Ei profissional de saúde, no Dia Mundial da Higienização das mãos, conheça as recomendações da OMS sobre higienização das mãos no ambiente hospitalar!
Por Faculdade IDE,
05 de maio de 2021
O dia 05 de maio, é uma data muito importante, pois trata-se do Dia Mundial da Higienização das Mãos. Essa data, instituída pela ONU, nunca foi tão importante como nos dias de hoje. Afinal, diante da pandemia do novo coronavírus, o ato de lavar as mãos é uma das principais maneiras de combater a propagação do vírus.
No post de hoje você vai entender um pouco mais sobre a origem do Dia Mundial da Higienização das Mãos. Além disso, irá também conhecer as recomendações da OMS para higienização das mãos no ambiente hospitalar e por fim irá saber a maneira correta de realizar a higienização das mãos. Não deixe de conferir!
Origem do Dia Mundial da Higienização das Mãos
Em 2009, a OMS lançou a campanha: SAVE LIVES: Clean Your Hands global campaign. Com o intuito de promover a higienização das mãos na área da saúde. Desde então, anualmente no dia 05 de maio, a data se tornou referência, para unir as pessoas em prol da higienização das mãos.
A partir daí, todo ano, a OMS lança uma campanha, a de 2021 tem como tema: Segundos salvam vidas - limpe as mãos! Chamando atenção para os poucos segundos que gastamos para higienizar as nossas mãos, em torno de 30 a 60 segundos, mas que podem salvar vidas, prevenindo várias doenças, inclusive a Covid-19. O objetivo da data é aumentar a adesão à higiene das mãos nos serviços de saúde, ampliando a segurança do paciente.
Recomendações de Higienização das mãos no ambiente hospitalar
Existe uma lista de recomendações, da própria OMS, para higienização das mãos no ambiente hospitalar, confira:
Antes de tocar o paciente;
Antes de fazer qualquer técnica asséptica no paciente;
Após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções;
Após tocar o paciente;
Após tocar superfícies próximas ao paciente.
O pequeno ato de higienizar as mãos, que leva menos de um minuto, pode salvar vidas. Portanto essa prática é fundamental para prezar a segurança do paciente. Além disso, fora do ambiente hospitalar, também é preciso higienizar as mãos antes e depois de tocar qualquer objeto. E além de higienizar as mãos, higienizar tudo o que se toca. Afinal, não adianta limparmos nossas mãos, mas não os utensílios que usamos no dia a dia.
Forma correta de higienização
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o Dia Mundial da Higienização das Mãos e conhece as recomendações da OMS no ambiente hospitalar, está na hora de relembrar a forma correta de realizar a higienização das mãos. Pois não se trata apenas de passar o álcool na mão, existe uma técnica correta para realizar essa higienização, seja ela com álcool gel ou com água e sabão.
Confira:
Abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar na pia.
Aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabonete líquido para cobrir todas as superfícies das mãos (seguir a quantidade recomendada pelo fabricante).
Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si.
Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda (e vice-versa) entrelaçando os dedos.
Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais.
Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta (e vice-versa), segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem.
Esfregue o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda (e vice- versa), utilizando movimento circular.
Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha (e vice-versa), fazendo movimento circular.
Esfregue o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita (e vice-versa), utilizando movimento circular.
Enxágue as mãos, retirando os resíduos de sabonete. Evite contato direto das mãos ensaboadas com a torneira.
Seque as mãos com papel-toalha descartável, iniciando pelas mãos e seguindo pelos punhos.
Por mais que essas informações pareçam ser repetitivas, elas são muito importantes. Por isso, não deixe de compartilhar este texto com os seus colegas de profissão, e demais pessoas. Para que dessa maneira, possamos juntos promover mais saúde, através da higienização das mãos.
Comentários