Profissionais de Enfermagem buscam sempre proporcionar o melhor cuidado aos seus pacientes. Atualizar-se, estudar e se especializar são algumas ações que fazem parte do dia a dia de muitos deles.
E é no dia 12 de Maio que se comemora o Dia do Enfermeiro. Para mostrar a importância deste profissional ao longo da história mundial, para conhecer ou relembrar, veja 7 Enfermeiras que mudaram o mundo!
Uma prova do quanto a mulher é forte, decidida e dedicada é a história de Anna Nery. Ela foi a pioneira da Enfermagem no Brasil no século XIX.
Casada com um Capitão da Marinha, ficou viúva aos 29 anos e com três filhos para criar. Sua importância na história se destaca quando Anna Nery quando seus filhos foram para a Guerra do Paraguai e ela não ficou parada.
Sendo assim, ela foi aprender noções de Enfermagem (com base no que havia naquela época) para poder prestar serviços voluntários como enfermeira durante a Guerra do Paraguai. A primeira escola de Enfermagem no Brasil recebeu o nome de Escola de Enfermagem Anna Nery em sua homenagem
Foi Dorothea Orem que desenvolveu a teoria do autocuidado durante seu trabalho e estudos de Enfermagem nos Estados Unidos. De acordo com os resultados de suas pesquisas, Orem provou que os pacientes podem cuidar de si próprios quando aptos a tal. Teoria usada em reabilitação e cuidados primários no intuito de incentivar o paciente a ser independente o máximo possível.
Dorothea Orem recebeu o título de Mestre em Ciências da Educação em Enfermagem e também de Doutora em Enfermagem. Um exemplo de que todo enfermeiro pode e deve manter seus estudos.
Nascida em Florença, Florence é um grande exemplo de enfermeiras que mudaram o mundo e também símbolo da Enfermagem. Foi durante a Guerra da Crimeia que ela ficou famosa pelo tratamento a feridos de guerra.
Também ficou conhecida como Dama da Lâmpada por usar este utensílio para que a iluminação a ajudasse nos cuidados aos seus pacientes durante a noite.
[rock-convert-cta id="62485"]
Doutora em Enfermagem, Imogene King é uma das enfermeiras que mudaram o mundo. Ela mostrou que enfermeiras podem expandir seus conhecimentos para outras áreas. Sabendo a importância dos estudos, ela ainda fez pós-doutorado em Estatísticas e Computação.
Com toda essa bagagem de experiência e conhecimento, Imogene King publicou a Teoria de Sistemas de Interação de Enfermagem e Teoria de Realização de Metas. Conceitos tão importantes que até hoje estão incluídos em todos os principais textos de Teoria de Enfermagem.
Um exemplo de enfermeiras que mudaram o mundo, Ivone Lara também alcançou o mundo da música, conhecida como Dona Ivone, Rainha do Samba. Graduada em Enfermagem e Especialista em Assistência Social, ela trabalhou em Hospitais Psiquiátricos.
Foi assim que Ivone atuou junto à Nise da Silveira, psiquiatra que revolucionou o atendimento nos manicômios do Brasil. Ivone Lara dedicou 37 anos no cuidado de pacientes com distúrbios mentais. Juntas, elas deram um grande passo para a saúde brasileira aplicando o atendimento humanizado entre aqueles que eram tido como loucos pela sociedade da época.
Ela também é um exemplo de mulher que lutou contra o machismo para ganhar seu espaço e reconhecimento na música brasileira.
Uma das maiores líderes da Enfermagem no Brasil foi Maria Rosa Sousa Pinheiro. Foi eleita presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), onde contribuiu para a reestruturação desta e importantes atividades para enfermeiros. Por exemplo, a realização do 1º Congresso Brasileiro de Enfermagem, que foi sediado em São Paulo.
Assim como as grandes enfermeiras que mudaram o mundo, como as citadas aqui, ela se especializou e ainda ampliou seus estudos em outras áreas, como Letras e Direito.
Wanda Horta foi a enfermeira que introduziu os conceitos de Enfermagem que são aceitos no Brasil. Foi ela que criou a Teoria das Necessidades Humanas Básicas.
Em resumo, suas pesquisas apresentam e confirmam a Enfermagem como ciência e arte quanto aos cuidados dos pacientes.
Ainda que em uma época diferente, quando o machismo e a repressão à mulher no mercado de trabalham eram ainda mais fortes, essas enfermeiras tomaram à frente e provaram que são capazes. Capazes de estudar, crescer e mudar para melhorar a Saúde no mundo!
Gostou do texto e quer ficar por dentro de mais conteúdo especial voltado para comemorar o Dia Internacional da Enfermagem? Então siga a Faculdade IDE no Facebook e Instagram!
Categorias:enfermagem
Cadastre seu e-mail para receber informativos e novidades sobre a faculdade e sobre os cursos.
Comentários