Na hora de escolher uma pós-graduação em saúde, o ideal é que o profissional procure uma instituição que promova ações em prol de causas importantes — e que incentive a participação popular — como o Dia Mundial do Câncer. Considerando o impacto dessa doença sobre a população em geral, priorizar essas estratégias é essencial para a prevenção e a promoção da saúde. Nessa perspectiva, vamos mostrar a visão da Faculdade IDE sobre o tema e explicitar algumas ações e contribuições dessa instituição no combate à doença. Mediante a realidade que o câncer representa, entenda a importância de se preparar adequadamente para o mercado para tornar-se mais apto à promoção de uma assistência qualificada e eficaz. Confira!
Para a Faculdade IDE, o Dia Mundial do Câncer é muito importante, uma vez que tem como objetivo conscientizar e prevenir essa enfermidade por meio de ações estratégicas que incentivem a participação popular a lutar pela causa. Começamos esse trabalho em nosso ambiente interno, mas de forma que que ele seja difundido e ganhe expressividade lá fora. O que nos motiva a isso é a realidade dos dados da doença mostrada pela Agência para a Pesquisa do Câncer, órgão integrado à Organização Mundial da Saúde (OMS). As estatísticas da doença no Brasil mostram claramente a importância da conscientização e a relevância de campanhas e ações para mudar o quadro atual. É necessário, pois, um trabalho assistencialista mais eficiente, que possa estimular a prevenção mais eficaz e efetivar novas ações de controle de câncer na população. Ou seja, o Dia Mundial do Câncer precisa ser utilizado para chamar a atenção da sociedade, dos profissionais de saúde e dos órgãos ligados à Saúde Pública quanto à relevância de adotar prioridades na prevenção e no cuidado do câncer.
Observe, agora, os dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA):
Segundo os estudos que buscam identificar a causa da doença, os fatores que mais influenciam são o envelhecimento da população, hábitos alimentares, tabagismo, etilismo e falta de exercício físico. Nesse contexto, o trabalho de conscientização da Faculdade IDE é fundamental na diminuição dos impactos da doença sobre a saúde da população.
Focada na temática da atualização na área da saúde, nossa instituição utiliza a associação de meses e cores na conscientização, combate e prevenção de doenças como câncer e também de doenças mentais. Desse modo, mensalmente, podemos promover palestras e rodas de conversas com os funcionários a respeito do tema abordado em cada mês. Por meio dessa estratégia, conseguimos falar de assuntos que, às vezes, são considerados tabus. Nisso reside a importância desse trabalho de conscientizarmos os nossos colaboradores quanto à relevância desse tema. A meta da Faculdade IDE é levar informação e conhecimento para os profissionais de saúde. Isso possibilita a melhoria na qualidade do atendimento dos serviços prestados à sociedade pelos profissionais que formamos. No Outubro Rosa, fizemos uma palestra com todas as funcionárias do sexo feminino, ministrada por uma de nossas professoras da casa. A palestrante focou a saúde da mulher em geral, mas enfatizou o câncer de mama. Já no Novembro Azul, os colaboradores do sexo masculino receberam orientações sobre a importância da manutenção da saúde, sobretudo na prevenção do câncer de próstata.
A Faculdade IDE oferece cursos voltados para essa área, visto que um dos mais importantes compromissos da instituição é priorizar a formação de profissionais qualificados para atuar no mercado. Considerando o impacto dessa doença sobre a saúde coletiva, nossa meta é preparar o maior número de profissionais possíveis focados na assistência oncológica. Pensando nessa realidade, apresentaremos dois cursos de pós-graduação específicos para essa área. Veja quais são!
O objetivo da pós-graduação em Farmácia Oncológica é capacitar o farmacêutico para atuar na área de Oncologia, com abordagem multidisciplinar, de modo a se tornar um importante aliado na luta contra o câncer. Vale ressaltar que, de acordo com a resolução 288/96 do Conselho Federal de Farmácia (CRF), somente o profissional graduado em Farmácia está autorizado a manipular os citotóxicos utilizados no tratamento do câncer. Essa norma foi estabelecida como uma medida de proteção aos pacientes em tratamento de câncer, já que esse profissional tem o conhecimento necessário para realizar o manejo apropriado. A especialização da Faculdade IDE contempla todo o conteúdo necessário para que o especialista possa seguir as normas técnicas estabelecidas. Logo, a proposta do curso é promover o conhecimento profundo das resoluções e de suas diretrizes, além de garantir a segurança exigida para a administração das drogas, conforme especificado pelas técnicas de biossegurança.
A especialização em Enfermagem em Oncologia e Cuidados paliativos foi desenvolvida para formar enfermeiros capacitados para atuar nesse campo. O conteúdo contempla conceitos especializados para a melhor compreensão de toda complexidade relacionada aos processos patológicos provocados pelos tumores ou por comorbidades que levam a doenças graves. O foco nos cuidados paliativos também integra medidas de prevenção contra as comorbidades associadas ao câncer, já que o impacto físico e emocional da doença reduz a defesa imunológica e deixa o paciente mais vulnerável. Ensinamos, ainda, a desenvolver o pensamento crítico e político e estimular a assistência de Enfermagem baseada em evidências científicas. Como você pôde perceber, nossa instituição trabalha ações estratégicas e dinâmicas com o intuito de compartilhar conhecimento e informações sobre a importância do Dia Mundial do Câncer. Nessa perspectiva, a proposta da Faculdade IDE é qualificar o profissional para um atendimento diferenciado, a fim de amenizar as complicações resultantes da doença, melhorar a gestão dos serviços de saúde e promover mais qualidade de vida aos pacientes. Gostou deste artigo? Compartilhe-o nas redes sociais de seus contatos para que eles também conheçam essas informações!
Categorias:medicina
Cadastre seu e-mail para receber informativos e novidades sobre a faculdade e sobre os cursos.
Comentários