Todas as cidades

Blog

Conheça as 8 maiores tendências para a área de saúde

Nesse post nós decidimos listar para vocês as 8 principais tendências no mercado e área de saúde para os próximos anos. Confira!

Conheça as 8 maiores tendências para a área de saúde

Os profissionais da área de saúde têm um futuro promissor pela frente. Principalmente, para aqueles que querem alavancar e melhorar os serviços, opções de crescimento não faltarão. Além do mais, estamos lidando com a geração saúde e essa tendência cresce a cada dia. As pessoas estão praticando mais exercícios, se alimentando melhor, fazendo mais exames e cuidando verdadeiramente da saúde tanto no aspecto físico quanto no psicológico. Existem diversas novidades no mercado que podem ajudar e muito clínicas e profissionais autônomos. A tecnologia, por exemplo, tem facilitado bastante à vida das pessoas e ela pode se encaixar com precisão em diversas áreas do conhecimento, inclusive na saúde.

Tendências de mercado na área de saúde

Custo do serviço médico

Uma consulta médica costuma sair bem caro para o bolso do paciente, mas essa situação tende a mudar. Hoje, é possível encontrar serviços com preços mais populares. Existem empresas que possuem cerca de 300 profissionais de saúde, que conseguem abarcar 30 especialidades médicas e as consultas podem custar de R$ 60,00 a R$ 140,00. Isso permite maior acesso à saúde a milhares de pessoas. Empresas do tipo são uma forte tendência no mercado e estão em expansão.

Aplicativos

Os aplicativos vieram para ficar e podem ajudar muito a área da saúde. Por exemplo, temos aqueles que nos auxiliam a manter uma alimentação mais balanceada. Eles identificam o código de barras na embalagem e conseguem informar exatamente quais substâncias têm ali. Com esse conhecimento é possível selecionar melhor o que vai ou não para o prato. Outro benefício é o fato de você poder marcar consultas sem sair de casa ou precisar fazer uma ligação, além de tirar dúvidas com os profissionais. Ainda existem aqueles aplicativos que enviam um lembrete da consulta marcada, assim, se precisar remarcar, o processo fica mais fácil. Também existem os aplicativos que conseguem reunir todos os seus dados médicos. Isso é excelente para que o médico ou outro profissional de saúde tenha um histórico completo de um determinado paciente. São informações que ajudam a oferecer um diagnóstico mais preciso. A tendência é que eles se desenvolvam mais.

Roupas tecnológicas

Já pensou como seria ter o funcionamento do seu corpo sendo monitorado a cada segundo do dia, sem a necessidade de estar preso a vários fios num equipamento? É isso que as roupas inteligentes fazem. Elas possuem sensores que consegue captar informações e enviar para um aplicativo. Por exemplo, se o paciente tem alguma alteração no corpo durante algum tratamento, a roupa envia essa informação para a sede que pode entrar em contato ele. Dessa forma, o atendimento seria feito o mais rápido possível.

Realidade virtual

Essa tendência está se desenvolvendo, principalmente, nos consultórios de psicologia para o tratamento de diversas doenças como estresse pós-traumático, ansiedade, dentre outras. Um óculos especial consegue criar qualquer tipo de imagem e reproduzir sons com a ajuda de um programa de computador. Assim, o terapeuta pode levar o paciente para um momento crucial, fazendo com que se forme uma cena da qual ele tanto tem medo e a partir disso, poder ajudá-lo a enfrentar a situação.

Marcadores para o câncer

Muitas pessoas pelo mundo ainda morrem por conta do câncer. Ter marcadores genéticos que conseguem identificar quais são as chances de uma pessoa desenvolver esta doença antes dela aparecer, pode ser a solução para reduzir o número de mortes causadas por ela. Com essa nova tecnologia será possível descobrir o câncer logo no seu início, quando ainda não há sintomas e sinais externos, porque a doença está em um número muito reduzido de células. Além disso, é possível montar um tratamento com as características específicas do câncer em uma determinada pessoa. Hoje, isso já pode ser visto no câncer de mama. Neste caso, os especialistas conseguem saber se devem ser utilizados a administração conjunta de hormônios ou quimioterapia isolada. Essa tecnologia ainda não é uma realidade, mas está muito perto de se tornar. Existem alguns tipos de cânceres, que oferecem um componente genético significativo e isso pode ser a chave para que pacientes com maior predisposição recebam tratamento antes que o evento possa acometê-lo. Esses marcadores genéticos são moléculas que, quando dentro do corpo humano, são atraídas pelas células que já apresentam o câncer, mesmo que sejam numa quantidade muito pequena. A partir disso é possível identificar qual o melhor tratamento.

Telemedicina

A telemedicina uma tendência bem forte aqui no Brasil. Por meio dela, é possível utilizar a tecnologia para evitar deslocamentos desnecessários e poupar o tempo, algo crucial para determinadas doenças. Por exemplo, um paciente precisa de um especialista que está em São Paulo, mas ele mora no Ceará. Não há a necessidade de uma viagem. É possível usar a teleconferência na qual um profissional pode tirar dúvidas com o outro e ter acesso a todos os exames do paciente por meio de um banco de dados virtual num sistema que cobre todo o território. O especialista analisa os exames e pode dar as instruções necessárias e mais urgentes para o tratamento.

Especialização em áreas mais específicas

Outra boa e forte tendência na área de saúde é a especialização profissional mais aprofundada na área da saúde. A farmacogenética é um bom exemplo disso. Nela o profissional é capaz de fazer prescrições de medicamentos com base em estudos do DNA da pessoa, o que promete um tratamento mais específico e eficaz. O setor de geriatria tende a crescer também, já que a população está envelhecendo. Logo, os idosos precisarão de profissionais especializados nesta fase da vida, para que assim, eles possam manter a saúde e o bem-estar.

Software de gestão

Toda clínica precisa de um setor administrativo que acaba sendo o responsável pela manutenção do local, pela seleção dos funcionários, entre outras responsabilidades. Porém, existem algumas coisas que apenas utilizando um software de gestão é possível dar conta, especialmente, se estamos falando de uma clínica de grande porte. Um software como esse é capaz de analisar e cruzar diversos dados. Com o uso dele é possível saber quantos profissionais são necessários para cada paciente ou de quanto em quanto tempo os equipamentos precisam ser enviados para a manutenção. De certa forma, ele também ajuda a cortar custos desnecessário e gerir melhor os recursos disponíveis. Com tantos novos recursos, os profissionais da área de saúde precisam começar a se equipar para sair na frente e se destacar da concorrência. Além disso, todos os itens apresentados aqui facilitam o trabalho e ainda conseguem oferecer um serviço de saúde melhorado e mais especializado. Você já faz uso de alguma dessas tecnologias e tendências listadas aqui? Conte como elas conseguiram melhorar o desempenho dos seus serviços na área da saúde!

Comentários

Posts relacionados

TODOS OS POSTS