e a pós-graduação? Se ainda tem dúvidas, venha conferir as respostas!

Qual a diferença entre curso de extensão e pós-graduação?

O desenvolvimento profissional requer conhecimento atualizado, ou seja, você não deve interromper os estudos se pretende avançar mais degraus em sua carreira. Diante disso, podem surgir dúvidas sobre os tipos de cursos, então vale a pena começar compreendendo quais são as diferenças entre extensão e pós-graduação

Ambos os cursos são importantes para aprofundar o conhecimento e enriquecer o currículo. A escolha mais adequada depende do momento em que você está, isto é, de suas necessidades profissionais. 

Confira, agora, quais são as diferenças entre curso de extensão e pós-graduação e avalie qual deles se encaixa melhor nos seus objetivos!  

Entenda as diferenças entre curso de extensão e pós-graduação 

São muitas modalidades e tipos de formação no meio acadêmico, como extensão, especialização, pós-graduação lato sensu e stricto sensu, mestrado e doutorado. É normal ter dúvidas sobre como esses cursos funcionam. 

Mesmo com suas diferenças, é certo dizer que todos os tipos de cursos trazem conhecimento. Estudar nunca é demais, principalmente para quem optou por profissões da área da saúde, que demandam habilidades práticas, mas, também, ampla bagagem teórica. 

Veja quais são as características que diferem os cursos de extensão e pós-graduação. 

Curso de extensão 

Os cursos de extensão complementam conhecimentos adquiridos na graduação, focando em conteúdos específicos que não foram vistos de forma aprofundada na faculdade. São atividades que ajudam na aquisição ou no aperfeiçoamento de determinadas competências. Por isso, também são importantes para o desenvolvimento profissional. 

Esses cursos são de curta duração e baixo investimento. Alguns duram apenas 8 horas, enquanto outros são finalizados após cerca de 20 ou até 40 horas. Podem ser presenciais ou EAD — Educação a Distância. 

Pessoas que ainda estão cursando a faculdade e profissionais formados que já estão em atuação no mercado de trabalho podem fazer cursos de extensão universitária. São oferecidos por instituições de ensino credenciadas no Ministério da Educação (MEC) e, ao final, o aluno recebe o certificado. 

É vantajoso acrescentar cursos de extensão ao currículo, visto que são voltados para práticas específicas da profissão. Quanto mais aprendizado, melhores serão suas habilidades profissionais, assim como o desempenho no dia a dia de trabalho. 

Pós-graduação 

As diferenças entre curso de extensão e pós-graduação incluem: 

  • requisitos para o ingresso; 
  • título recebido e grau de formação; 
  • tempo de duração; 
  • objetivo profissional. 

Para ingressar em uma pós, o requisito básico é a conclusão da graduação. Para os cursos stricto sensu, há ainda outras exigências, como conhecimento em língua estrangeira e apresentação de projeto de pesquisa. 

O título recebido depende do tipo de pós-graduação. Os lato sensu conferem ao profissional o título de especialista em determinada área de sua profissão, enquanto os stricto sensu formam mestres e doutores. Ambos propiciam o recebimento de diploma.  

O tempo de duração também é diferente na pós-graduação. As especializações duram entre 12 e 18 meses, o mestrado leva até dois anos, enquanto o doutorado requer entre dois e quatro anos de estudos. 

Por fim, enquanto o objetivo dos cursos de extensão é melhorar conhecimentos específicos e aprimorar competências, as pós-graduações possibilitam a mudança no rumo da atuação profissional, dependendo da área escolhida. 

Vale esclarecer, por fim, a diferença entre os tipos de pós-graduação: 

  • a pós lato sensu abrange as especializações, cujo foco é a atuação no mercado de trabalho — o MBA (Master Business Administration) também é uma especialização, mas voltada para cargos na área de negócios e gestão; 
  • a pós-graduação stricto sensu é destinada a quem tem o objetivo de atuar como pesquisador e seguir carreira acadêmica. 

Entre os pontos positivos de fazer uma pós-graduação estão a maior visibilidade na carreira profissional e o aumento dos rendimentos, visto que a média salarial é mais atrativa para pessoas com esse grau de formação. 

Escolha o curso de acordo com suas necessidades profissionais 

Agora que você já viu mais informações sobre cada tipo de curso, pode fazer a escolha entre eles de acordo com o momento em que está em sua vida profissional. A dica principal para isso é observar qual deles pode trazer mais resultados para sua carreira em curto e longo prazo. 

Nesse caso, não há uma decisão que se sobrepõe à outra, então, não podemos dizer que a pós-graduação é a melhor opção porque vai agregar um novo título. Quem já tem uma ou mais especializações, por exemplo, também pode se beneficiar dos cursos de extensão para aperfeiçoar determinadas práticas de sua atividade profissional. 

Para quem concluiu a graduação, mas ainda não está bem colocado no mercado e não tem certeza sobre a área na qual pretende se consolidar, os cursos de extensão também podem ajudar. Isso porque permitem o contato com conhecimentos variados relacionados à sua profissão. 

Outra situação é a recolocação profissional. Se você quer retornar ao mercado de trabalho ou tomar novos rumos na carreira, uma pós-graduação pode ser mais interessante que um curso de extensão. 

Escolher uma pós-graduação também é um desafio diante das diversas opções, principalmente no campo da saúde. Se você já está atuando em uma área de seu interesse, pode ser mais fácil decidir. Entretanto, sempre vale a pena considerar suas aptidões e objetivos. 

Por fim, a escolha entre curso de extensão e pós-graduação também envolve as questões de tempo e dinheiro. Se, nesse momento, você quer aprimorar habilidades, mas está com a rotina muito atribulada e com escassez de recursos financeiros, a extensão é mais alcançável. Já a pós requer dedicação por um prazo mais longo, além de demandar um investimento maior. 

Conheça os cursos de extensão e pós-graduação da Faculdade IDE 

Ficou claro até aqui que um profissional de sucesso não pode parar de se atualizar. Seja qual for o tipo de curso escolhido, é importante renovar seus conhecimentos para manter o bom desempenho da profissão. 

A Faculdade IDE é uma instituição de Ensino Superior voltada para profissionais da saúde e oferece diversos cursos de extensão e pós-graduação nas áreas de: 

  • Enfermagem; 
  • Medicina; 
  • Fisioterapia; 
  • Fonoaudiologia; 
  • Nutrição; 
  • Psicologia; 
  • Educação Física; 
  • Estética; 
  • Farmácia; 
  • Radiologia. 

Atuando com alta qualidade de ensino, a Faculdade IDE é referência no mercado e trabalha com o objetivo de formar profissionais de excelência. Então, agora que você já compreendeu a diferença entre cursos de extensão e pós-graduação, é aqui que você encontra as melhores opções. 

Entre em contato com a Faculdade IDE e conheça nossos cursos! 

Comentários

Posts relacionados

TODOS OS POSTS