Hoje, em 06 de dezembro de 2019, demos início ao primeiro dia da quinta edição do Congresso Brasileiro de Especialidades em Enfermagem, o 5º CBEE. Continue lendo para saber tudo o que rolou!
O credenciamento iniciou-se às 15h, para os congressistas que foram chegando cedo para aproveitar todo o evento.
Nesta edição contamos com uma novidade, a apresentação dos trabalhos científicos começou na sexta-feira! Afinal, foram tantos trabalhos aprovados que esse ano tivemos que iniciar as apresentações mais cedo. A partir das 16h30 os congressistas já estavam apresentando seus artigos científicos.
Além disso, contamos com atividades interativas no estande da faculdade IDE. Onde estamos realizando uma gincana onde os congressistas podem concorrer a brindes exclusivos da faculdade IDE. São eles: bolsa térmica personalizada, eco copo, para ser mais sustentável e reduzir o consumo de plástico que tanto afeta o meio ambiente, e também as tatuagens temporárias exclusivas do CBEE. Então se você não conseguiu participar hoje, não deixa de ir lá amanhã e no domingo heim! ;)
Contamos também com o estande do COFEN - Conselho Federal de Enfermagem, onde é possível fazer uma viagem na história da enfermagem através da realidade aumentada.
Agora que você já ficou sabendo um pouco sobre o que rolou de atividades bacanas no primeiro dia do evento, está na hora de ficar por dentro da palestra de abertura, realizada pelo Presidente do CBEE, o Dr. Gilmar Júnior.
Em sua apresentação o Presidente do CBEE iniciou sua fala informando sobre o 5º CBEE ser um evento de enfermeiros para enfermeiros. O propósito do evento é ajudar os enfermeiros a escolherem especialidades que os façam felizes ao mesmo tempo que lhes proporcionem sucesso.
O Dr. Gilmar Júnior convidou os congressistas a fazer uma reflexão sobre por que alguns fazem sucesso com a enfermagem e outros não, utilizando uma escala de essência para exemplificar. Ressaltou também que o que diferencia o profissional, é o propósito que ele tem, em qualquer profissão, inclusive na enfermagem.
O Dr. Gilmar Júnior chamou a atenção dos congressistas para 3 pontos importantes:
Em sua trajetória profissional, o enfermeiro muitas vezes passa por situações desagradáveis, mas isso não quer dizer que não exista um proposito por trás do que é feito.
Também estimulou os congressistas a pensarem a respeito dos seus respectivos propósitos para continuarem acreditando na enfermagem e se tornarem profissionais valorizados e satisfeitos com a sua profissão. Mostrou livros, artigos científicos e pessoas que lutam pela valorização da enfermagem, por exemplo: Ana Paula Brandão, Presidente do Coren-CE.
Usou dinâmicas de momentos sensoriais para estimular nos congressistas a valorização da classe enfermeira.
O Dr. Gilmar Júnior também explicou sobre o Dilema de sonhos vs culpa que o enfermeiro sofre, falando que ao mesmo tempo em que sonham com a valorização, em ter um aumento do piso salarial, culpam terceiros como o governo, empreendedores e os demais órgãos pela sua desvalorização.
Afirmou que é preciso eliminar a culpa para ser um enfermeiro vitorioso, ressaltou também como falso mantra a ideia propagada pelo mercado , de que a enfermagem é uma profissão desunida. Contando como isso é uma forma de se aproveitar da classe para manter a baixa valorização e os baixos salários.
Falou sobre como a essência do enfermeiro deve ser transformar a vida das pessoas, vista desta forma, e não enquadrada no senso comum de uma profissão subserviente. De maneira divertida, usou de exemplos para mostrar como o senso comum é tendencioso ao erro causado pelo preconceito, e isso não é diferente com a profissão da enfermagem, mas que devemos mudar essa visão, começando por nós mesmos, para depois mudar a visão da sociedade em geral.
Entender a essência da enfermagem torna mais fácil de encontrar o seu proposito.
Segundo o Dr. Gilmar Júnior "O propósito sozinho é legal, o propósito coletivo é mais fácil!" Reforçando ainda mais a necessidade da união dos profissionais em busca da valorização do enfermeiro.
A noite foi concluída com a entrega do Prêmio Enfermeiros que Pensam Além, concedido a uma enfermeira empoderada, inteligente e de relevante préstimo ao sociedade dos enfermeiros. A grande ganhadora desse ano foi: a Dra. Thaíse Torres, cujo prêmio foi conquistado pela sua conquista, que reduziu o numero de partos cesarianas da sua maternidade de 40% para 0,1%!
O primeiro dia do 5º CBEE foi dedicado a valorização do enfermeiro e ao descobrimento de seu propósito para construir uma carreira de sucesso! Nos próximos dias teremos palestras sobre as diferentes especialidades dentro da enfermagem, não deixe de conferir!
Categorias:Institucional
Cadastre seu e-mail para receber informativos e novidades sobre a faculdade e sobre os cursos.
Comentários