Um desafio importante para os profissionais da saúde é buscar formas de aumentar o número de pacientes. Para isso, nada melhor do que traçar um plano de ação para a divulgação dos seus serviços, com eficiência, e sobretudo, observando as regras estabelecidas pelo conselho de sua área.
Afinal de contas, a saúde não é um “produto”. As ações de marketing aplicadas para essa área nem sempre serão as mesmas utilizadas por outros tipos de negócios. Mas isso não significa que o médico deva ficar confinado no consultório, apenas esperando os pacientes chegarem.
Se deseja saber mais sobre o assunto, então continue lendo porque o post de hoje é para você!
Quem é a pessoa que senta no outro lado da sua mesa de trabalho a cada consulta? Onde ela reside, qual sua profissão, idade e hábitos? Conhecer mais detalhes sobre a vida dos seus pacientes é fundamental para que você possa dar início a qualquer ação de divulgação. Sabe por quê? Porque é a forma ideal para definir qual o melhor meio de comunicação a ser adotado.
Trace um perfil dos seus pacientes. Se eles se mostram mais abertos e comunicativos, pense em estratégias que incluam redes sociais e aplicativos de mensagem para avisar sobre as consultar e novidades, por exemplo.
Por outro lado, caso os seus pacientes demonstrem que são mais reservados, invista no relacionamento interpessoal, no atendimento na própria organização médica e na atenção antes e depois da consulta.
Saber detalhes como local onde mora, faixa etária, preferências, profissão e hábitos ajuda a entender bem quem é o seu paciente e o que você precisa fazer para deixá-lo cada vez mais seguro e confiante no tratamento.
Se a ideia é aumentar o número de pacientes, então por que a primeira dica falou sobre aqueles que já frequentam sua clínica? Em primeiro lugar, porque o boca a boca é uma grande ferramenta de marketing para a área da saúde.
Achar o especialista ideal para cada caso é uma tarefa que pode ser complicada. Muitas vezes as pessoas apelam para seus contatos, perguntando para familiares, amigos e conhecidos sobre os profissionais que estes conhecem e recomendam. Em uma área tão delicada quanto a saúde, contar com uma boa reputação espontânea vale ouro. Os pacientes que saem satisfeitos e bem tratados das suas consultas com certeza recomendarão o profissional para os seus contatos.
Além disso, traçar o perfil, como falamos anteriormente, permite que você consiga planejar ações para localizar futuros pacientes.
Instalações adequadas, equipamentos novos, equipe bem treinada são fatores que diferenciam uma clínica da outra. Para receber cada vez mais pacientes, ofereça um atendimento de alto padrão, com atenção totalmente voltada para o paciente, desde o momento em que ele agenda a consulta até sair da clínica.
Por esse motivo, também busque sempre investir na sua própria formação. Faça cursos, aprimore seus conhecimentos e qualifique cada vez mais os seus procedimentos, sem cair na zona de conforto.
Não é incomum existirem restrições dos conselhos de cada área para a presença de profissionais da Saúde na internet. Em muitos casos não é permitido, por exemplo, realizar consultas por esse meio. Aplicativos de mensagem, por sua vez, podem ser usados para esclarecimentos rápidos ou lembretes, mas jamais como substitutos da consulta presencial.
Além disso, o profissional também não pode divulgar imagens ou identificação dos seus pacientes semautorização, sob pena de responder por esse ato junto ao Conselho.
No entanto, é importante lembrar que cada conselho da área da saúde possui as suas próprias recomendações em relação à conduta profissional. Assim, é recomendável que você verifique as regras do conselho específico da sua profissão, de modo a evitar problemas com essa questão.
De forma geral, contudo, a internet pode e deve ser aproveitada para divulgação dos seus serviços. Afinal de contas, você consegue atingir um número imenso de pessoas através de conteúdos divulgados nas redes sociais. Confira a seguir algumas opções.
Você pode criar um blog temático sobre a especialidade em que atua. Alimente esse espaço com conteúdo relevante, e detalhado, sobre os assuntos mais discutidos da sua área. Se você é dermatologista, por exemplo, fique antenado nos tratamentos mais revolucionários, se informe sobre eles com profundidade e monte um post explicando tudo sobre um assunto.
Assim, todos aqueles que pesquisarem o tema, terão como chegar até o seu nome e ao contato de sua organização.
Já o Facebook é válido para posts mais curtos, dicas e notícias rápidas. A rede social mais usada no mundo está presente no dia a dia de centenas de milhares de brasileiros, mas lembre-se de que o que você postar vai rivalizar com os demais conteúdos postados incessantemente pelos próprios usuários, por marcas ou por empresas.
Assim, o seu conteúdo deve ser interessante e chamativo, além de, é claro, fidedigno e confiável.
É claro que a rotina atribulada de um profissional de saúde nem sempre permite que ele faça por conta própria a alimentação dessas e de outras redes sociais que porventura possam ser usadas. Por isso, é positivo chamar algum especialista em comunicação digital para planejar e executar as ações nessa área.
Não é só na internet que a exposição do profissional pode render bons frutos. Lembre-se que a divulgação vai bem além dos domínios da rede mundial.
O especialista que tem presença constante em rádios, canais de TV ou jornais ganha notabilidade e autoridade. Por consequência, desperta o interesse dos pacientes. E as equipes de redação costumam demandar muito os conhecimentos de um perito para compor suas matérias.
Por isso, profissional da saúde e jornalista devem andar lado a lado. Construa uma boa relação com a mídia, busque veículos interessantes e com bom público, deixe seu contato com os editores e veja o número de pacientes em seu consultório crescer!
Também aqui vale a dica: nada impede que você tome a frente dessa iniciativa, mas contar com uma assessoria de imprensa vai fazer muita diferença. Esses profissionais da comunicação conhecem os melhores contatos, a forma mais adequada de abordar certos assuntos e estão por dentro das demandas dos veículos. Portanto, conte com eles para assessorá-lo nessa etapa.
Com essas dicas, você poderá colocar em prática um plano de ação eficiente para aumentar sua lista de pacientes. Gostou do post? Quer ler mais sobre assuntos de saúde? Então curta nossa página no Facebook, siga nosso Instagram e acompanhe nosso Twitter.
Categorias:carreira
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