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Co-marketing na saúde: como atrair mais pacientes usando estratégia digital

Invista no co-marketing para otimizar o seu trabalho de marketing de conteúdo, alavancar os resultados e atrair mais pacientes

Co-marketing na saúde: como atrair mais pacientes usando estratégia digital

Parceria é a palavra-chave para uma iniciativa bem-sucedida na área do marketing digital. Uma boa estratégia de co-marketing pode ser muito útil para o planejamento de conteúdo da sua clínica, pois a colaboração com outras empresas e profissionais agrega a audiência, aumenta a credibilidade da marca e enriquece os posts que você oferece ao público. Neste artigo, você entenderá melhor o que é o co-marketing e como ele pode ampliar a divulgação do seu negócio, o que impactará diretamente no crescimento e nos lucros. Além disso, é muito importante que os gestores tenham em mente a relevância das parcerias com influenciadores digitais, que são protagonistas do mundo digital e que vão levar o nome de sua clínica mais longe. Continue lendo para saber tudo.

O que é co-marketing?

Trata-se de uma ação em conjunto entre duas empresas, para gerar e disseminar conteúdo criado em parceria ou colaboração. Essa união de esforços beneficia a ambos os negócios: é possível aumentar a audiência, diversificar os temas abordados e reforçar a credibilidade. Vamos a um exemplo: uma clínica especializada em ortopedia, que alimente um blog com posts e vídeos sobre o tema, pode encontrar uma loja que venda artigos ortopédicos, ou ainda um fisioterapeuta, com quem consiga encontrar assuntos em comum a serem abordados em uma série de posts, que vai ao ar uma vez por mês, digamos. Essas postagens atingirão um público bem maior do que aquelas criadas só no âmbito do blog da clínica ortopédica, já que terão a divulgação de outros participantes. Além disso, a gama de assuntos a serem abordados ao longo desse planejamento de conteúdo será maior, envolvendo a ortopedia, os principais produtos oferecidos pela indústria da área e os melhores tratamentos em fisioterapia relacionados. A parceria também empresta credibilidade à empresa. Ao se unir com profissionais renomados, o seu nome cresce no mercado, por consequência. O co-marketing, como você já deve ter entendido, é uma estratégia que envolve muitas etapas, e deve estar bem alinhada para contemplar tanto o seu interesse quanto os do seu parceiro. Como resultado, você terá um trabalho otimizado, com custos reduzidos e potencial de audiência reforçado, facilitando a geração de leads e as conversões no futuro.

Como escolher os melhores parceiros?

Em primeiro lugar, observe qual o público-alvo da empresa com a qual você deseja fazer a parceria. É importante que tenha afinidade com as pessoas que você atinge através do seu conteúdo, o que facilita muito a geração de audiência qualificada para os trabalhos que vocês apresentarão juntos. Também é importante alinhar as expectativas, conhecer o que o seu parceiro objetiva com as ações em parceria, e o que cada um deve fazer. Uma estratégia de co-marketing precisa de um relacionamento saudável entre os envolvidos, ou corre o risco de obter um resultado contrário: ao invés de parceria, gerar inconformidades entre as empresas.

Quais conteúdos posso criar em parceria?

Basicamente, todos os conteúdos que integram uma estratégia digital podem ser co-criados. Um post escrito a quatro mãos, bem organizado e com imagens e exemplos, oferece um conteúdo mais complexo às audiências. E há várias outras opções para se trabalhar. Um webinar com um representante de cada empresa, um e-book escrito com a colaboração de um profissional alinhado com a sua área, ou até mesmo um guest post — quando a empresa abre espaço para que alguém de outra área fale em seu blog. O importante é que seja um conteúdo de qualidade, com apelo e utilidade para atrair o público. Por isso, segmentar as audiências é tão importante. As chances de gerar leads para o seu negócio com a parceria é bem maior se você encontrar empresas que atendam o mesmo tipo de público que você. E, é claro, o oposto também é válido: você emprestará os seus potenciais pacientes ao outro empreendimento, gerando uma relação de colaboração interessante a todos.

E os influenciadores? Como eles entram no co-marketing?

Eles estão em todos os lugares da Internet, e podem ajudar o seu consultório a alavancar a divulgação e ampliar a clientela, sim. Mas é preciso de uma série de precauções. Os influenciadores digitais, como já falamos, são praticamente os protagonistas do marketing de conteúdo nas redes sociais. Se você deseja que a sua clínica tenha um bom alcance entre o público do Facebook, do Instagram ou do Youtube, pode considerar essa possibilidade. Um influenciador é uma pessoa que detém uma certa autoridade entre o seu público. Tem esse nome devido à sua capacidade de motivar as pessoas a determinado comportamento, em especial, de consumo. São homens e mulheres de todas as idades e regiões do país, que cativam a audiência através de uma geração de conteúdo espontâneo, na maioria das vezes. E também estão dentro de um esquema de negócio, uma vez que costumam oferecer publicidade em seus canais, para empresas interessadas em atingir aqueles seguidores.

Influenciadores são bons parceiros de co-marketing?

Os influenciadores podem ser seus parceiros de co-marketing, sim. Em primeiro lugar, é preciso escolher aquele que contemple o público que a sua clínica quer atingir. Depois, iniciam os contatos com a pessoa, que normalmente tem uma agência que o representa, para alinhar os interesses em comum. Por exemplo, uma clínica de nutrição e medicina do bem-estar pode encontrar uma blogueira de lifestyle e oferecer uma parceria de conteúdos focados em saúde e bem-estar para enriquecer as postagens da influenciadora. Assim, você empresta a sua expertise de profissional com formação superior, e ela, a sua capacidade de comunicação e audiência. Mas, preste muita atenção em um aspecto: caso haja publicidade, ou seja, se a clínica oferecer algum serviço ou produto específico através de uma influenciadora, é preciso sinalizar que a postagem é publicidade, os chamados publieditoriais. É uma determinação da lei do consumidor, que pode acarretar em penalidades para aqueles que não a obedecem. Invista no co-marketing para alavancar os resultados da sua clínica. Por meio das parcerias, você consegue otimizar o seu trabalho de marketing de conteúdo, ao mesmo tempo em que constrói relações saudáveis com colegas de segmento, que podem trazer um futuro de parcerias bem-sucedidas. Quer saber mais sobre como atrair pacientes para a sua clínica? Então, é hora de ler este post que preparamos para você!

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