Todas as cidades

Blog

12 dicas de livros que todo psicólogo precisa ler

12 dicas de livros que todo psicólogo precisa ler

12 dicas de livros que todo psicólogo precisa ler

Existem alguns livros que todo psicólogo precisa ler. Ficar por dentro deles ajuda na evolução da atuação profissional. Afinal, a leitura melhora a percepção das pessoas sobre o mundo, além de aumentar o conhecimento a respeito dos diversos ramos do saber.

Assim, é possível ter um maior crescimento pessoal e profissional das pessoas no geral. Na Psicologia, esses benefícios não poderiam ser diferentes. Isso porque a leitura contribui para a formação dos psicólogos.

Ainda, o costume de se debruçar sobre livros fornece outras vantagens. Por exemplo, o especialista tem outra ferramenta para ajudar na melhoria do estado clínico de seus pacientes: uma lista de sugestões de bibliografia para indicar.

Percebeu a importância de conhecer os livros que todo psicólogo precisa ler? Pensando em ajudar com uma melhor atuação profissional, criamos uma lista com 12 opções para você. Descubra quais são agora mesmo!

1. Introdução à Psicologia

Todo estudante de Psicologia vai precisar conhecer as teorias básicas e principais temas desse ramo de atuação. Para isso, o livro “Introdução à Psicologia”, de Robert S. Feldman, é uma ótima opção de leitura. 

A obra, publicada em 2015, pela editora McGraw-Hill, é apresentada de forma didática e com linguagem simples. Serve tanto para os estudantes quanto para os profissionais já atuantes que precisam se reciclar e obter explicações conceituais sobre os pacientes.

2. O mal-estar na civilização

Muitos dos livros de Sigmund Freud podem ser considerados clássicos para a literatura da Psicologia. Em “O mal-estar na civilização” (1930), Freud investiga as origens culturais da infelicidade, o conflito entre indivíduo e sociedade e suas diferentes configurações na vida civilizada.

Outras obras desse autor também são muito utilizadas nas graduações. Afinal, Freud trouxe algumas inovações para a Psicologia contemporânea que contribuem no tratamento dos pacientes.

Uma delas foi a análise de entrevistas individuais para relacionar as histórias contadas com distúrbios etc. Por isso, não deixe de acompanhar outras obras do autor. Alguns exemplos são:

  • A interpretação dos sonhos;
  • Psicologia das massas e a análise do eu;
  • Estudos sobre a histeria;
  • O futuro de uma ilusão. 

3. O animal social

Outra obra da psicologia que todo profissional deve ler é “O animal social”, de Elliot Aronson. Esse livro, publicado pela editora Instituto Piaget, em 2002, mostra a importância da Psicologia Social na resolução de conflitos que afetam a sociedade contemporânea. 

A análise é baseada em experiências que resultam de problemas como preconceitos, propaganda, guerra, alienação, agressão, perturbações e política, enfrentados pelas pessoas no estado atual da história.

4. Inteligência emocional

Escrito por Daniel Goleman, “Inteligência emocional” (1998) é outro exemplar importante para a Psicologia. A obra mostra a relação existente entre inteligência e emoção e indica que ela é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos.

Publicado pela editora Objetiva, o livro é uma grande referência entre os profissionais na atualidade, principalmente, após a pandemia da Covid-19. Isso porque a crise humanitária e até econômica surgida exigiu muita inteligência emocional das pessoas, no âmbito pessoal ou profissional.

Então, o termo passou a ser mais buscado também no contato com o psicólogo. Afinal, muitos sentiram a necessidade de gerenciar as próprias emoções para conseguir lidar adequadamente com as demandas surgidas. Dessa forma, seria possível diminuir ansiedade, estresse, ter mais objetividade nas decisões, autoconfiança etc., como defendido pelo autor Goleman.

5. O poder do hábito

Lançado em 2013, “O poder do hábito”, de Charles Duhigg, analisa como as práticas rotineiras determinam o bem-estar da sociedade. O autor mostra como algumas simples mudanças no dia a dia podem ser realizadas para melhorar a qualidade de vida.

Publicado pela Objetiva, esse é um daqueles livros úteis para indicar aos pacientes nos momentos das consultas. Inclusive, esse foi um dos livros mais vendidos pela Saraiva no ano de lançamento. Parte das explicações é que ele é útil para diferentes finalidades, como melhorar o desempenho profissional ou nas relações pessoais.

6. O homem que confundiu sua esposa com um chapéu

Um livro de bolso interessante tanto para psicólogos como para o público em geral é “O homem que confundiu sua esposa com um chapéu” (1997), de Oliver Sacks. Nessa obra, publicada pela Companhia das Letras, o autor narra 20 histórias clínicas e comunica de forma simplificada as patologias dos pacientes para os diversos leitores

Os pacientes da obra da Sacks lidavam com diferentes contextos. Muitos perderam a memória do passado ou não conseguiram mais reconhecer objetos e pessoas do convívio. O caso que nomeia o livro envolve um homem com agnosia visual. Ele tentou colocar sua esposa na cabeça por achar que fosse um chapéu, sem perceber que havia algo errado.

7. Mulheres que amam demais

O livro em questão foi escrito por Robin Norwood, uma terapeuta especializada em relações familiares e infantis. Pelo título, a obra pode parecer um romance para os desavisados. Contudo, são páginas que falam sobre relacionamentos destrutivos disfarçados pela ideia de "excesso de amor".

O livro, considerado bestseller do Jornal The New York Times, ficou por muito tempo entre os mais vendidos desde o lançamento, em 2011. Ele fala de mulheres que, muitas vezes, ultrapassam o bem-estar físico e emocional em nome de um amor. Diante disso, elas podem passar por relações abusivas e tóxicas sem perceber. Discussões em torno disso se tornam cada vez mais comuns nos últimos tempos. 

Muitas vezes, isso causa dependências, como no álcool, sexo, drogas, cigarro, redes sociais e outras. Ainda, o narcisismo materno também é citado, devido ao sentimento de abandono afetivo sentido pelos filhos. Ou seja, a obra trata de temáticas atuais, que podem ajudar na sua profissão.

8. Teoria das personalidades

Entender como as personalidades de cada indivíduo se moldam pode ser um interesse de muitos. Então, no livro de Jess Feist, Gregory J. Feist, Tomi-Ann Roberts, Sandra Maria Mallmann e Maria Cecília de Vilhena Moraes, isso é debatido. 

Segundo os autores, as personalidades se refletem a partir da bagagem cultural, formação profissional dos criadores, experiências familiares e muito mais. Tudo isso, escrito de forma didática e concisa, sendo especialmente útil para estudantes de Psicologia no início do curso. Mas além disso, pessoas de qualquer área podem se interessar pela leitura.

9. O livro vermelho

"O livro vermelho" foi escrito pelo psiquiatra Carl Gustav Jung a partir de experiências vividas entre 1914 e 1930, mas publicado apenas em 2009. O período descrito foi de momentos em que o autor passa por crises existenciais.

O início do livro relata as decepções dele com a humanidade, em razão da Primeira Guerra Mundial vigente. Para isso, além de palavras, a obra conta com ilustrações feitas pelo próprio autor. Assim, ele funciona como uma espécie de diário pessoal, que ajuda a responder questões inconscientes relatadas pelo fundador da psicologia analítica.

10. Poderosa mente

"Poderosa mente" é um livro publicado em 2012 e escrito pelo psicopedagogo Bernabé Tierno. Na obra, o autor deixa clara a importância da mente para lidar com as dificuldades existentes. Assim, a leitura também é um reforço da relevância de profissões voltadas para o cuidado com a saúde mental.

Desse modo, pode contribuir para que você ganhe mais motivação com o ofício. Ainda, é útil para que você saiba explicar com mais exatidão a importância dele, o que pode ajudar até na prospecção de pacientes.

Isso porque a obra faz um mergulho nas reações químicas realizadas no cérebro para que ele funcione. Assim, elas podem tanto liberar substâncias positivas, que contribuem com o bem-estar, quanto as negativas, que ajudam no adoecimento. Então, a leitura também pode ajudar a desvendar os mecanismos ocultos do cérebro.

11. O eu e o inconsciente

Outra obra de Jung que merece destaque é "O eu e o inconsciente". Ela fala dos conflitos de relacionamento entre cada pessoa com o próprio inconsciente, embora esse seja um mergulho necessário.

A escrita do livro foi iniciada durante a Primeira Guerra Mundial, que afetou, entre outros aspectos, a psique coletiva e a consciência humana. Mesmo que em menores proporções, é possível fazer um paralelo daquele momento com a pandemia da Covid-19 e a guerra iniciada da Rússia contra a Ucrânia. Então, a leitura pode ser muito útil para ajudar os pacientes.

12. O homem e seus símbolos

A lista de obras do pai da psicologia analítica, Carl Jung, não encerrou. Esse é mais um dos livros que merecem ser citados na lista de obras que todo psicólogo precisa ler. Na leitura, é possível perceber como o mundo interno das pessoas é cheio de interferências simbólicas. Muitas delas são influenciadas por filosofias orientais, religiões e conceitos místicos.

Algumas vezes, não percebemos a influência dos símbolos nas nossas decisões e pensamentos. Contudo, esporadicamente, eles tendem a voltar para a mente e interferir nas decisões efetuadas. Afinal, eles estão sempre presentes no inconsciente.

“A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo”. Essa frase do poeta e ensaísta do inglês Joseph Addison mostra a importância que o hábito de ler tem para a mente. Assim como o corpo, a nossa inteligência necessita ser alimentada e exercitada para se manter saudável.

Uma boa maneira de fazer isso é por meio da leitura. Agora, você tem uma boa dimensão de quais são os livros que todo psicólogo precisa ler para ter um bom desenvolvimento profissional e para que possa ajudar na melhoria dos seus pacientes.

Então, o que achou da nossa lista? Existem, ainda, muitas opções que podem ser interessantes para o seu ofício. O mais importante é aprender como aplicar as lições fornecidas nos livros ao dia a dia da sua profissão para conseguir ajudar os pacientes.

Gostou das sugestões? Então, compartilhe conosco e com os demais leitores alguma opinião sobre livros da área que você já tenha lido. Ajude a ampliar o conhecimento!

Aproveite e conheça as nossas Pós-graduações em Psicologia. Se você ainda não tem a graduação e está estudando a área, considere conhecer a nossa Graduação em Psicologia

Fale com nosso time pelo WhatsApp e tire todas as suas dúvidas sobre os nossos cursos.

 

 

Comentários

Posts relacionados

TODOS OS POSTS