Não é novidade que a tecnologia e o próprio avanço da sociedade vem impactando todos os segmentos do mercado. Estes, por sua vez precisam se adaptar à pessoas muito mais ativas e exigentes em tudo aquilo que se envolvem. Por isso, compreender como o Lean Healthcare pode mudar a área da saúde é muito importante. Em diversos países e estabelecimentos do ramo, esse conjunto de filosofias e metodologias já vêm entregando um resultados positivos. Tanto ponto de vista econômico e financeiro, quanto na percepção de valor do público. Continue lendo este conteúdo e descubra mais sobre o assunto!
O termo Lean Healthcare se refere a um conjunto de filosofias operacionais e métodos que devem ser empregados por estabelecimentos e profissionais de saúde. Que por sua vez, visama gerar um valor máximo para os pacientes. Dessa maneira, minimizando, por exemplo, os desperdícios e o tempo de espera. Essa abordagem tem a sua origem do sistema da linha de produção de uma montadora de carros japonesa: a Toyota. A princípio, a empresa buscava se diferenciar por meio de um sistema contínuo de melhorias de processos. Nesse sentido, o sistema compreendia técnicas estruturadas de gerenciamento, incluindo o estoque, a diminuição de resíduos e a melhora na qualidade. Agora você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com a área de saúde. Mas calma, iremos esclarecer tudo! Antes de tudo precisamos deixar claro que quando isso é transportado para o cuidado humano, existem mudanças significativas, embora o conceito seja o mesmo. Ele envolve todos os profissionais e o paciente como público-alvo, com a adoção de ações e atitudes que permitam uma gestão enxuta, utilizando os princípios das filosofias Lean (Sistema Toyota de Produção).
Na prática, o Lean Healthcare pode ser aplicado de várias formas, respeitando as individualidades e características de cada local e sistema de saúde. Isso quer dizer que, embora haja um cerne comum, os princípios podem ser empregados de forma distinta e adaptada em um hospital de grande porte ou em uma pequena clínica, por exemplo. No estabelecimento, o sistema de gestão Lean da Toyota pode ser utilizado em uma combinação com estratégias de implantação e gestão, como o gerenciamento visual diário. Nessa abordagem, membros da equipe tomam um tempo, todos os dias, para aferir o seu progresso, usando elementos e gráficos dispostos na parede.
Existem algumas formas distintas e adaptáveis de praticar a implementação do Lean Healthcare. Por conta da origem em uma montadora japonesa, as terminologias e nomes usados para descrever as táticas de implementação Lean costumam estar em japonês. Para quem quer começar a utilizar esses conceitos, uma excelente opção são os workshops Kaizen, que também são conhecidos como oficinas Lean Basic. Com uma duração de apenas um dia, eles apresentam as ferramentas e técnicas enxutas sobre o tema. Outra opção para empregar o Lean Healthcare em cuidados de saúde são eventos 5S. Nesse caso, o foco é na reorganização do local de trabalho, de forma a favorecer a eficiência. Os cinco “S” do título significam “varrer, ordenar, simplificar, padronizar e sustentar”, ou seja, são ações para manter o local de trabalho limpo e ordenado visando aumento da produtividade. Já o evento RPIW é um pouco mais completo e complexo, com duração de alguns dias, até uma semana. Nele, as equipes de funcionários, profissionais de saúde, pacientes e, até mesmo, as suas famílias focam um problema, identificando a causa-base, criando soluções e as implementando no local de trabalho. Há também uma importante ferramenta visual, que é o mapa de fluxo de valor, cuja sigla é VSM. Como o próprio nome já diz, ele se refere à entrada de pacientes, cujos dados devem ser cruzados com o influxo de suprimentos e informações. Isso ajuda a mapear os processos necessários para administrar e conduzir o serviço daquele lugar. Por fim, temos o sistema Kanban, que pode ser entendido como um tipo de treinamento de lideranças Lean. Trata-se, também, de um sistema visual, cuja intenção é a de simplificar quando é necessário obter novas peças ou, no caso da saúde, novos suprimentos, insumos e serviços, reduzindo as chances de erros e desabastecimento.
Em linhas gerais, podemos dizer que os princípios da filosofia Lean podem melhorar a produtividade do local e a eficiência dos profissionais da área de saúde, da mesma forma que fazia isso com a montadora que originou a filosofia. Há um grande aperfeiçoamento nos processos, permitindo oferecer uma melhor experiência para o paciente. Esse é um diferencial muito valorizado nos dias de hoje, até mesmo por estarmos em uma época altamente competitiva e na qual não são permitidos desperdícios. O Lean possibilita uma melhor utilização dos recursos existentes, gerando menos filas, reduzindo as falhas, oferecendo mais qualidade e padronizando a base de avanços.
As vantagens do Lean Healthcare, como você pôde ver ao longo do texto, são inúmeras. Se você é um profissional da área, gerencia um local ou fez uma especialização em saúde, esses conhecimentos podem ser de grande valia, não apenas para que você melhore a experiência do paciente, mas até mesmo os resultados obtidos no local. Com menos erros, obviamente, você minimiza, em última instância, as taxas de mortalidade e de reingresso, por exemplo. Esse reflexo também ocorre com os funcionários, que tem seus níveis de satisfação aumentados, tornando o ambiente mais favorável para o dia a dia e os processos mais eficientes como um todo. Como você viu, o Lean Healthcare é um caminho interessante para melhorar os processos de qualquer local ou sistema de saúde. Outra opção interessante para isso é aumentar os seus conhecimentos, apostando em um curso, como a pós-graduação em Gestão de Serviços de Saúde com Ênfase em Segurança do Paciente e Qualidade Hospitalar. Gostou de aprender mais sobre o Lean Healthcare? Entendeu como ele pode aprimorar os processos na área de saúde? Então, espalhe essas informações com seus colegas de profissão que merecem receber esse conteúdo!
Categorias:Institucional
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