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Conheça 5 boas práticas na administração de clínicas médicas

Conheça 5 boas práticas na administração de clínicas médicas

Conheça 5 boas práticas na administração de clínicas médicas

A maioria dos profissionais de saúde está preparada para lidar com as intercorrências do dia a dia no que diz respeito à assistência aos pacientes, mas quando é necessário assumir um posto de administrador, mesmo sendo em seu próprio negócio, a preparação pode não ser a mesma. A administração de clínicas exige do profissional um preparo específico para tomar decisões que vão trazer um bom retorno para a própria clínica. Por isso, separamos 5 dicas de boas práticas de administração de clínicas médicas para te ajudar a começar ou a aperfeiçoar o serviço da sua clínica. Confira a seguir:

1. Faça uma boa divulgação

Ter visualização no mercado é um grande passo para garantir que sua clínica mantenha um bom número de atendimentos. Para que isso aconteça, é necessário investir em divulgação. Portanto, nada melhor do que usar a internet e as redes sociais para dar visibilidade ao nome da sua clínica. Pesquise sobre as características de cada rede e invista nas melhores opções, criando conteúdos atrativos, confiáveis e relevantes. E lembre-se sempre: a divulgação dos serviços prestados deve sempre ser feita com consciência! > Uma estratégia econômica de iniciar a divulgação da sua clínica e saber como fazer isso aqui neste conteúdo especial para clínicas que buscam mais destaque em redes sociais.

2. Ofereça um serviço humanizado

Realizar a gestão de uma clínica não é pensar apenas em processos administrativos, mas ir além deles e olhar para as relações interpessoais estabelecidas em todas as áreas. Da recepção à relação entre o profissional de saúde e o paciente, todos os profissionais envolvidos nos serviços prestados pela clínica precisam atuar dentro de uma cultura de humanização. Receber o paciente com atenção, estar disposto a esclarecer suas dúvidas, ouvir a sua queixa e oferecer as informações necessárias: essas são algumas das atitudes imprescindíveis para um serviço de qualidade. > Tudo isso tem muita relação com técnicas de comunicação que fazem toda a diferença no recebimento do paciente no consultório. Conheça 5 dessas técnicas neste artigo e deixa sua equipe alinhada para o atendimento que o paciente recebe na sua clínica.

3. Organize seus prontuários

Prontuário eletrônico é uma grande solução para organizar os inúmeros arquivos necessários para guardar todos os registros dos pacientes atendidos. O que antes eram pilhas de papel, hoje são informações armazenadas em sistemas online, que permitem, além da agilidade no preenchimento, o acesso a históricos com maior facilidade e a partir de qualquer lugar. > Sabemos que adotar um prontuário eletrônico é uma decisão importante e vai exigir muito do seu tempo para pesquisar qual escolher. Selecionamos um GUIA completo com tudo que se deve esperar de um prontuário eletrônico de qualidade. Baixe o GUIA aqui, é gratuito. :)

4. Abuse do mundo digital

Não são apenas os prontuários que são eletrônicos atualmente! Existem inúmeros sistemas e softwares disponíveis no mercado para facilitar os processos e melhorar a administração de clínicas. Softwares de gestão, por exemplo, permitem a elaboração de indicadores com a avaliação de resultados, o que possibilita uma administração mais bem direcionada às necessidades da clínica. Além disso, sistemas digitais como a agenda eletrônica geram agilidade e maior organização nos agendamentos e cancelamentos, possibilitando, inclusive, o envio automático de lembretes das consultas para os pacientes via SMS.

5. Invista em seus profissionais

Por último ? mas não menos importante ? está a capacitação dos profissionais que atuam na clínica. Profissionais especializados ou que buscam constante capacitação tendem a oferecer um atendimento com melhor qualidade para seus pacientes. É importante que a própria clínica incentive o profissional e permita que ele realize os cursos necessários para aperfeiçoar a sua atuação. Gostou das 5 dicas de boas práticas na administração de clínicas médicas? Você já adota alguma delas? Tem percebido os benefícios? Não deixe de compartilhar a sua experiência nos comentários!

Sobre o Autor

O iClinic é o sistema de gestão online ideal para sua clínica ou consultório médico. Com o sistema você tem acesso a várias ferramentas, como agenda online, prontuário e prescrição eletrônicos, envio automatizado de lembretes para pacientes e controle financeiro da clínica.  

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