Quando se fala em saúde no Brasil, há muitos desafios para os profissionais da área e, além desses, também é desafiadora a melhoria da relação com o paciente. Vários problemas dificultam a interação entre ambos e reduzem a satisfação do paciente, como atrasos, falta de clareza nas informações e atendimentos de pouca qualidade. Por isso, reunimos 11 dicas importantes para contornar esses problemas e contribuir para melhorar esse importante relacionamento de uma vez por todas, por meio de um atendimento de excelência!
Toda relação, para dar certo, precisa de respeito mútuo. Por isso, durante as consultas é muito importante que o paciente seja respeitado, tanto por você quanto pelos enfermeiros, atendentes e outros funcionários. Por exemplo, chamar o paciente pelo nome e ser o mais afetuoso possível — mantendo sempre a distância profissional necessária para criar um ambiente mais harmonioso — são formas de deixar o paciente mais tranquilo e confiante.
Pode acontecer de o paciente se sentir inseguro, ansioso ou triste ao lidar com informações relacionadas a doenças; mesmo porque, na maioria das vezes, ele conhece muito pouco — ou nada — sobre o assunto; enquanto você, por outro lado, o domina muito bem. Logo, por mais difícil e complicado que seja o diagnóstico, é muito importante ser transparente e dar as orientações necessárias de maneira clara e objetiva. Isso deixará o paciente mais seguro, solidificando a relação entre vocês, o que contribui inclusive para o sucesso de algum tratamento que ele porventura precise realizar.
É extremamente importante que toda a equipe de saúde trabalhe com um atendimento baseado na humanização. Há formas simples de apropriar essa característica no trato médico, por exemplo:
Obviamente, nem todo paciente é sempre educado. Alguns não sabem questionar com gentileza e outros chegam a ultrapassar os limites da boa relação, podendo ser desrespeitosos. De toda maneira, quando iniciamos um diálogo, temos formas de minimizar essa diferença de educação, conduzindo a conversa a um nível adequado de polidez. Utilize de algumas estratégias, tais como:
Esse tipo de atitude desarma o outro e, dessa maneira, a conversa ganha mais respeito e tranquilidade. Além disso, não esqueça que é importante saber ouvir as queixas dos pacientes e compreender suas expectativas, observando com atenção o que for relatado e cuidando para que ambos consigam chegar a um objetivo em comum, que é o de resolver a questão de maneira positiva.
Uma das maneiras de manter o paciente fiel a você é demonstrar que ele é realmente especial. Você pode fazer isso com grande facilidade. Uma dica é lembrar as datas importantes, como:
Para facilitar, você pode contar com a ajuda da tecnologia e enviar mensagens, e-mails ou cartões.
O primeiro contato dos pacientes com a sua clínica ocorre através das marcações de consultas. É também a maneira pela qual eles mantêm seu relacionamento com você durante o tratamento. Por isso, cuide para que os funcionários sejam efetivos ao lidar com a marcação e a gestão do tempo das consultas. Cada especialidade demanda um tempo para as consultas e, portanto, você deve avaliar:
Todavia, essas informações devem ser passadas para os funcionários, para garantir organização durante as marcações, deixando o atendimento ainda mais ágil e os pacientes, satisfeitos.
Não há nada mais desconfortável que ficar horas esperando para ser atendido, em qualquer que seja a situação, não é mesmo? Portanto, reforçando a dica de zelar pela humanização, seja pontual em seus atendimentos. Desta forma, evite grandes atrasos e, caso ocorram, procure informar seu paciente, explicando-se e se desculpando de maneira respeitosa. Por mais que ele fique incomodado em esperar minutos a mais, se sentirá mais seguro e respeitado ao obter uma receber uma explicação.
Outra dica importante é a boa aparência da clínica. Para zelar por ela, mantenha a sala de espera e o consultório limpos, organizados, com boa iluminação e aromatizados para que seu paciente permaneça confortável durante a espera e o atendimento. Por isso, inclua artigos que tragam maior conforto e bem-estar, como revistas, televisão e música ambiente. Outro bom investimento é criar formas de avaliação, como formulários, para que eles avaliem o seu atendimento e o consultório de maneira geral, atribuindo notas e incluindo observações. Essa é uma ótima maneira de demonstrar que você se importa com a opinião de seus pacientes e que busca manter um atendimento de excelência.
Você possui horários de lazer e atividades pessoais, claro, e, muitas vezes, não consegue estar sempre disponível para seus pacientes. É bom, todavia, reconhecer que alguns deles vão precisar de você fora do consultório, em casos de emergência. Com bom senso, é importante que você possa orientá-los nessas situações. Caso não consiga atendê-los de imediato, informe da sua impossibilidade, e recomende o atendimento emergencial — se necessário —, entrando em contato tão logo quanto possível.
Para melhorar o relacionamento com seus pacientes, disponibilize meios alternativos de comunicação com o paciente. Treine seus funcionários para que consigam orientar os pacientes sem a sua ajuda, faça folhetos informativos e utilize tecnologias como redes sociais, e-mails, blogs e websites. Essas são algumas maneiras práticas e interessantes para educar o seu paciente, orientá-lo em relação a boas condutas e deixá-lo mais seguro e confiante, sabendo que pode contar com um profissional que se dedica a ele.
Existem diversas maneiras de se apresentar adequadamente, melhorando sua imagem e atraindo mais pacientes. Invista em seu marketing pessoal, através de atitudes pontuais:
Alguns comportamentos podem ser implementados com simplicidade em seu consultório, melhorando continuamente a relação com seu paciente. Preocupe-se em inserir essas atitudes diariamente na sua rotina e verá o reflexo delas na construção de uma carreira de sucesso. Sendo assim, melhorar a relação com o paciente é uma questão de profissionalismo e interfere diretamente na imagem do médico. Se você quer acrescentar mais alguma dica que tem praticado, participe da conversa: deixe seu comentário!
Categorias:carreira
Cadastre seu e-mail para receber informativos e novidades sobre a faculdade e sobre os cursos.
Comentários