O aumento da longevidade é uma realidade em nosso país, segundo o IBGE, em 2025 teremos mais de 50% da população idosa. Assim, os profissionais que visam atuar nesta área crescente, precisa se especializar para entender este novo contexto e atender novas necessidades nas diferentes áreas. Nessa perspectiva, a proposta deste artigo é explicar como se tornar não apenas um especialista em gerontologia, mas também compreender esse novo universo e aproveitar as oportunidades no mercado de trabalho. Veja, ainda, quais são as diferenças entre Gerontologia e Geriatria, o perfil esperado dos profissionais desse ramo e quais as expectativas salariais para quem tem especialização nessa área. Acompanhe!
A palavra Gerontologia se origina do grego e significa “estudo do envelhecimento”. O profissional de Gerontologia é justamente aquele que vai aprimorar os seus conhecimentos para atender a crescente demanda desse grupo populacional. Diante disso, o gerontólogo precisa ser capaz de compreender como ajudar a melhorar a qualidade de vida dos idosos, em um contexto biopsicossocial.
O profissional dessa área multidisciplinar deve dominar todos os aspectos biológicos, físicos, psicológicos, sociais, espirituais e culturais relacionados à pessoa idosa. A Gerontologia propõe maneiras de abordar esses aspectos de uma forma holística., Dessa maneira, profissionais com formação na área , estão se tornando cada vez mais necessários seja no ambiente assistencial, mas também acadêmico e científico, tendo em vista que esse campo da saúde detém uma grande responsabilidade sobre o cuidado e a atenção na terceira idade.
Ambas são voltadas para o cuidado e a atenção à saúde no envelhecimento, há algumas diferenças específicas entre essas duas profissões.
Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Geriatria é uma e especialidade médica que se integra na área da Gerontologia com o instrumental específico para atender aos objetivos da promoção da saúde, da prevenção e do tratamento das doenças, da reabilitação funcional e dos cuidados paliativos.
Geriatra é o médico que se especializou no cuidado de pessoas idosas. Ele se torna especialista após ter feito residência médica credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica e/ou ter sido aprovado no concurso para obtenção do Título de Especialista em Geriatria da SBGG/AMB.
Já a gerontologia, é o estudo do envelhecimento nos aspectos – biológicos, psicológicos, sociais e outros. Os profissionais da Gerontologia têm formação diversificada, interagem entre si e com os geriatras.
Campo científico e profissional dedicado às questões multidimensionais do envelhecimento e da velhice, tendo por objetivo a descrição e a explicação do processo de envelhecimento nos seus mais variados aspectos. É, por esta natureza, multi e interdisciplinar. Na área profissional, visa a prevenção e a intervenção para garantir a melhor qualidade de vida possível dos idosos até o momento final da sua vida.
Percebe-se, então, que tanto a Geriatria como a Gerontologia são profissões que atuam num âmbito interdisciplinar voltado à prevenção da saúde do idoso. Juntos, esses profissionais atuam com o intuito de assegurar a prevenção e a intervenção necessária ao controle das doenças e à promoção da qualidade de vida dessa população.
QUEM É O ESPECIALISTA EM GERONTOLOGIA?
Segundo a SBGG, é o profissional com formação de nível superior nas diversas áreas do conhecimento (Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Terapia Ocupacional, Direito etc), titulado pela SBGG, apto para lidar com questões do envelhecimento e da velhice, com um olhar interdisciplinar a partir da sua área original de conhecimento.
O especialista em Gerontologia pode atuar em diversas áreas relacionadas à saúde idoso, visto que ele tem as suas competências baseadas em uma formação especificamente voltada para esse fim. Dada a complexidade que envolve o contexto biopsicossocial da saúde do idoso, no Brasil, também há um grande interesse de profissionais graduados em Sociologia, Pedagogia e Direito, por exemplo, em atuar no ramo de Gerontologia. Para tanto, basta se especializar na área, pois, devido à grande demanda, esse campo de saúde abre diversas oportunidades.
Em suma, o especialista em Gerontologia é aquele profissional que, ao adquirir novos conhecimentos no campo do envelhecimento humano, pode atuar como uma espécie de “ gestor” desse processo. Essa formação permite administrar e antever, sempre que possível, as implicações e as dificuldades que comumente acompanham o processo de envelhecer. À partir delas, fomentar soluções que tornem a longevidade mais ativa e saudável.
. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio da assistência social, promovendo dinâmicas em grupo, trabalhos manuais e ajudando idosos que sofreram maus-tratos. Por outro lado, um psicólogo que faz essa especialização pode focar os seus serviços em pessoas idosas que sofrem de problemas emocionais, mentais ou que estão muito solitárias. Já os enfermeiros que realizam uma pós-graduação em Gerontologia terão mais manejo para trabalhar com esse público em diferentes atividades. Há diversas opções em clínicas especializadas na terceira idade, em hospitais ou em instituições como casas de repouso. De igual modo, os fonoaudiólogos e técnicos em radiologia, por exemplo, também podem se especializar na área e melhorar o currículo. Isso torna tais profissionais aptos para aproveitarem as oportunidades que o mercado de trabalho assegura a quem está capacitado para exercer funções neste ramo da saúde. Os profissionais graduados em educação física tendem a ganhar muito com o estudo do envelhecimento, já que as atividades físicas são importantíssimas para a manutenção da saúde na terceira idade.
Entre as principais qualidades esperadas de quem atua no ramo da gerontologia destacamos a mais importantes. Confira quais são!
O termo empatia está relacionado com capacidade de se colocar no lugar do outro. Isso ajuda a perceber melhor as dificuldades relativas à situação que a pessoa está enfrentando e, dessa forma, prover meios para ajudá-la da melhor forma.
Na área da saúde, a empatia é extremamente necessária. E para quem atua no ramo da Gerontologia, desenvolver essa habilidade facilita bastante a promoção do cuidado e da atenção à saúde do idoso. Cada idoso tem diferentes peculiaridades e exige um tipo de atendimento diferenciado. Por isso o uso da empatia é tão importante.
Uma das melhores qualidades de um profissional da Gerontologia é ter amabilidade, gentileza e simpatia por aquelas pessoas que dependem de seus cuidados profissionais. Na ausência dessas virtudes, o idoso pode se sentir confuso, mais vulnerável e desconfortável. Logo, essa conduta ajuda a conquistar a confiança dele e, com isso, promover resultados positivos em diferentes aspectos.
Compreender o contexto holístico da disfunção aprsentada pelo idoso é fundamental para prestar uma assistência voltada à real necessidade desses pacientes. Assim, os especialistas em Gerontologia precisam considerar que aspectos influenciam o contexto, e, assim, o resultados de suas ações. Muitas vezes, questões emocionais — como ansiedade e depressão — tornam-se gatilhos para o desenvolvimento de outras doenças.
Os profissionais que trabalham com idosos devem ter em mente que a forma de comunicação com eles e o emprego da linguagem adequada faz toda a diferença. Nessas circunstâncias, o ideal é usar um tom de voz de encorajamento e de serenidade para acalmá-los e tranquilizá-los.
Independentemente das circunstâncias, a atenção à saúde do idoso deve ser pautada em princípios éticos, morais e a todos aqueles relacionados ao respeito à vida. Priorizar esses valores é essencial à prestação de uma assistência qualificada e que tenha por objetivo a defesa dos direitos assegurados à pessoa.
Um dos aspectos mais relevantes para conseguir fazer uma boa carreira em Gerontologia é investir em cursos de especialização. A cada dia que passa, o mercado de trabalho se torna mais seletivo e, com isso, as melhores oportunidades são reservadas àqueles profissionais com melhores formações.
Mediante isso, é preciso investir na carreira e se manter sempre atualizado para adquirir as habilidades necessárias ao exercício profissional com um nível de excelência padronizado e competitivo.
A pós-graduação em Gerontologia é elaborada de modo a atender as especificações e exigências da área. A grade curricular apresenta conteúdos e propostas que possibilitam o domínio de grande parte dos temas fundamentais em relação aos processos de envelhecimento.
Um dos objetivos do curso é preparar esses profissionais para uma assistência e visão integrada das diferentes especialidades no envelhecimento.. Afinal, o trabalho multidisciplinar é uma característica inerente a Gerontologia já que age no âmbito da saúde humana, da psicologia, das relações sociais e familiares, da farmacologia e em todas as outras áreas similares.
Por ser integrativa, a especialização em Gerontologia permite uma excepcional experiência e um conhecimento bem amplo focado na interação multiprofissional. Isso é extremamente importante, pois é preciso desenvolver diferentes habilidades para atuar junto a outras especialidades do ramo da saúde.Nesse processo de trabalho integrado, cada área necessita compreender a importância de seu papel específico, de forma a complementar a função do outro. Na grade curricular são abordados conteúdos como a Introdução à Gerontologia, Saúde Mental e Envelhecimento, Fundamentação do Processo de Cuidar em Saúde, Promoção de Saúde e Qualidade de Vida, Nutrição para Idosos, Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos, Finitude e Morte, Cuidados Paliativos e Problemas Relacionados a Medicamentos.
Além disso, os alunos poderão aprender a trabalhar diversos aspectos relacionados ao cuidado com os idosos, o que tornará os futuros profissionais aptos ao desenvolvimento de competências e habilidades exigidas pela área. .
Vale destacar ainda os requisitos necessários à especialização em Gerontologia: em pós-graduações cadastradas pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), é possível ter uma pontuação diferenciada para a prova de título de especialista em Gerontologia. A especialização na área do envelhecimento humano é indispensável para inscrição no concurso.
O mercado de trabalho da Gerontologia vem se mostrando excepcional, uma vez que a o número de idosos no Brasil e no mundo está aumentando. Boa parte dos especialistas em Gerontologia estão com mais oportunidades de emprego ou até mesmo maiores chances em ocupar as melhores funções. Ainda que a média salarial gire em torno de R$3.000, nas grandes cidades há possibilidade receber até R$5.000.
Existem vagas em diversas funções e modalidades para quem é especializado nos serviços com o público da terceira idade. Há bastante oportunidade em academias de ginástica, consultórios particulares, ambulatórios, clínicas especializadas, ONGs, clubes esportivos, órgãos de assistência social, hospitais, asilos instituições de longa permanência , casas de apoio a idosos, centros de saúde e convivência e atendimento domiciliar.
A valorização do profissional especializado em Gerontologia, junto de suas diferentes especificidades e convergências, fortalece o olhar frente ao idoso e as suas necessidades. Logo, há uma amplo leque de oportunidades de trabalho para quem está apto a abordar — de maneira integrada — todos os aspectos desse processo inevitável, ao qual todos os seres humanos estão sujeitos.
Há uma grande demanda por profissionais de atendimento aos idosos também nos países desenvolvidos e com alta taxa de envelhecimento, como na Europa e América do Norte. Em nações como o Canadá, cuja população tem idade bastante avançada, há abertura para a contratação de especialistas em Gerontologia oriundos de outras nacionalidades, mas que desejam migrar para lá.É preciso, pois, numa vertente bastante diversificada, fortalecer a identidade dos profissionais em Gerontologia. Muitos são os desafios, mas as expectativas são bastantes positivas. Gostou deste artigo? Compartilhe-o nas redes sociais de seus contatos para que eles também descubram como se tornar um profissional de Gerontologia! Quais as áreas de atuação? Segundo a SBGG, Os profissionais da Gerontologia tem uma ampla área de atuação, podendo abranger, entre outras, as seguintes:
Categorias:multiprofissional
Cadastre seu e-mail para receber informativos e novidades sobre a faculdade e sobre os cursos.
Comentários