Aulas presenciais na pandemia: como manter a segurança
O novo coronavírus mudou a realidade da educação. Conheça algumas das principais medidas no retorno as aulas presenciais na pandemia.
Por Faculdade IDE,
12 de abril de 2021
Desde 2020, vivemos uma mudança, nunca antes vista. Devido a Pandemia do Novo Coronavírus, a realidade do mundo inteiro mudou. Consequentemente, a vida dos estudantes também. Desde março de 2020, a modalidade de ensino remoto foi utilizada, para continuar as aulas de maneira segura para alunos e funcionários de instituições de ensino. No entanto, conforme os novos decretos do Governo, que variam de acordo com cada estado brasileiro e com a situação da Covid-19 no local, em alguns lugares, as aulas presenciais foram autorizadas a retornar. No post de hoje, você vai conhecer um pouco melhor, sobre as medidas de segurança para o retorno das aulas presenciais. Para que, desse maneira, caso o seu curso tenha optado por essa modalidade, você possa dar continuidade aos estudos da maneira mais segura possível! Continue lendo para saber mais.
Ministério da Educação
Em Outubro de 2020, o MEC lançou um guia para orientar o retorno seguro das aulas presenciais na pandemia. O material traz diretrizes para todos que frequentam a instituição, estudantes e funcionários. Embasado em normas técnicas de segurança em saúde para evitar a transmissão da Covid-19. Dentre as medidas citadas no material, destaca se a desinfecção de ambientes, o distanciamento entre os alunos, e o uso de equipamentos individuais. Para ver o documento completo, basta clicar aqui.
Secretária da Educação Pernambuco
Falando mais especificamente do estado de Pernambuco, o Governo do Estado de Pernambuco divulgou o Protocolo Setorial da Educação. No documento, é possível visualizar as estratégias do Governo para combater à COVID-19. Confira algumas das medidas citadas:
Distanciamento Social:
Manter pelo menos 1,5m (um metro e meio) de distância entre os estudantes, trabalhadores da educação em educação e colaboradores em todos os ambientes do Estabelecimento de Ensino;
Manter lugares fixos para os estudantes em sala de aula;
Grupos: Organizar grupos de estudantes ou equipes de trabalho para reduzir a interação entre diferentes pessoas.
Proteção e Prevenção:
Utilizar a máscara de forma obrigatória;
Manter constante higienização das mãos, evitando tocar a boca, o nariz e o rosto. Quando for inevitável, lavar as mãos antes e depois;
Disponibilizar álcool gel 70% para limpeza das mãos;
Não compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal, como copos, pratos e talheres;
Utilizar garrafas individuais ou copos para consumo de água, evitando o contato direto da boca com as torneiras dos bebedouros;
Ao tossir ou espirrar usar um lenço ou a parte interna do braço na altura do cotovelo.
Você conheceu algumas das principais medidas no retorno as aulas presenciais na pandemia. Para informações mais específicas referente a sua cidade ou estado, não se esqueça de consultar as informações do Governo Estadual local. Se você deseja receber conteúdos como este, diretamente no seu e-mail, assine a nossa Newsletter.
Categorias:áreas de saúde
Tags: covid-19, MEC, pandemia, coronavírus, Protocolo Setorial de Educação
Comentários