Todas as cidades

Blog

6 dicas para lidar com a ansiedade em tempos de pandemia

Confira 6 dicas que selecionamos para você e que certamente vão ajudar você a lidar com a ansiedade em tempos de pandemia!

6 dicas para lidar com a ansiedade em tempos de pandemia

A ansiedade em tempos de pandemia é um assunto que precisa ser muito abordado. Afinal, a adaptação a essa nova realidade, o isolamento social, a necessidade de se manter produtivo e a imprecisão de quando tudo isso vai terminar afeta diretamente a saúde mental da população. Por esses motivos, focar nas possibilidades de lidar com a ansiedade diante desse contexto é fundamental para manter as saúdes física e mental. Além disso, essa atitude tende a contribuir tanto para o seu bem-estar durante a pandemia quanto após o problema. Neste post, vamos apresentar seis sugestões para controlar a ansiedade em tempos de pandemia. Acompanhe e confira como adotar essas dicas no seu dia a dia!

1. Filtre as informações recebidas

Com a imensa quantidade de informações circulando pela internet e televisão, é natural se sentir mais ansioso. Acompanhar o número de casos da região, lidar com relatos de diversos profissionais da saúde e conferir histórias de pessoas que contraíram a doença são fatos que realmente assustam qualquer pessoa. Por isso, é necessário filtrar as informações. Diante desse cenário, não é recomendado ignorar totalmente as notícias, pois elas são úteis para nos alertarmos e nos cuidarmos melhor. Ainda assim, o excesso de conteúdo é prejudicial, do mesmo modo que a ansiedade excessiva. Desse modo, tente reservar apenas alguns minutos do dia para ler ou assistir ao noticiário, desconecte-se um pouco das redes sociais e confira também as notícias positivas — por exemplo, vacinas para o novo coronavírus que estão sendo testadas e recebendo bons resultados e recomendações da OMS.

2. Cuide de si mesmo e da sua família

O tempo de isolamento social já ultrapassou os 100 dias no Brasil e claramente causa aflição em muitas pessoas. No entanto, a vontade de sair de casa, de ver os amigos e familiares e de visitar locais públicos ainda precisa ser controlada. O ideal é sair de casa apenas para atividades essenciais, que não têm a possibilidade de serem substituídas de alguma maneira. Além do mais, é imprescindível ter cuidados como higienizar sempre as mãos e objetos, usar máscara de tripla camada e evitar aglomerações. Esses cuidados com o coronavírus são fundamentais para si mesmo e para a sua família. Além disso, você pode apostar na alimentação saudável e no entretenimento dentro de casa, assim como a prática de bons hábitos no dia a dia.

3. Leia livros, ouça música e assista filmes

Uma maneira de se entreter de maneira saudável durante o isolamento social é consumindo conteúdo. Sendo assim, aproveite o tempo livre para ler novos livros, assistir filmes e ouvir música. Além de ajudar a passar o tempo, essas atividades contribuem para expandir o seu conhecimento e aliviar o estresse. Por isso, prepare a sua lista de livros, filmes e séries para pôr em dia. Outra dica importante é consumir conteúdos saudáveis, que realmente façam bem para a sua saúde mental. Desse modo, escolha temas leves ou que sejam realmente construtivos — por exemplo, livros de autoajuda, palestras e documentários, músicas animadas, filmes com finais felizes, entre outros. Isso vai ajudar a manter o pensamento positivo, controlar a ansiedade e acalmar a mente com as preocupações do novo contexto.

4. Expresse o que sente por meio de atividades

Uma das principais dicas para o seu bem-estar mental é a expressão dos seus sentimentos. As emoções nada mais são do que a manifestação do nosso psicológico diante de um acontecimento. Por esse motivo, elas não devem ser negligenciadas. Existem diversas maneiras de expressar os seus sentimentos:

  • por meio da escrita;
  • na prática da arte;
  • durante uma conversa ou um desabafo;
  • ao realizar uma atividade física; entre outras.

O importante é, independentemente de estar ou não em tempos de pandemia, criar o hábito de manifestar as suas emoções e evitar guardar para si mesmo o que está sentindo. Isso ajudará a se sentir mais leve e a evitar reações exageradas ou o excesso de estresse diante de determinadas situações.

5. Faça teleterapia

Engana-se quem pensa que a terapia é indicada apenas para as pessoas que sofrem de algum problema psicológico. Na verdade, essa prática é fundamental para se conhecer mais e aprender a lidar melhor com os problemas passados e com os que surgem. Entretanto, devido às orientações dos órgãos de saúde para evitar o contato físico e incentivar o isolamento social, a terapia está sendo realizada de maneira remota. Por isso é recomendada a teleterapia. Por meio de uma plataforma de chat, geralmente por chamada de vídeo, um profissional da psicologia habilitado será o responsável por conduzir a conversa e realizar as devidas orientações. Aproveite o momento para colocar para fora tudo aquilo que vem incomodando você há algum tempo.

6. Não se permita ficar sedentário

Movimentar o corpo também é fundamental para manter a mente sã. Como neste contexto não há a possibilidade de sair de casa para ir em academias ou realizar esportes em quadras, parques e demais locais, é necessário improvisar. Existem algumas atividades que podem ser realizadas dentro de casa, como o ioga, o alongamento e a dança. Além disso, é válido procurar por aulas online, com profissionais capacitados, de pilates, aeróbica, entre outros exercícios físicos que não necessitam de aparelhos específicos. Apesar de ser um momento bem difícil, ele pode ser uma oportunidade para nos tornarmos mais fortes, principalmente no que diz respeito à saúde mental. Por isso, siga firme no propósito de cuidar de si mesmo e de toda a sua família. Ao final de tudo, você conseguirá visualizar com facilidade os benefícios que essas atividades trouxeram. Como falamos, lidar com a ansiedade em tempos de pandemia não é uma tarefa fácil, mas pode ser realizada com um pouco de disposição para adotar algumas práticas mais saudáveis no dia a dia. Priorize a sua saúde e faça adaptações na rotina para cuidar do seu bem-estar. Queremos ouvir você! Tem mais alguma sugestão do que tem feito para lidar com a ansiedade em tempos de pandemia? Deixe um comentário abaixo, ficaremos felizes em lhe conhecer melhor!

Comentários

Posts relacionados

TODOS OS POSTS