Para destacar sua clínica ou consultório e fidelizar pacientes é preciso adotar algumas estratégias. Isso porque o mercado da saúde é concorrido, então sai na frente quem oferecer um atendimento pensado em uma boa experiência do público. Contar com a tecnologia, humanizar as relações e cuidar da recepção estão entre as táticas que vão proporcionar um serviço de melhor qualidade e a satisfação dos pacientes. Ficou interessado no assunto? Acompanhe nosso post e confira 7 dicas de como fidelizar o público e ter sucesso com o empreendedorismo na saúde!
A área da saúde é muito dinâmica por conta das tecnologias que surgem a todo momento, otimizando a rotina dos profissionais e oferecendo tratamentos com melhores resultados. Nesse sentido, a primeira dica para fidelizar pacientes é investir nessas inovações. Softwares para fazer a gestão da clínica, prontuário eletrônico do paciente, possibilidade de fazer o agendamento digital das consultas, uso da telemedicina para atendimento on-line: o recomendado é ficar por dentro dessas tendências e adotar as ferramentas digitais que vão trazer mais qualidade para o seu atendimento.
De nada adianta adotar as últimas tecnologias e deixar de lado a forma como você e sua equipe se relacionam com o público. O atendimento humanizado é fundamental para fidelizar pacientes, pois você preza pelo respeito e atenção integral ao indivíduo. O foco não é apenas a doença ou problema, mas também outras queixas, histórico de saúde, estilo de vida e até crenças do paciente. Além disso, a consulta deve ser realizada sem pressa e todo o plano de tratamento deve ser explicado. Assim, a pessoa se sente acolhida, passa a confiar no profissional e fica mais engajada com o tratamento. A humanização deve ser feita por toda a equipe desde o momento em que o paciente telefona para pedir uma informação até a pós-consulta. É preciso que os colaboradores sejam empáticos, chamem a pessoa pelo nome, demonstrem sempre gentileza, consigam ouvir e responder todas as dúvidas. Dessa maneira, você oferece uma experiência diferenciada, fazendo com que ela retorne para um próximo atendimento e também indique seus serviços para amigos e familiares.
Para fazer a fidelização do público, o profissional deve ter uma preocupação com os espaços da sua clínica. Em primeiro lugar, pense no conforto dos pacientes e seus acompanhantes, oferecendo uma recepção climatizada e que tenha poltronas ou cadeiras macias e em número suficiente para atender o fluxo de pessoas que você costuma atender. Mantenha as manutenções do local em dia, priorize a organização e limpeza do ambiente e disponha os móveis de um jeito que não atrapalhe a circulação do público. Ter um canto com revistas atualizadas e deixar um quadro com a senha do wi-fi visível para todos também são boas estratégias. Oferecer água, café ou chá é outra medida para que seu paciente se sinta especial. Caso você atenda crianças ou perceba que elas costumam acompanhar seus pacientes, se houver espaço, crie um espaço para crianças com uma mesinha, papéis, lápis de cor e brinquedos.
Lembra que comentamos sobre a humanização do atendimento? É uma abordagem centrada no respeito ao paciente. Por isso, para fidelizá-lo, tenha um controle sobre sua agenda. O que isso quer dizer? Marque as consultas com um intervalo confortável entre elas para evitar que outras pessoas tenham que ficar na recepção esperando por muito tempo. Pois isso pode gerar uma insatisfação que poderá resultar em má reputação. Em caso de algum imprevisto, lembre-se sempre de avisar o paciente com antecedência, de que haverá um atraso para que ele chegue mais tarde. Ainda nessa questão, uma boa estratégia é ter o costume de fazer a confirmação da consulta na véspera, de preferência, pelo WhatsApp ou ligação. Dessa forma, você evita que a pessoa falte por esquecer que marcou o atendimento ou que confunda o horário, o que poderia gerar atrasos.
Quando o assunto é fidelizar pacientes, é preciso pensar que o público, por conta das facilidades do mundo digital, está cada vez mais bem informado e procura um serviço de saúde de alta qualidade. Sendo assim, não deixe de se manter atualizado quanto às novas técnicas, equipamentos e outras novidades do seu segmento. Participe dos eventos da área, como webinars na área da saúde, e invista na educação continuada, realizando cursos de pós-graduação. São aulas em que você aprimora seu conhecimento e ainda faz networking, tendo contato com professores e alunos que estão no mercado.
Para utilizar da melhor forma as tecnologias da saúde e oferecer um atendimento de excelência a fim de aumentar a fidelização do público, um ponto importante é o treinamento da sua equipe. Ofereça cursos para que todos possam trabalhar de acordo com a cultura da sua clínica, saibam como usar os recursos do seu espaço e entendam a importância de colocar o paciente em primeiro lugar.
Uma maneira de impressionar os pacientes é investir na presença digital da sua clínica ou consultório. O que fazer? Veja abaixo:
Para fidelizar pacientes é preciso que eles se sintam bem em seu consultório e que lembrem dos seus serviços para um próximo atendimento ou para indicá-lo a outras pessoas. Coloque em prática as nossas dicas para causar uma boa impressão no público e saia na frente da concorrência! Gostou das nossas dicas para ficar com a agenda de atendimentos sempre cheia? Quer conferir outros posts com essa temática? Então assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!
Categorias:Institucional
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